Croácia ergue muro de metal na fronteira com a Sérvia

Olivier Hoslet / EPA

Tihomir Oreskovic, primeiro-ministro da Croácia

Tihomir Oreskovic, primeiro-ministro da Croácia

As autoridades croatas ergueram esta sexta-feira um “muro de separação” de metal na fronteira com a Sérvia em Bezdan-Batina e bloquearam a circulação na ponte sobre o Danúbio que une os dois Estados balcânicos.

O pretexto invocado, segundo a radiotelevisão pública croata HRT, relaciona-se com a presença de cerca de 700 refugiados em Sombor, na Sérvia, a uma dezena de quilómetros da fronteira. A informação não foi confirmada pelos media sérvios, e desmentida por testemunhas no local.

“Adotámos medidas técnicas por razões de pura prevenção”, para “impedir a entrada na Croácia a todos os que pretendessem fazê-lo”, anunciou o ministro do Interior croata, Vlaho Orepic, em declarações ao diário 24sata.

Orepic acrescentou que as medidas de prevenção foram adotadas ao “ser detetado um aumento do número de refugiados que passam da Sérvia para a Hungria“.

O ministro indicou que esta barreira de metal, com 11 metros de comprimento e dois metros de altura não significa o encerramento da fronteira mas antes uma medida de prevenção “para poder reagir rapidamente em caso de necessidade”.

A polícia croata referiu-se ao artigo 7 (Jornal oficial 83/13) sobre a vigilância das fronteiras que autoriza a colocação de obstáculos técnicos “para evitar eventuais tentativas de entradas ilegais na República da Croácia”, mas precisando que de momento a segurança não está ameaçada.

Esta é a primeira vez que a Croácia, Estado-membro da União Europeia desde julho de 2013, constrói um “muro” na sua fronteira comum com a Sérvia.

Um contingente policial foi enviado para Batina para travar o tráfico de imigrantes, segundo a versão oficial. Em paralelo, na Hungria, patrulhas de soldados armados circulavam em camiões militares ao longo da fronteira com a Sérvia.

Cerca de 700 refugiados estão registados na Voivodina, a província autónoma do norte da Sérvia, onde se incluem 40% de menores, com 300 acolhidos num campo em Subotica e 50 em Sombor.

Mais de meio milhão de refugiados atravessaram a Croácia desde o outono de 2015 até ao início de março, quando a Áustria, Eslovénia, Croácia, Sérvia e Macedónia chegaram a acordo para travar este fluxo, e que implicou o encerramento imediato da fonteira entre a Grécia e a Macedónia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …

Peritos alertam DGS sobre alto risco de infeções no outono. Governo já prepara plano de ataque

Os peritos que trabalham diretamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal alertam o órgão liderado por Graças Freitas que o deverá começar a subir significativamente no outono. A …

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …