Croácia ergue muro de metal na fronteira com a Sérvia

Olivier Hoslet / EPA

Tihomir Oreskovic, primeiro-ministro da Croácia

Tihomir Oreskovic, primeiro-ministro da Croácia

As autoridades croatas ergueram esta sexta-feira um “muro de separação” de metal na fronteira com a Sérvia em Bezdan-Batina e bloquearam a circulação na ponte sobre o Danúbio que une os dois Estados balcânicos.

O pretexto invocado, segundo a radiotelevisão pública croata HRT, relaciona-se com a presença de cerca de 700 refugiados em Sombor, na Sérvia, a uma dezena de quilómetros da fronteira. A informação não foi confirmada pelos media sérvios, e desmentida por testemunhas no local.

“Adotámos medidas técnicas por razões de pura prevenção”, para “impedir a entrada na Croácia a todos os que pretendessem fazê-lo”, anunciou o ministro do Interior croata, Vlaho Orepic, em declarações ao diário 24sata.

Orepic acrescentou que as medidas de prevenção foram adotadas ao “ser detetado um aumento do número de refugiados que passam da Sérvia para a Hungria“.

O ministro indicou que esta barreira de metal, com 11 metros de comprimento e dois metros de altura não significa o encerramento da fronteira mas antes uma medida de prevenção “para poder reagir rapidamente em caso de necessidade”.

A polícia croata referiu-se ao artigo 7 (Jornal oficial 83/13) sobre a vigilância das fronteiras que autoriza a colocação de obstáculos técnicos “para evitar eventuais tentativas de entradas ilegais na República da Croácia”, mas precisando que de momento a segurança não está ameaçada.

Esta é a primeira vez que a Croácia, Estado-membro da União Europeia desde julho de 2013, constrói um “muro” na sua fronteira comum com a Sérvia.

Um contingente policial foi enviado para Batina para travar o tráfico de imigrantes, segundo a versão oficial. Em paralelo, na Hungria, patrulhas de soldados armados circulavam em camiões militares ao longo da fronteira com a Sérvia.

Cerca de 700 refugiados estão registados na Voivodina, a província autónoma do norte da Sérvia, onde se incluem 40% de menores, com 300 acolhidos num campo em Subotica e 50 em Sombor.

Mais de meio milhão de refugiados atravessaram a Croácia desde o outono de 2015 até ao início de março, quando a Áustria, Eslovénia, Croácia, Sérvia e Macedónia chegaram a acordo para travar este fluxo, e que implicou o encerramento imediato da fonteira entre a Grécia e a Macedónia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.