Aldeia em Odemira desperdiça 30 mil litros de água dos 40 mil que recebe por autotanque

Pedro França / Agência Senado

Na rede pública de abastecimento, são lançados diariamente 40 mil litros de água, mas os habitantes de Relíquias dizem que 30 mil se perdem devido a “duas grandes fugas”. A Câmara de Odemira nega estes números.

A aldeia de Relíquias, em Odemira, é abastecida por autotanque desde abril deste ano. São lançados, duas vezes por dia, na rede público de abastecimento da aldeia cerca de 40 mil litros de água.

No entanto, avança o Público esta quinta-feira, a população não consome mais do que 10 mil litros. Ao diário, Daniel Balinhas, presidente da junta de freguesia adianta que a água estará a perder-se em duas grandes fugas que, até agora, ainda não foi possível localizar, com precisão, onde se situam. Os técnicos da câmara já estão a investigar as fugas, mas a autarquia nega a dimensão do problema.

A rede de abastecimento á das mais antigas do concelho, tendo sido instalada em 1972 e apresentando ruturas frequentes e um enorme desperdício de água. Ao mesmo jornal, o presidente da junta diz não “conseguir precisar, qual o volume de água consumido pela população”, mas denúncias de habitantes que chegaram ao Público asseguram que este não deverá passar de um quarto da água que é lançada na rede.

José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, diz que a situação não passa de “uma afirmação gratuita”. Os dados “reais” referem que Câmara de Odemira “comprou à AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. 2404 m3 de água, ou seja a totalidade da água entrada no sistema, e faturou 1675 m3 de água à população”.

Além disso, acrescenta que “estes 1675 m3 correspondem a cerca de 70%” da água que foi utilizada pelos consumidores e que os “restantes 30% correspondem a água não faturada (grande parte gasta em espaços públicos, regas em espaços verdes e instalações sanitárias públicas)”.

Sempre que os anos registam baixa pluviosidade, a escassez de água nesta aldeia repete-se. Em abril foi necessário recorrer ao abastecimento por autotanque, uma vez que os cerca de dez furos e poços que abastecem Relíquias “secaram todos”, explicou Daniel Balinhas.

No futuro, a albufeira do Alqueva irá debitar caudais para a barragem do Monte da Rocha garantindo, desta forma, que a Estação de Tratamento de Água (ETA) instalada junto a esta albufeira abasteça os concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte dos territórios de Odemira e Mértola.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se fosse só em Relíquias que existe desperdício de água…
    Em Boavista dos Pinheiros, as bocas de rega do canal da Barragem de Santa Clara jogam fora milhares de litros de água, dia e noite.
    Mas o que é importante é gastar dinheiro dos contribuintes em parques feitos à pressa para receber a televisão e mostrar a grande oferta turística do concelho escondendo a pouca vergonha do parque natural de estufas.

RESPONDER

Ministra da Saúde quer enfermeiro de família para todos os portugueses

A ministra da Saúde, Marta Temido, quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família. Na abertura do …

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …

Assis critica novo Governo do PS. É "muito António Costa" e feito só para dois anos

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo …

PSD considera que não há novo Governo, mas "remodelação" com alargamento

O PSD defendeu na quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …