Cunha a filho de Luís Filipe Vieira poderá estar no centro das buscas a Centeno

Olivier Hoslet / EPA

Os investigadores que realizaram buscas ao gabinete de Mário Centeno durante a manhã de quinta-feira querem saber se o ministro das Finanças terá favorecido o filho do presidente do Benfica a troco de bilhetes para os jogos.

O Correio da Manhã avança que as buscas do Ministério Público ao gabinete de Luís Filipe Vieira estão relacionadas com uma investigação em curso sobre a suspeita de que Centeno terá beneficiado um filho de Luís Filipe Vieira num processo de isenção de IMI.

O inquérito, confirmou a Procuradora-Geral da República, “não tem constituídos arguidos e está em segredo de justiça”.

No entanto, a Sábado escreve que o Ministério Púbico está a investigar se Luís Filipe Vieira, presidente do SL Benfica, apenas meteu uma “cunha” para apressar um processo de isenção de IMI relativo a uma empresa do filho ou se o caso pode envolver crimes.

No início do ano já tinha sido noticiado que o Ministério Público estava a averiguar se a “cunha” metida pelo ministro das Finanças contribuiu de alguma forma para a isenção de IMI dada pela Câmara de Lisboa a Tiago Vieira, filho do presidente do clube da Luz.

É esta situação que estará agora em causa. Um email do filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira, para o pai, Luís Filipe Vieira, levantou a suspeita de que o ministério das Finanças poderia ter influenciado a isenção de IMI num empreendimento da Realitatis – Investimentos Imobiliários S.A – que tem a filha do líder encarnado como presidente.

Buscas no Ministério das Finanças não foram no gabinete de Mário Centeno

A Procuradoria-Geral da República esclareceu, entretanto, que, apesar de terem sido feitas buscas no Ministério das Finanças, estas não se destinavam em particular ao gabinete do ministro, deixando por esclarecer o alvo das buscas.

“Esclarece-se, igualmente, que as buscas foram no Ministério das Finanças, não no gabinete de trabalho do Ministro”, escreveu, segundo o JN, a porta-voz da Procuradoria, Sandra Duarte, depois de indicar que a realização daquela diligência decorreu no âmbito de um inquérito do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.

O JN perguntara à PGR se confirmava a informação, avançada esta tarde por vários órgãos de comunicação social, de que as buscas foram ordenadas com vista a esclarecer se o ministro Mário Centeno teve intervenção num processo de atribuição de isenção de IMI a um prédio, em Lisboa, que fora reabilitado por uma empresa administrada por dois filhos do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

No entanto, e apesar das notícias naquele sentido, a Procuradoria recusou-se a esclarecer, ainda que genericamente, o objeto do inquérito que deu origem às buscas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mário Ferreira torna-se o segundo maior acionista da Cofina

O empresário português vai investir 20 milhões de euros no aumento de capital da Cofina, o suficiente para tornar-se o segundo maior acionista da empresa. De acordo com o semanário Expresso, o empresário Mário Ferreira deverá …

Índia dá às mulheres direitos iguais aos dos homens em cargos militares

O Supremo Tribunal indiano decidiu que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens para assumir funções de liderança no exército da Índia e criticou os argumentos do Governo que considera perpetuarem "estereótipos de …

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …