Cunha a filho de Luís Filipe Vieira poderá estar no centro das buscas a Centeno

Olivier Hoslet / EPA

Os investigadores que realizaram buscas ao gabinete de Mário Centeno durante a manhã de quinta-feira querem saber se o ministro das Finanças terá favorecido o filho do presidente do Benfica a troco de bilhetes para os jogos.

O Correio da Manhã avança que as buscas do Ministério Público ao gabinete de Luís Filipe Vieira estão relacionadas com uma investigação em curso sobre a suspeita de que Centeno terá beneficiado um filho de Luís Filipe Vieira num processo de isenção de IMI.

O inquérito, confirmou a Procuradora-Geral da República, “não tem constituídos arguidos e está em segredo de justiça”.

No entanto, a Sábado escreve que o Ministério Púbico está a investigar se Luís Filipe Vieira, presidente do SL Benfica, apenas meteu uma “cunha” para apressar um processo de isenção de IMI relativo a uma empresa do filho ou se o caso pode envolver crimes.

No início do ano já tinha sido noticiado que o Ministério Público estava a averiguar se a “cunha” metida pelo ministro das Finanças contribuiu de alguma forma para a isenção de IMI dada pela Câmara de Lisboa a Tiago Vieira, filho do presidente do clube da Luz.

É esta situação que estará agora em causa. Um email do filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira, para o pai, Luís Filipe Vieira, levantou a suspeita de que o ministério das Finanças poderia ter influenciado a isenção de IMI num empreendimento da Realitatis – Investimentos Imobiliários S.A – que tem a filha do líder encarnado como presidente.

Buscas no Ministério das Finanças não foram no gabinete de Mário Centeno

A Procuradoria-Geral da República esclareceu, entretanto, que, apesar de terem sido feitas buscas no Ministério das Finanças, estas não se destinavam em particular ao gabinete do ministro, deixando por esclarecer o alvo das buscas.

“Esclarece-se, igualmente, que as buscas foram no Ministério das Finanças, não no gabinete de trabalho do Ministro”, escreveu, segundo o JN, a porta-voz da Procuradoria, Sandra Duarte, depois de indicar que a realização daquela diligência decorreu no âmbito de um inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

O JN perguntara à PGR se confirmava a informação, avançada esta tarde por vários órgãos de comunicação social, de que as buscas foram ordenadas com vista a esclarecer se o ministro Mário Centeno teve intervenção num processo de atribuição de isenção de IMI a um prédio, em Lisboa, que fora reabilitado por uma empresa administrada por dois filhos do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

No entanto, e apesar das notícias naquele sentido, a Procuradoria recusou-se a esclarecer, ainda que genericamente, o objeto do inquérito que deu origem às buscas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

PSD promete congelar o número de funcionários públicos (para lhes pagar melhor)

O PSD afirmou esta quinta-feira que existe margem no seu cenário macroeconómico para atualizar salários pelo menos à taxa da inflação, e que utilizará o excedente de 800 milhões de euros para valorização remuneratória dos …

Trump assegura que drone iraniano foi abatido. Mas Irão nega o ataque

O Presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que um navio de guerra norte-americano destruiu um drone iraniano no estreito de Ormuz, numa altura de tensões crescentes entre os dois países. O Presidente norte-americano considerou …

Super-erupções vulcânicas estão a interromper a recuperação da camada de ozono

Desde que o buraco do ozono na Antártida foi detetado em 1985, o esgotamento da camada de ozono - o "grande guarda-chuva" que protege toda a vida na Terra - levantou uma preocupação considerável. Os esforços …

Não há suficientes explosões no Espaço que expliquem os estranhos sinais de rádio

Muitos dos mais brilhantes e estranhos fenómenos no espaço vêm de eventos cataclísmicos, como explosões ou colisões. As rajadas rápidas de rádio são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo. Estes sinais cósmicos são …

Juno encontra correntes misteriosas na magnetosfera de Júpiter

Há correntes turbulentas e inesperadas que crepitam através da atmosfera de Júpiter, produzindo auroras brilhantes. Juno, a sonda da NASA que orbita a gigante do gás desde 2016, passa sobre as regiões polares de Júpiter há …

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …