Aldeia em Odemira desperdiça 30 mil litros de água dos 40 mil que recebe por autotanque

Pedro França / Agência Senado

Na rede pública de abastecimento, são lançados diariamente 40 mil litros de água, mas os habitantes de Relíquias dizem que 30 mil se perdem devido a “duas grandes fugas”. A Câmara de Odemira nega estes números.

A aldeia de Relíquias, em Odemira, é abastecida por autotanque desde abril deste ano. São lançados, duas vezes por dia, na rede público de abastecimento da aldeia cerca de 40 mil litros de água.

No entanto, avança o Público esta quinta-feira, a população não consome mais do que 10 mil litros. Ao diário, Daniel Balinhas, presidente da junta de freguesia adianta que a água estará a perder-se em duas grandes fugas que, até agora, ainda não foi possível localizar, com precisão, onde se situam. Os técnicos da câmara já estão a investigar as fugas, mas a autarquia nega a dimensão do problema.

A rede de abastecimento á das mais antigas do concelho, tendo sido instalada em 1972 e apresentando ruturas frequentes e um enorme desperdício de água. Ao mesmo jornal, o presidente da junta diz não “conseguir precisar, qual o volume de água consumido pela população”, mas denúncias de habitantes que chegaram ao Público asseguram que este não deverá passar de um quarto da água que é lançada na rede.

José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, diz que a situação não passa de “uma afirmação gratuita”. Os dados “reais” referem que Câmara de Odemira “comprou à AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. 2404 m3 de água, ou seja a totalidade da água entrada no sistema, e faturou 1675 m3 de água à população”.

Além disso, acrescenta que “estes 1675 m3 correspondem a cerca de 70%” da água que foi utilizada pelos consumidores e que os “restantes 30% correspondem a água não faturada (grande parte gasta em espaços públicos, regas em espaços verdes e instalações sanitárias públicas)”.

Sempre que os anos registam baixa pluviosidade, a escassez de água nesta aldeia repete-se. Em abril foi necessário recorrer ao abastecimento por autotanque, uma vez que os cerca de dez furos e poços que abastecem Relíquias “secaram todos”, explicou Daniel Balinhas.

No futuro, a albufeira do Alqueva irá debitar caudais para a barragem do Monte da Rocha garantindo, desta forma, que a Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada junto a esta albufeira abasteça os concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte dos territórios de Odemira e Mértola.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse só em Relíquias que existe desperdício de água…
    Em Boavista dos Pinheiros, as bocas de rega do canal da Barragem de Santa Clara jogam fora milhares de litros de água, dia e noite.
    Mas o que é importante é gastar dinheiro dos contribuintes em parques feitos à pressa para receber a televisão e mostrar a grande oferta turística do concelho escondendo a pouca vergonha do parque natural de estufas.

RESPONDER

Procurador do MP investigado por ajudar traficante a fugir da prisão

Carlos Figueira, procurador do Ministério Público de Lisboa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária por corrupção. O magistrado é suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão. Um procurador do Tribunal de Execução …

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …