Afinal, Centeno “não sairá do Governo em circunstância alguma”

Clara Azevedo / Portugal.gov.pt

Primeiro-Ministro António Costa e Ministro das Finanças, Mário Centeno

O primeiro-ministro renovou a confiança no ministro das Finanças e frisou que Mário Centeno “não sairá do Governo em circunstância alguma” relacionada com alegadas investigações sobre benefícios em troca de bilhetes de jogos de futebol.

“O professor Mário Centeno é uma pessoa de enorme dignidade e seriedade que tem prestado serviços de grande relevância para o país em quem mantenho toda a confiança e que em circunstância alguma sairá do Governo”, afirmou António Costa.

O líder do executivo socialista reagia a questões dos jornalistas sobre as buscas, na sexta-feira, no Ministério das Finanças supostamente relacionadas com idas ao Estádio da Luz de Mário Centeno e alegada intervenção em processos de isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) por parte de um filho do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a existência de diligências “para recolha documental”, num inquérito que “não tem arguidos constituídos e está em segredo de justiça”.

“Ninguém está acima da lei e a Justiça fará as investigações que entender e nós daremos toda a colaboração que for devida, mas quero deixar muito claro que quem decide a composição do Governo sou eu e mantenho toda a confiança em Centeno“, continuou Costa.

Segundo o Diário de Notícias, as palavras de António Costa surgem ao final de um dia em que alguma imprensa em Bruxelas começou a dar atenção ao assunto, falando mesmo num caso de “evasão fiscal”. Um conceito que as Finanças não querem ver reproduzido, antes de mais porque não corresponde, de todo, ao quadro fiscal em questão e porque a possibilidade de danos reputacionais para o país é real.

// Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Voçês politicos são todos muito sérios quando não se estão a rir… ainda está p/ nascer o politico que seja verdadeiramente serio…

    • Ora vamos lá ver: O Portas demitiu-se (irrevogávelmente) publicamente e pessoalmente e; depois, voltou com a palavra atrás (também publicamente pelas suas próprias palavras). No caso do Centeno, foi o CM que “disse” que o Centeno se demitiria (nunca confirmado excepto pelo próprio CM) e; depois, veio o desmentido pelo Primeiro Ministro (pessoalmente). Onde está o “irrevogável”, pode-me dizer?

  2. Não “morro de amores” por Centeno, mas a “laberca” levantada pelo CM, que só interessa à direita, é, no mínimo, obscena. Que têm os bilhetes para o Benfica que ver com a questão do IMI? E que tem Centeno que ver com a isenção desse imposto a favor de quem tiver direito a ela? Sim, quem tiver direito a tal isenção, que tanto posso ser eu, como qualquer dos comentadores como o próprio CM?
    As recentes buscas no M.F. até podem ter razão de ser. Mas não, seguramente, pela questão abordada.

  3. Todos nós temos telhados de vidro,será que os comentários feitos nesta página é feita por gente imaculada?
    Deveriam ter vergonha na cara,por isso somos um povo desprezível,em vez de defendermos a nossa bandeira cuspimos nela,enquanto continuarmos com este tipo de insinuações sem fundamento e totalmente desprezíveis não passaremos da torta.
    Maior parte dos jornalistas do correio da manhã são corrompidos com troca de favores abram os olhos e deixem de alimentar polêmicas,que 2018 seja um ano próspero para todos nós

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …