Alfredo Barroso sai do PS envergonhado com “chinesice” de Costa

SIC

Alfredo Barroso, fundador do PS

Alfredo Barroso, fundador do PS

O fundador do Partido Socialista Alfredo Barroso decidiu pedir a desfiliação do partido por estar “envergonhado” com declarações do secretário-geral, António Costa, que acusa de ter prestado “vassalagem à China”.

Num texto noticiado esta quinta-feira pela Antena 1 e reproduzido no Observador, Alfredo Barroso enumera as razões que o levaram a tomar a decisão de se afastar do PS, que ajudou a fundar em 1973, revelando que ainda esta semana enviará uma carta “muito simples” a pedir a desfiliação do partido.

“Sou um dos fundadores do PS e sou, hoje, o militante número 15 do partido (com as quotas em dia). Mas já chega! Nunca me passou pela cabeça que um secretário-geral do PS se atrevesse a prestar vassalagem à ditadura comunista e neoliberal da República Popular da China, e se atrevesse a declarar, sem o menor respeito por centenas de milhares de desempregados e cerca de dois milhões de portugueses no limiar da pobreza, que Portugal está hoje melhor do que há quatro anos. A declaração de António Costa é uma vergonha!“, lê-se no excerto da nota publicada por Alfredo Barroso no Facebook e citada pelo Observador.

O ex-chefe da Casa Civil do Presidente da República Mário Soares classifica de “vergonhosa” a intervenção de António Costa aquando das comemorações do novo ano chinês, na semana passada, no Casino da Póvoa do Varzim.

“Como nós dizemos em Portugal, os amigos são para as ocasiões. E, numa ocasião difícil para o país, em que muitos não acreditaram que o país tinha condições para enfrentar e vencer a crise, a verdade é que os chineses, os investidores, disseram presente, vieram e deram um grande contributo para que Portugal pudesse estar hoje na situação em que está, bastante diferente daquela que estava há quatro anos atrás”, disse, na altura, o líder socialista, ao agradecer o apoio dos investidores chineses em Portugal.

Alfredo Barroso qualifica as declarações de António Costa como uma “enorme chinesice”, “um passo fatal” e um “tiro de canhão no coração do PS”, de acordo com a notícia da Antena 1.

Na nota, intitulada “Depois da ignóbil chinesice de Costa, demito-me do PS, e é já”, Barroso sublinha que, aos 70 anos, quer “acabar a vida com alguma dignidade e coerência”, situação que considera não ser “manifestamente possível” se continuar “a militar” no PS.

O político socialista assegura ainda que não irá filiar-se num outro qualquer partido político, mas promete “apoiar e votar” no Bloco de Esquerda, de forma a “contrariar o oportunismo daqueles que se tornaram dissidentes do BE, aproximando-se do PS de António Costa, à espera de um lugarzinho na mesa do orçamento, ou seja, na distribuição de cargos num futuro governo”.

Alfredo Barroso termina o texto antevendo que será alvo de críticas por parte do aparelho socialista: “não duvido das miseráveis campanhas que a ralé que tomou conta do aparelho do PS é capaz de se atrever a desenvolver contra mim.”

A Agência Lusa tentou contactar Alfredo Barroso, mas sem êxito.

/Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Se o país “está melhor em 2015 do que estava em 2011, palavras do dr antónio costa – secretário geral do ps e candidato a primeiro ministro”, para que é necessário trocarmos de mau governo para outro que será como ele se o actual governo está a ganhar e a fazer “um bom trabalho”? Em equipa que ganha não se mexe; certo? Melhor será o povo português votar e distribuir os votos pelo BE, CDU, PPD/PSD, CDS e outros partidos e esquercer-se que o PS existe, não acham que era uma resolução acertada?

  2. Realmente, as declarações do Costa não um verdadeiro tiro no pé que inviabiliza completamente a oferta sua e do PS em substituirem-se e constituirem alternativa ao actual poder !

    Há alturas em que mais vale estar calado!

    PLopes
    PORTO

  3. O que é importante dizer é que na realidade não estamos melhor . Há eventualmente alguma recuperação ( ainda tem que se esperar pra ver) mas ela foi feita à custa do sacrifício de muita gente e muita dela que não mais vai recuperar e voltar só que era antes e também à custa de retirar muito do poder de compra a outros que não tendo o dinheiro não o odem fazer circular logo recente se na economia e na recuperação de algum bem estar de outros( tão a ver um gênero de círculo vicioso)
    Quanto ao q disse o AC não é relevante só deve pra alimentar este gênero benfiquice/sportinguice de q a nossa sociedade é fértil

  4. há muita gente que diz que estamos mal
    essa gente fala de barriga cheia comecemos pela função publica que nunca deram lucro
    ao estado e olhando á quantidade tornou-se num cancro já maligno
    os contribuintes que trabalhavam no privado eram vistos por” estes” como
    insectos
    actualmente já não se nota muita diferença de pessoas
    só por isto já é de louvar o nosso governo

  5. Estas coisas fazem mesmo com que a maior parte das pessoas de bem, não se queiram meter na política. Pela reacção daquele senhor (Barroso) verifica-se claramente que no politica não interessa falar verdade. O que interessa é deitar abaixo o adversário.

  6. Eu ainda não percebi qual a vileza em dar uma boa imagem do País perante investidores estrangeiros, se tivesse dito o contrario, estaria agora a ser acusado de traidor e outras coisa que tais, icomoda-me muito mais que este governo e , não o PSD, que muito prezo, tenha que se agarrar a coisas destas para se por em evidencia qual naufrago em busca de um palito.
    Estou muito apreensivo como vai ser de futuro, mas espero que rapidamente o espirito fundador de Sá Carneiro e outros, tragam o PPD/PSD a ocupar o lugar que lhe pertence na nossa democracia

  7. Se fosse eu era xenófobo. O Sr Alfredo Barroso estava a falar para os dirigentes chineses, ou o Povo chinês é uma cambada de ditadores ? Conheço vários comerciantes chineses e tenho a certeza que ainda não roubaram tanto aos portugueses como alguns “inocentes” que nós todos conhecemos.

  8. e eles lá entendem o Português??? parem de dizer asneiras, … o Sr Alfredo vai sair porque num sabe falar xino, foi avisado para tirar o curso afinal virava doutor em 3 meses mas ele é teimoso e não quis, … mas foi avisado!

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …