Centeno pronto para se demitir caso seja constituído arguido

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças está disposto a pedir a demissão se for constituído arguido no caso dos bilhetes do Benfica e da isenção de IMI concedida a uma empresa dos filhos de Luís Filipe Vieira.

O tema já terá sido discutido entre Mário Centeno e António Costa. Segundo revela esta segunda-feira o Correio da Manhã, na conversa, o ministro das Finanças terá colocado à disposição o lugar caso venha a ser constituído arguido pela prática do crime de “recebimento indevido de vantagem”.

Este seria o mesmo ilícito pelo qual os ex-secretários de Estado Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Oliveira foram constituídos arguidos, depois de aceitarem o convite da Galp para ver um jogo da Seleção durante o Europeu de 2016 em França. Pelo que, a decisão de Centeno está de acordo com o histórico das decisões passadas do Governo.

Confrontado com a questão, o Ministério das Finanças não fez qualquer tipo de comentários, alegando segredo de justiça.

O ministro da Administração Interna, por sua vez, disse não haver “qualquer problema” e afirmou ainda que o atual Governo se rege pelo cumprimento escrupuloso das regras democráticas.

Segundo o Expresso, recebimento indevido de vantagem é o crime de que Mário Centeno é suspeito e que constava nos mandados de busca que levaram inspetores da PJ e magistrados da 9ª secção do DIAP de Lisboa ao Ministério das Finanças. Este crime é punível com um máximo de cinco anos de prisão.

No início do ano já tinha sido noticiado que o Ministério Público estava a averiguar se a “cunha” metida pelo ministro das Finanças contribuiu de alguma forma para a isenção de IMI dada pela Câmara de Lisboa a Tiago Vieira, filho do presidente do clube da Luz.

É esta situação que estará agora em causa. Um email do filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira, para o pai, Luís Filipe Vieira, levantou a suspeita de que o ministério das Finanças poderia ter influenciado a isenção de IMI num empreendimento da Realitatis – Investimentos Imobiliários S.A – que tem a filha do líder encarnado como presidente.

ZAP //

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

    • Pois… E os crentes seguem que nem carneirinhos. Não há nada a fazer. Esta gente quer ser assim porque gosta. Não gosta de pensar. Gosta que os outros (os media) pensem por eles. É mais fácil.

      • Completamente de acordo!
        Basta ver as teorias relacionadas com este “caso” que por aí andam, quando tem por base ZERO informação – teorias e opiniões não são informação!!
        Não que eu esteja a defender alguém (até porque a informação conhecida é muita vaga – para não dizer que é praticamente NADA!) – mas qualquer “notícia” do CM carece sempre de confirmação por parte de, pelo menos, os outros media concorrentes!
        .
        O engraçado deste que caso é que, num dia o CM “noticia” que fizeram buscas no gabinete do Centeno, no dia seguinte a PGR desmente, e, no dia seguinte o CM volta à carga com esta “notícia” (suposta “conversa privada” entre o Centeno e o Costa em que este se demitirá se fosse constituído arguido)!!
        É que faz mesmo todo sentido… principalmente a parte em que o CM foi o único que teve acesso a uma conversa privada (ainda por cima “importantíssima”) entre o Centeno e Costa!
        .
        O tempo dirá se o CM, mais uma vez, noticiou, ou “criou noticias” mas nessa altura o CM já estará a “criar” outros casos para vender – não é por acaso que o CM é lider nos jornais e CMTV é, segundo eles, líder entre os canais de informação – esqueceram-se que informação, na CMTV, passa quase nada e programas da Maya, novelas manhosas, e outro lixo “bombástico” do género, não são comparáveis à SIC Noticias, à RTP3, etc…

  1. Cai a nódoa sempre, nos clubes de futebol! se trabalhassem como os outros, já o Centeno não teria pena de ninguém! No tempo da outra senhora um vizinho meu, era polícia e a esposa dele entrava nos cinemas e pedia-me para eu a acompanhar! o polícia nunca foi preso por isso! vi o Ben-Hur 3vezes e música no coração, outras tantas, sem pagar bilhete! não havia dinheiro suficiente para ir ver filmes! qual é o problema? quem é que fica mais pobre por isso? Deixem o Centeno sossegado! Lembrem-se: “aquele que nunca errou, que atire a 1ª pedra” É um erro pequeno! há erros muito maiores e ninguém liga…

  2. Isto é tudo poeira para enganar o Povo… Se for constituído arguido vai pôr o lugar à disposição e isso não será aceite por Costa. Não esquecer que no jogo em causa (ninguém fala nisso) António Costa estava também ao lado de Vieira no camarote e só quem não quiser ver é que não entende que a “conversa” foi a três e não a dois e que o tal favorecimento (a existir) foi com a benção do Primeiro Ministro.

    • “A existir” diz muito bem
      O Ministério Publico não tem nada para fazer…..enfim….. O PS tirou-lhe os privilégios e eles agora vingam-se.
      Aonde andará o caso dos submarinos? Os alemães foram condenados por subornar o português (PP) mas cá não existiram condenações. O Coelho fez o que fez e nada……..
      Já sabem para aonde vai ele trabalhar? Adivinhem?

  3. Para admitir a sua demissão, é porque tem o peso na consciência. Por ele, está pronto a demitir-se, mas tudo depende de quem tem o poder de o constituir arguido. Perceberam?

    • Tu é que não percebeste!…
      O Centeno não admitiu NADA!!
      Quem “admitiu” foi o Correio da Manha!…
      Que é só o mesmo “jornal” que também “noticiou” que tinha havido buscas no gabinete do Centeno – coisa que foi desmentida no dia seguinte pela PGR!!
      Portanto, uma coisa é o que o CM diz, outra é a realidade!…

      • “Centeno pronto para se demitir caso seja constituído arguido”

        Queres então dizer, que é o Correio da Manhã a pensar pelo Centeno?

        Quanto à “realidade” das palavras da PGR em que te baseias, há que te ter cuidado com elas, porque parece que foi a actual PGR que em tempos teve nas mãos um dos processos de adopção ilegal da IURD. E recuando mais uns tempinhos, recordo um PGR que cortou à tesourada trchos do processo sobre o Sócrates. Logo, “desmentidos” da PGR, valem o que valem.

        • Que confusão!…
          Até o Centeno falar publicamente ou confirmar a “notícia”, sim, é o CM a “pensar” pelo Centeno!…
          Eles já tem enraizado esse hábito de “pensar” por outros!…
          .
          Relativamente à PGR, ninguém falou da procuradora, mas sim da Procuradoria-Geral da República – são coisas diferentes!…
          De qualquer modo, espero que não esteja a colocar no mesmo nível, a credibilidade da PGR e a do Correio da Manha!…

          • Cuidado, ó Tu… Qulaquer dia o CM diz que és pedófilo ou outra coisa igualmente execrácel, e as “pessoas” (crentes) vão acreditar. Por mais que o Tu diga que são tonterias! Acorde…

            • Tu é que precisas de acordar. Este PS está pelas horas da morte. E o Seguro bem que o sabia. E bem que o queria mudar. Correram logo com ele.

            • Ao Seguristas: Ainda bem que o correram! Se ele lá estivesse e tivesse havido eleições (e o resultado fosse o mesmo) o Seguro ia logo a correr atrás do Passos! E aí é que íamos ao fundo! Ainda bem que ele foi embora! Mas… ainda mal para a direitelha, não é?…
              Ah! “Este PS está pelas horas da morte”? Bem… Não está muito bem, mas estaria bem pior com o Seguro/Passos. Entre o mal e o pior, escolho o mal, sem dúvida. O Insuportável (a direita)? Nunca! Espero que a direita demore muito a chegar ao poder. Pelo menos como ela está agora…
              Você é um dos que ainda não acordou. Pensa que acordou, mas ainda está na caminha… Deixe-se ficar. Para já não incomoda.

  4. É claro que nada irá acontecer de mal senão o Benfica continuar a ser campeão com tantos padrinhos apontados como árbitros, governantes, clubes e amigos de vários quadrantes, tudo normal e tudo como antes, alguém vai acreditar que a investigação chegará a bom porto? Ocupe-se senhor Centeno lá agora das finanças da Europa e para a próxima seja mais cauteloso com o seu Benfica ou melhor, saiba separar as águas!.

  5. acho bem. está na hora do governo ir abaixo e marcar novas eleições para acabar-mos com esse mito urbano de que os mafiosos dos pafiosos ganharam as eleições. força Centeno estou contigo. duma vez por todas vamos mostrar que a economia dum País não é feita por gasparinhos e marilús luisinho moços de recados dos fmi’s e cusrrelativos. viva Portugal.

  6. Se houve favorecimento, essa de ir assistir ao jogo na tribuna não lembra ao diabo. Mais valia que lhe tivessem ido levar os robalos a casa. Dava menos nas vistas.

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …