Afinal, Centeno “não sairá do Governo em circunstância alguma”

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro das Finanças, Mário Centeno

O primeiro-ministro renovou a confiança no ministro das Finanças e frisou que Mário Centeno “não sairá do Governo em circunstância alguma” relacionada com alegadas investigações sobre benefícios em troca de bilhetes de jogos de futebol.

“O professor Mário Centeno é uma pessoa de enorme dignidade e seriedade que tem prestado serviços de grande relevância para o país em quem mantenho toda a confiança e que em circunstância alguma sairá do Governo”, afirmou António Costa.

O líder do executivo socialista reagia a questões dos jornalistas sobre as buscas, na sexta-feira, no Ministério das Finanças supostamente relacionadas com idas ao Estádio da Luz de Mário Centeno e alegada intervenção em processos de isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por parte de um filho do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a existência de diligências “para recolha documental”, num inquérito que “não tem arguidos constituídos e está em segredo de justiça”.

“Ninguém está acima da lei e a Justiça fará as investigações que entender e nós daremos toda a colaboração que for devida, mas quero deixar muito claro que quem decide a composição do Governo sou eu e mantenho toda a confiança em Centeno“, continuou Costa.

Segundo o Diário de Notícias, as palavras de António Costa surgem ao final de um dia em que alguma imprensa em Bruxelas começou a dar atenção ao assunto, falando mesmo num caso de “evasão fiscal”. Um conceito que as Finanças não querem ver reproduzido, antes de mais porque não corresponde, de todo, ao quadro fiscal em questão e porque a possibilidade de danos reputacionais para o país é real.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Voçês politicos são todos muito sérios quando não se estão a rir… ainda está p/ nascer o politico que seja verdadeiramente serio…

    • Ora vamos lá ver: O Portas demitiu-se (irrevogávelmente) publicamente e pessoalmente e; depois, voltou com a palavra atrás (também publicamente pelas suas próprias palavras). No caso do Centeno, foi o CM que “disse” que o Centeno se demitiria (nunca confirmado excepto pelo próprio CM) e; depois, veio o desmentido pelo Primeiro Ministro (pessoalmente). Onde está o “irrevogável”, pode-me dizer?

  2. Não “morro de amores” por Centeno, mas a “laberca” levantada pelo CM, que só interessa à direita, é, no mínimo, obscena. Que têm os bilhetes para o Benfica que ver com a questão do IMI? E que tem Centeno que ver com a isenção desse imposto a favor de quem tiver direito a ela? Sim, quem tiver direito a tal isenção, que tanto posso ser eu, como qualquer dos comentadores como o próprio CM?
    As recentes buscas no M.F. até podem ter razão de ser. Mas não, seguramente, pela questão abordada.

  3. Todos nós temos telhados de vidro,será que os comentários feitos nesta página é feita por gente imaculada?
    Deveriam ter vergonha na cara,por isso somos um povo desprezível,em vez de defendermos a nossa bandeira cuspimos nela,enquanto continuarmos com este tipo de insinuações sem fundamento e totalmente desprezíveis não passaremos da torta.
    Maior parte dos jornalistas do correio da manhã são corrompidos com troca de favores abram os olhos e deixem de alimentar polêmicas,que 2018 seja um ano próspero para todos nós

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …