Alemanha ameaça reduzir fundos estruturais a países que não acolham refugiados

americanprogressaction / Flickr

;inistro da Economia e vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel

Ministro da Economia e vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel

O vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, considerou esta terça-feira que a Europa está “coberta de vergonha” depois do fracasso na véspera de uma reunião ministerial, em Bruxelas, sobre a repartição dos refugiados entre os países da União Europeia.

Na segunda-feira “à noite, a Europa cobriu-se novamente de vergonha“, declarou em conferência de imprensa Sigmar Gabriel, que é também ministro da Economia da chanceler Angela Merkel.

“O que vivemos (na segunda-feira) ameaça a Europa ainda mais do que a crise grega“, sublinhou. “E se não chegarmos a um acordo, então as previsões orçamentais europeias serão apenas, a médio prazo, vento”.

“A Alemanha não está pronta para ser na Europa, de certa forma, o pagador (…) Todos participam quando recebem dinheiro, mas ninguém aparece quando é para assumir responsabilidades. Se isto continuar assim, é o fim das atuais condições de financiamento”, lamentou Gabriel.

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, tinha já sugerido reduzir os fundos estruturais da UE aos países que rejeitem as quotas de repartição de refugiados.

“Devemos falar de meios de pressão”, disse à televisão pública alemã ZDF. Os países que recusarem a repartição por quotas “são muitas vezes os países que recebem muitos fundos estruturais” europeus, acrescentou.

Na segunda-feira, o vice-chanceler tinha afirmado que a Alemanha, que reintroduziu no domingo os controlos nas suas fronteiras, esperava receber um milhão de migrantes e refugiados este ano, quando as previsões oficiais apontavam para 800 mil.

Os 28 Estados-membros da UE, reunidos de emergência na segunda-feira à noite em Bruxelas, não chegaram a acordo sobre a repartição obrigatória de 120 mil refugiados.

A Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia, nomeadamente, recusaram a repartição através de quotas.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estes alemães estão cada vez pior…
    Fazem asneira e ainda apontam para os outros?!
    Começaram logo a dizer que acolhiam mais e não sei o quê, incentivando a vinda de ainda mais refugiados e depois fecham a porta?!
    Já que incentivam, que os acolham; ora essa!!

  2. A prepotência Alemã ao mais alto nível ,conquistou graças á União europeia aquilo que não conseguiu na 1º e 2º guerra mundial.
    Gostaria tanto de voltar a viver no retângulo tranquilo á beira mar plantado e voltar a ter a nossa Soberania para impedir estes senhores de decidir quem devemos ou não acolher no nosso país. Como têm o dinheiro acham que devem pôr e dispor
    dos países da União como bem entendem e isto ainda vai piorar!!

RESPONDER

Em tempos "difíceis", raparigas do McDonald's davam hambúrgueres a Ronaldo. Agora, uma delas foi descoberta

Numa entrevista recente, Cristiano Ronaldo recordou os tempos "difíceis" em que ia ao McDonald's à porta de Alvalade e pedia os hambúrgueres que sobravam. O jogador disse que gostaria de reencontrar quem o ajudou …

Pelo bem da economia, Cristas quer levar turistas a visitar o país

Assunção Cristas, líder do CDS, considera que é necessário organizar e diversificar a oferta turística e apostar na promoção turística. A presidente do CDS-PP defendeu esta quarta-feira, em Torres Vedras, uma maior promoção turística do país …

Facebook treina sistemas a reconhecer tiroteios com vídeos policiais

Para evitar casos como o que aconteceu em março na Nova Zelândia, quando um homem matou dezenas de pessoas em duas mesquitas e transmitiu o massacre em direto no Facebook, a rede social vai treinar …

Empresas que ponham trabalhadores a prazo nos quadros terão apoio até 3 mil euros

As empresas que convertam contratos a prazo em permanentes vão ter direito a um apoio até 3.050,32 euros por trabalhador, caso cumpram alguns requisitos, segundo uma portaria do Governo que será publicada esta quinta-feira. De acordo …

Bebé Matilde volta a ser operada na sexta-feira

A bebé Matilde vai voltar a ser operada na sexta-feira, depois de os médicos terem descoberto através de uma TAC que os ventrículos da criança “estão novamente aumentados". Assim, Matilde é operada pela segunda vez em …

Camiões a gás natural emitem mais óxido de azoto do que camiões a gasóleo

Os camiões movidos a gás natural liquefeito (GNL) emitem até cinco vezes mais óxido de azoto (NOx) do que os camiões a gasóleo, indicaram testes na estrada pedidos pelo Governo holandês e esta quarta-feira divulgados. Os …

França nega pedido de asilo a Edward Snowden

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que não há razões para que o país mude a decisão de 2013 de recusar asilo a Edward Snowden, acusado de espionagem por ter publicado …

Ataque de milícias na República Democrática do Congo causa 14 mortos

Um ataque de milícias contra uma aldeia na região de Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), causou a morte de 14 pessoas, tendo outras quatro ficado feridas. A região tem sido alvo …

Morreu Ben Ali, ex-presidente da Tunísia

Ben Ali, ex-presidente da Tunísia que foi deposto em 2011 pela revolução que inspirou a Primavera Árabe, morreu esta quinta-feira na Arábia Saudita, avançou o advogado da família. Tinha 83 anos. "Ben Ali acabou de morrer …

Mulher que alegadamente pertencia ao cartel de El Chapo encontrada morta no México

Claudia Ochoa Felix, a mexicana de 35 anos que alegadamente pertencia ao cartel Sinaloa, liderado pelo narcotraficante El Chapo, foi encontrada morta numa casa em Culiacán, México, no fim de semana. Conhecida como “Kim Kardashian do …