Centeno pronto para se demitir caso seja constituído arguido

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O ministro das Finanças está disposto a pedir a demissão se for constituído arguido no caso dos bilhetes do Benfica e da isenção de IMI concedida a uma empresa dos filhos de Luís Filipe Vieira.

O tema já terá sido discutido entre Mário Centeno e António Costa. Segundo revela esta segunda-feira o Correio da Manhã, na conversa, o ministro das Finanças terá colocado à disposição o lugar caso venha a ser constituído arguido pela prática do crime de “recebimento indevido de vantagem”.

Este seria o mesmo ilícito pelo qual os ex-secretários de Estado Rocha Andrade, João Vasconcelos e Jorge Oliveira foram constituídos arguidos, depois de aceitarem o convite da Galp para ver um jogo da Seleção durante o Europeu de 2016 em França. Pelo que, a decisão de Centeno está de acordo com o histórico das decisões passadas do Governo.

Confrontado com a questão, o Ministério das Finanças não fez qualquer tipo de comentários, alegando segredo de justiça.

O ministro da Administração Interna, por sua vez, disse não haver “qualquer problema” e afirmou ainda que o atual Governo se rege pelo cumprimento escrupuloso das regras democráticas.

Segundo o Expresso, recebimento indevido de vantagem é o crime de que Mário Centeno é suspeito e que constava nos mandados de busca que levaram inspetores da PJ e magistrados da 9ª secção do DIAP de Lisboa ao Ministério das Finanças. Este crime é punível com um máximo de cinco anos de prisão.

No início do ano já tinha sido noticiado que o Ministério Público estava a averiguar se a “cunha” metida pelo ministro das Finanças contribuiu de alguma forma para a isenção de IMI dada pela Câmara de Lisboa a Tiago Vieira, filho do presidente do clube da Luz.

É esta situação que estará agora em causa. Um email do filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira, para o pai, Luís Filipe Vieira, levantou a suspeita de que o ministério das Finanças poderia ter influenciado a isenção de IMI num empreendimento da Realitatis – Investimentos Imobiliários S.A – que tem a filha do líder encarnado como presidente.

ZAP //

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

    • Pois… E os crentes seguem que nem carneirinhos. Não há nada a fazer. Esta gente quer ser assim porque gosta. Não gosta de pensar. Gosta que os outros (os media) pensem por eles. É mais fácil.

      • Completamente de acordo!
        Basta ver as teorias relacionadas com este “caso” que por aí andam, quando tem por base ZERO informação – teorias e opiniões não são informação!!
        Não que eu esteja a defender alguém (até porque a informação conhecida é muita vaga – para não dizer que é praticamente NADA!) – mas qualquer “notícia” do CM carece sempre de confirmação por parte de, pelo menos, os outros media concorrentes!
        .
        O engraçado deste que caso é que, num dia o CM “noticia” que fizeram buscas no gabinete do Centeno, no dia seguinte a PGR desmente, e, no dia seguinte o CM volta à carga com esta “notícia” (suposta “conversa privada” entre o Centeno e o Costa em que este se demitirá se fosse constituído arguido)!!
        É que faz mesmo todo sentido… principalmente a parte em que o CM foi o único que teve acesso a uma conversa privada (ainda por cima “importantíssima”) entre o Centeno e Costa!
        .
        O tempo dirá se o CM, mais uma vez, noticiou, ou “criou noticias” mas nessa altura o CM já estará a “criar” outros casos para vender – não é por acaso que o CM é lider nos jornais e CMTV é, segundo eles, líder entre os canais de informação – esqueceram-se que informação, na CMTV, passa quase nada e programas da Maya, novelas manhosas, e outro lixo “bombástico” do género, não são comparáveis à SIC Noticias, à RTP3, etc…

  1. Cai a nódoa sempre, nos clubes de futebol! se trabalhassem como os outros, já o Centeno não teria pena de ninguém! No tempo da outra senhora um vizinho meu, era polícia e a esposa dele entrava nos cinemas e pedia-me para eu a acompanhar! o polícia nunca foi preso por isso! vi o Ben-Hur 3vezes e música no coração, outras tantas, sem pagar bilhete! não havia dinheiro suficiente para ir ver filmes! qual é o problema? quem é que fica mais pobre por isso? Deixem o Centeno sossegado! Lembrem-se: “aquele que nunca errou, que atire a 1ª pedra” É um erro pequeno! há erros muito maiores e ninguém liga…

  2. Isto é tudo poeira para enganar o Povo… Se for constituído arguido vai pôr o lugar à disposição e isso não será aceite por Costa. Não esquecer que no jogo em causa (ninguém fala nisso) António Costa estava também ao lado de Vieira no camarote e só quem não quiser ver é que não entende que a “conversa” foi a três e não a dois e que o tal favorecimento (a existir) foi com a benção do Primeiro Ministro.

    • “A existir” diz muito bem
      O Ministério Publico não tem nada para fazer…..enfim….. O PS tirou-lhe os privilégios e eles agora vingam-se.
      Aonde andará o caso dos submarinos? Os alemães foram condenados por subornar o português (PP) mas cá não existiram condenações. O Coelho fez o que fez e nada……..
      Já sabem para aonde vai ele trabalhar? Adivinhem?

  3. Para admitir a sua demissão, é porque tem o peso na consciência. Por ele, está pronto a demitir-se, mas tudo depende de quem tem o poder de o constituir arguido. Perceberam?

    • Tu é que não percebeste!…
      O Centeno não admitiu NADA!!
      Quem “admitiu” foi o Correio da Manha!…
      Que é só o mesmo “jornal” que também “noticiou” que tinha havido buscas no gabinete do Centeno – coisa que foi desmentida no dia seguinte pela PGR!!
      Portanto, uma coisa é o que o CM diz, outra é a realidade!…

      • “Centeno pronto para se demitir caso seja constituído arguido”

        Queres então dizer, que é o Correio da Manhã a pensar pelo Centeno?

        Quanto à “realidade” das palavras da PGR em que te baseias, há que te ter cuidado com elas, porque parece que foi a actual PGR que em tempos teve nas mãos um dos processos de adopção ilegal da IURD. E recuando mais uns tempinhos, recordo um PGR que cortou à tesourada trchos do processo sobre o Sócrates. Logo, “desmentidos” da PGR, valem o que valem.

        • Que confusão!…
          Até o Centeno falar publicamente ou confirmar a “notícia”, sim, é o CM a “pensar” pelo Centeno!…
          Eles já tem enraizado esse hábito de “pensar” por outros!…
          .
          Relativamente à PGR, ninguém falou da procuradora, mas sim da Procuradoria-Geral da República – são coisas diferentes!…
          De qualquer modo, espero que não esteja a colocar no mesmo nível, a credibilidade da PGR e a do Correio da Manha!…

          • Cuidado, ó Tu… Qulaquer dia o CM diz que és pedófilo ou outra coisa igualmente execrácel, e as “pessoas” (crentes) vão acreditar. Por mais que o Tu diga que são tonterias! Acorde…

            • Tu é que precisas de acordar. Este PS está pelas horas da morte. E o Seguro bem que o sabia. E bem que o queria mudar. Correram logo com ele.

            • Ao Seguristas: Ainda bem que o correram! Se ele lá estivesse e tivesse havido eleições (e o resultado fosse o mesmo) o Seguro ia logo a correr atrás do Passos! E aí é que íamos ao fundo! Ainda bem que ele foi embora! Mas… ainda mal para a direitelha, não é?…
              Ah! “Este PS está pelas horas da morte”? Bem… Não está muito bem, mas estaria bem pior com o Seguro/Passos. Entre o mal e o pior, escolho o mal, sem dúvida. O Insuportável (a direita)? Nunca! Espero que a direita demore muito a chegar ao poder. Pelo menos como ela está agora…
              Você é um dos que ainda não acordou. Pensa que acordou, mas ainda está na caminha… Deixe-se ficar. Para já não incomoda.

  4. É claro que nada irá acontecer de mal senão o Benfica continuar a ser campeão com tantos padrinhos apontados como árbitros, governantes, clubes e amigos de vários quadrantes, tudo normal e tudo como antes, alguém vai acreditar que a investigação chegará a bom porto? Ocupe-se senhor Centeno lá agora das finanças da Europa e para a próxima seja mais cauteloso com o seu Benfica ou melhor, saiba separar as águas!.

  5. acho bem. está na hora do governo ir abaixo e marcar novas eleições para acabar-mos com esse mito urbano de que os mafiosos dos pafiosos ganharam as eleições. força Centeno estou contigo. duma vez por todas vamos mostrar que a economia dum País não é feita por gasparinhos e marilús luisinho moços de recados dos fmi’s e cusrrelativos. viva Portugal.

  6. Se houve favorecimento, essa de ir assistir ao jogo na tribuna não lembra ao diabo. Mais valia que lhe tivessem ido levar os robalos a casa. Dava menos nas vistas.

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …