Alemanha ameaça reduzir fundos estruturais a países que não acolham refugiados

americanprogressaction / Flickr

;inistro da Economia e vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel

Ministro da Economia e vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel

O vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, considerou esta terça-feira que a Europa está “coberta de vergonha” depois do fracasso na véspera de uma reunião ministerial, em Bruxelas, sobre a repartição dos refugiados entre os países da União Europeia.

Na segunda-feira “à noite, a Europa cobriu-se novamente de vergonha“, declarou em conferência de imprensa Sigmar Gabriel, que é também ministro da Economia da chanceler Angela Merkel.

“O que vivemos (na segunda-feira) ameaça a Europa ainda mais do que a crise grega“, sublinhou. “E se não chegarmos a um acordo, então as previsões orçamentais europeias serão apenas, a médio prazo, vento”.

“A Alemanha não está pronta para ser na Europa, de certa forma, o pagador (…) Todos participam quando recebem dinheiro, mas ninguém aparece quando é para assumir responsabilidades. Se isto continuar assim, é o fim das atuais condições de financiamento”, lamentou Gabriel.

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, tinha já sugerido reduzir os fundos estruturais da UE aos países que rejeitem as quotas de repartição de refugiados.

“Devemos falar de meios de pressão”, disse à televisão pública alemã ZDF. Os países que recusarem a repartição por quotas “são muitas vezes os países que recebem muitos fundos estruturais” europeus, acrescentou.

Na segunda-feira, o vice-chanceler tinha afirmado que a Alemanha, que reintroduziu no domingo os controlos nas suas fronteiras, esperava receber um milhão de migrantes e refugiados este ano, quando as previsões oficiais apontavam para 800 mil.

Os 28 Estados-membros da UE, reunidos de emergência na segunda-feira à noite em Bruxelas, não chegaram a acordo sobre a repartição obrigatória de 120 mil refugiados.

A Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia, nomeadamente, recusaram a repartição através de quotas.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estes alemães estão cada vez pior…
    Fazem asneira e ainda apontam para os outros?!
    Começaram logo a dizer que acolhiam mais e não sei o quê, incentivando a vinda de ainda mais refugiados e depois fecham a porta?!
    Já que incentivam, que os acolham; ora essa!!

  2. A prepotência Alemã ao mais alto nível ,conquistou graças á União europeia aquilo que não conseguiu na 1º e 2º guerra mundial.
    Gostaria tanto de voltar a viver no retângulo tranquilo á beira mar plantado e voltar a ter a nossa Soberania para impedir estes senhores de decidir quem devemos ou não acolher no nosso país. Como têm o dinheiro acham que devem pôr e dispor
    dos países da União como bem entendem e isto ainda vai piorar!!

RESPONDER

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …

Manchester United não dá mais do que 33,5 milhões por Bruno Fernandes

O Manchester United só está disposto a pagar 33,5 milhões de euros pelo médio do Sporting Bruno Fernandes, escreve o jornal Mirror esta segunda-feira. De acordo com o diário britânico, a contratação de Harry Maguire …

Caso de ébola detetado em cidade com mais de dois milhões de habitantes

As autoridades de saúde detetaram o primeiro caso de ébola na cidade de Goma, na República Democrática do Congo, onde vivem mais de dois milhões de pessoas, confirmou no domingo o ministro da Saúde congolês. De …

Ordem dos Enfermeiros apresenta queixas contra inspetores da Saúde

A Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada por Ana Rita Cavaco, vai apresentar queixas-crime contra a inspetora-geral das Atividades em Saúde e contra os inspetores que participaram na sindicância a esta associação profissional. Em causa está a …

Advogado de Mustafá acusa procuradora Cândida Vilar de terrorismo institucional

O advogado do líder da Juventude Leonina, Filipe Coelho, voltou a apontar baterias a Cândida Vilar, acusando-a de "terrorismo oficial" contra o seu cliente.  De acordo com o Tribuna Expresso, o advogado de Mustafá disse ainda …

Fenprof indignada com palavras cruzadas do Expresso exige pedido de desculpas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) manifestou-se nesta segunda-feira “indignada” com um tópico nas palavras cruzadas do semanário Expresso, exigindo um pedido de desculpas aos docentes portugueses. Em causa um tópico das palavras cruzadas da …

Apenas 3% das máquinas de venda automática no ensino superior têm fruta

Foram analisadas 135 máquinas em todo o país. Todas tinham doces e apenas uma em cada três disponibilizava opções saudáveis. Deco diz que é preciso mudar disponibilidade alimentar destas máquinas. Apenas 3% das máquinas de venda …