Croácia ergue muro de metal na fronteira com a Sérvia

Olivier Hoslet / EPA

Tihomir Oreskovic, primeiro-ministro da Croácia

Tihomir Oreskovic, primeiro-ministro da Croácia

As autoridades croatas ergueram esta sexta-feira um “muro de separação” de metal na fronteira com a Sérvia em Bezdan-Batina e bloquearam a circulação na ponte sobre o Danúbio que une os dois Estados balcânicos.

O pretexto invocado, segundo a radiotelevisão pública croata HRT, relaciona-se com a presença de cerca de 700 refugiados em Sombor, na Sérvia, a uma dezena de quilómetros da fronteira. A informação não foi confirmada pelos media sérvios, e desmentida por testemunhas no local.

“Adotámos medidas técnicas por razões de pura prevenção”, para “impedir a entrada na Croácia a todos os que pretendessem fazê-lo”, anunciou o ministro do Interior croata, Vlaho Orepic, em declarações ao diário 24sata.

Orepic acrescentou que as medidas de prevenção foram adotadas ao “ser detetado um aumento do número de refugiados que passam da Sérvia para a Hungria“.

O ministro indicou que esta barreira de metal, com 11 metros de comprimento e dois metros de altura não significa o encerramento da fronteira mas antes uma medida de prevenção “para poder reagir rapidamente em caso de necessidade”.

A polícia croata referiu-se ao artigo 7 (Jornal oficial 83/13) sobre a vigilância das fronteiras que autoriza a colocação de obstáculos técnicos “para evitar eventuais tentativas de entradas ilegais na República da Croácia”, mas precisando que de momento a segurança não está ameaçada.

Esta é a primeira vez que a Croácia, Estado-membro da União Europeia desde julho de 2013, constrói um “muro” na sua fronteira comum com a Sérvia.

Um contingente policial foi enviado para Batina para travar o tráfico de imigrantes, segundo a versão oficial. Em paralelo, na Hungria, patrulhas de soldados armados circulavam em camiões militares ao longo da fronteira com a Sérvia.

Cerca de 700 refugiados estão registados na Voivodina, a província autónoma do norte da Sérvia, onde se incluem 40% de menores, com 300 acolhidos num campo em Subotica e 50 em Sombor.

Mais de meio milhão de refugiados atravessaram a Croácia desde o outono de 2015 até ao início de março, quando a Áustria, Eslovénia, Croácia, Sérvia e Macedónia chegaram a acordo para travar este fluxo, e que implicou o encerramento imediato da fonteira entre a Grécia e a Macedónia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …