Afinal Sony vai mesmo exibir “A Entrevista” que irritou a Coreia

SONY Pictures

-

Um número limitado de salas de cinema nos Estados Unidos vai exibir a comédia ‘Uma entrevista de loucos’ (‘The interview’, no título original), sobre uma conspiração da agência de espionagem CIA para assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, produzida pela Sony Pictures.

O filme tem estreia marcada para esta quinta-feira, 25, dia de Natal, a data prevista de exibição antes de a Sony ter sido alvo do pior ciberataque de sempre registado nos Estados Unidos.

O ataque paralisou o sistema informático da empresa e incluiu a difusão, na Internet, de cinco filmes dos estúdios, alguns ainda por estrear, de dados pessoais de 47 mil empregados, de documentos confidenciais, como o argumento do próximo filme da saga James Bond, e de um conjunto de mensagens de correio eletrónico embaraçosas para os dirigentes da Sony.

No passado dia 18 a Sony Pictures tinha cancelado a estreia marcada para 25 de dezembro do filme “A Entrevista”, uma paródia que irritou a Coreia do Norte e que motivou ameaças de piratas informáticos.

O nervosismo sobre a estreia do filme seguiu-se após avisos de um grupo de “hackers”, intitulado Guardiões da Paz, que evocaram o 11 de setembro de 2001, nos EUA, como aviso para quem queira ir ver o filme.

«Brevemente, todo o mundo vai ver um filme horrível que a Sony Pictures Entertainment fez. O mundo vai estar cheio de medo», advertiu o grupo na mensagem.

Os Estados Unidos responsabilizaram a Coreia do Norte pelo ataque, que negou qualquer envolvimento e ameaçou Washington com represálias caso seja alvo de sanções.

Governo aplaude decisão

O Governo dos Estados Unidos aplaudiu a decisão dos estúdios Sony de, apesar das ameaças, estrear o filme, que vai ser exibido apenas em 200 salas seleccionadas.

“O nosso país acredita na liberdade de expressão e no direito à livre expressão artística”, disse Eric Schultz, porta-voz da Casa Branca, acrescentando que “a decisão da Sony vai permitir ao público formar a sua própria opinião sobre o filme”.

O CEO da Sony, Michael Lynton, diz que está “animado” por a comédia poder ser vista.

Dois cinemas em Atlanta e em Austin já revelaram que vão ter o filme em cartaz na quinta-feira, e anunciaram nas redes sociais que a Sony autorizou a exibição do filme.

“Urgente”, anunciou Tim League, proprietário de uma das salas de cinema autorizadas em Austin, “a Sony autorizou-nos a mostrar ‘A Entrevista’ no dia de Natal. Vamos ter bilhetes dentro de uma hora”.

Segundo consta, apesar da polémica gerada, o filme em si é uma comédia meramente mediana.

ZAP / BBC / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …