Afinal, Centeno “não sairá do Governo em circunstância alguma”

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro das Finanças, Mário Centeno

O primeiro-ministro renovou a confiança no ministro das Finanças e frisou que Mário Centeno “não sairá do Governo em circunstância alguma” relacionada com alegadas investigações sobre benefícios em troca de bilhetes de jogos de futebol.

“O professor Mário Centeno é uma pessoa de enorme dignidade e seriedade que tem prestado serviços de grande relevância para o país em quem mantenho toda a confiança e que em circunstância alguma sairá do Governo”, afirmou António Costa.

O líder do executivo socialista reagia a questões dos jornalistas sobre as buscas, na sexta-feira, no Ministério das Finanças supostamente relacionadas com idas ao Estádio da Luz de Mário Centeno e alegada intervenção em processos de isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por parte de um filho do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a existência de diligências “para recolha documental”, num inquérito que “não tem arguidos constituídos e está em segredo de justiça”.

“Ninguém está acima da lei e a Justiça fará as investigações que entender e nós daremos toda a colaboração que for devida, mas quero deixar muito claro que quem decide a composição do Governo sou eu e mantenho toda a confiança em Centeno“, continuou Costa.

Segundo o Diário de Notícias, as palavras de António Costa surgem ao final de um dia em que alguma imprensa em Bruxelas começou a dar atenção ao assunto, falando mesmo num caso de “evasão fiscal”. Um conceito que as Finanças não querem ver reproduzido, antes de mais porque não corresponde, de todo, ao quadro fiscal em questão e porque a possibilidade de danos reputacionais para o país é real.

// Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Voçês politicos são todos muito sérios quando não se estão a rir… ainda está p/ nascer o politico que seja verdadeiramente serio…

    • Ora vamos lá ver: O Portas demitiu-se (irrevogávelmente) publicamente e pessoalmente e; depois, voltou com a palavra atrás (também publicamente pelas suas próprias palavras). No caso do Centeno, foi o CM que “disse” que o Centeno se demitiria (nunca confirmado excepto pelo próprio CM) e; depois, veio o desmentido pelo Primeiro Ministro (pessoalmente). Onde está o “irrevogável”, pode-me dizer?

  2. Não “morro de amores” por Centeno, mas a “laberca” levantada pelo CM, que só interessa à direita, é, no mínimo, obscena. Que têm os bilhetes para o Benfica que ver com a questão do IMI? E que tem Centeno que ver com a isenção desse imposto a favor de quem tiver direito a ela? Sim, quem tiver direito a tal isenção, que tanto posso ser eu, como qualquer dos comentadores como o próprio CM?
    As recentes buscas no M.F. até podem ter razão de ser. Mas não, seguramente, pela questão abordada.

  3. Todos nós temos telhados de vidro,será que os comentários feitos nesta página é feita por gente imaculada?
    Deveriam ter vergonha na cara,por isso somos um povo desprezível,em vez de defendermos a nossa bandeira cuspimos nela,enquanto continuarmos com este tipo de insinuações sem fundamento e totalmente desprezíveis não passaremos da torta.
    Maior parte dos jornalistas do correio da manhã são corrompidos com troca de favores abram os olhos e deixem de alimentar polêmicas,que 2018 seja um ano próspero para todos nós

RESPONDER

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …