Crise dos refugiados: Barcelona inaugura “mostrador da vergonha”

A cidade espanhola inaugurou esta quinta-feira um grande mostrador digital que vai exibir o número de refugiados que morrem a tentar atravessar o Mediterrâneo, colocado próximo de uma das suas praias populares.

“Estamos a inaugurar este mostrador da vergonha, que vai atualizar em tempo real (o número de) todas as vítimas conhecidas que se afogaram no Mediterrâneo”, disse a presidente da autarquia, Ada Colau.

O monumento consiste num largo pilar retangular que inclui um contador digital, que vai ter a inscrição “Isto não é só um número. São pessoas”.

O contador começa com o número 3.034 – a quantidade de refugiados e migrantes que já morreram a tentar atravessar o Mediterrâneo em 2016, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

“Estamos aqui a olhar para o Mediterrâneo na cara e a ver este número – 3.034 pessoas que se afogaram porque não conseguiram uma travessia segura”, disse Colau.

O número de vítimas mortais desde o início do ano já supera o do mesmo período do ano passado, avançou a OIM esta semana.

Uma razão para o elevado número de mortes este ano é a existência de uma série de naufrágios, envolvendo navios com capacidade de transporte de várias centenas de pessoas, em vez das habituais embarcações mais pequenas, que podem transportar um máximo de 100 pessoas.

Os refugiados sírios constituem o maior grupo dos que arriscaram e perderam as vidas na perigosa travessia desde o início do ano, seguidos por afegãos e iraquianos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …