Afinal Sony vai mesmo exibir “A Entrevista” que irritou a Coreia

SONY Pictures

-

Um número limitado de salas de cinema nos Estados Unidos vai exibir a comédia ‘Uma entrevista de loucos’ (‘The interview’, no título original), sobre uma conspiração da agência de espionagem CIA para assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, produzida pela Sony Pictures.

O filme tem estreia marcada para esta quinta-feira, 25, dia de Natal, a data prevista de exibição antes de a Sony ter sido alvo do pior ciberataque de sempre registado nos Estados Unidos.

O ataque paralisou o sistema informático da empresa e incluiu a difusão, na Internet, de cinco filmes dos estúdios, alguns ainda por estrear, de dados pessoais de 47 mil empregados, de documentos confidenciais, como o argumento do próximo filme da saga James Bond, e de um conjunto de mensagens de correio eletrónico embaraçosas para os dirigentes da Sony.

No passado dia 18 a Sony Pictures tinha cancelado a estreia marcada para 25 de dezembro do filme “A Entrevista”, uma paródia que irritou a Coreia do Norte e que motivou ameaças de piratas informáticos.

O nervosismo sobre a estreia do filme seguiu-se após avisos de um grupo de “hackers”, intitulado Guardiões da Paz, que evocaram o 11 de setembro de 2001, nos EUA, como aviso para quem queira ir ver o filme.

«Brevemente, todo o mundo vai ver um filme horrível que a Sony Pictures Entertainment fez. O mundo vai estar cheio de medo», advertiu o grupo na mensagem.

Os Estados Unidos responsabilizaram a Coreia do Norte pelo ataque, que negou qualquer envolvimento e ameaçou Washington com represálias caso seja alvo de sanções.

Governo aplaude decisão

O Governo dos Estados Unidos aplaudiu a decisão dos estúdios Sony de, apesar das ameaças, estrear o filme, que vai ser exibido apenas em 200 salas seleccionadas.

“O nosso país acredita na liberdade de expressão e no direito à livre expressão artística”, disse Eric Schultz, porta-voz da Casa Branca, acrescentando que “a decisão da Sony vai permitir ao público formar a sua própria opinião sobre o filme”.

O CEO da Sony, Michael Lynton, diz que está “animado” por a comédia poder ser vista.

Dois cinemas em Atlanta e em Austin já revelaram que vão ter o filme em cartaz na quinta-feira, e anunciaram nas redes sociais que a Sony autorizou a exibição do filme.

“Urgente”, anunciou Tim League, proprietário de uma das salas de cinema autorizadas em Austin, “a Sony autorizou-nos a mostrar ‘A Entrevista’ no dia de Natal. Vamos ter bilhetes dentro de uma hora”.

Segundo consta, apesar da polémica gerada, o filme em si é uma comédia meramente mediana.

ZAP / BBC / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …