Alemanha ameaça reduzir fundos estruturais a países que não acolham refugiados

americanprogressaction / Flickr

;inistro da Economia e vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel

Ministro da Economia e vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel

O vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, considerou esta terça-feira que a Europa está “coberta de vergonha” depois do fracasso na véspera de uma reunião ministerial, em Bruxelas, sobre a repartição dos refugiados entre os países da União Europeia.

Na segunda-feira “à noite, a Europa cobriu-se novamente de vergonha“, declarou em conferência de imprensa Sigmar Gabriel, que é também ministro da Economia da chanceler Angela Merkel.

“O que vivemos (na segunda-feira) ameaça a Europa ainda mais do que a crise grega“, sublinhou. “E se não chegarmos a um acordo, então as previsões orçamentais europeias serão apenas, a médio prazo, vento”.

“A Alemanha não está pronta para ser na Europa, de certa forma, o pagador (…) Todos participam quando recebem dinheiro, mas ninguém aparece quando é para assumir responsabilidades. Se isto continuar assim, é o fim das atuais condições de financiamento”, lamentou Gabriel.

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, tinha já sugerido reduzir os fundos estruturais da UE aos países que rejeitem as quotas de repartição de refugiados.

“Devemos falar de meios de pressão”, disse à televisão pública alemã ZDF. Os países que recusarem a repartição por quotas “são muitas vezes os países que recebem muitos fundos estruturais” europeus, acrescentou.

Na segunda-feira, o vice-chanceler tinha afirmado que a Alemanha, que reintroduziu no domingo os controlos nas suas fronteiras, esperava receber um milhão de migrantes e refugiados este ano, quando as previsões oficiais apontavam para 800 mil.

Os 28 Estados-membros da UE, reunidos de emergência na segunda-feira à noite em Bruxelas, não chegaram a acordo sobre a repartição obrigatória de 120 mil refugiados.

A Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia, nomeadamente, recusaram a repartição através de quotas.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estes alemães estão cada vez pior…
    Fazem asneira e ainda apontam para os outros?!
    Começaram logo a dizer que acolhiam mais e não sei o quê, incentivando a vinda de ainda mais refugiados e depois fecham a porta?!
    Já que incentivam, que os acolham; ora essa!!

  2. A prepotência Alemã ao mais alto nível ,conquistou graças á União europeia aquilo que não conseguiu na 1º e 2º guerra mundial.
    Gostaria tanto de voltar a viver no retângulo tranquilo á beira mar plantado e voltar a ter a nossa Soberania para impedir estes senhores de decidir quem devemos ou não acolher no nosso país. Como têm o dinheiro acham que devem pôr e dispor
    dos países da União como bem entendem e isto ainda vai piorar!!

RESPONDER

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …