São já 69 as unidades de saúde que vão romper com a ADSE

O Grupo Hospital Particular do Algarve (HPA Saúde) confirmou que pretende denunciar convenção, juntando-se aos grupos Lusíadas, Luz Saúde e José de Mello Saúde (hospitais CUF).

“O grupo HPA confirma que comunicou à ADSE a intenção de efetivar a denúncia do acordo de convenção, nos termos e prazos previstos no mesmo”, refere fonte do grupo que detém 17 hospitais ou clínicas a Sul de Lisboa e ainda uma unidade na Madeira, de acordo com o Jornal de Notícias.

Somando às denúncias dos grupos Lusíadas, Luz Saúde e José de Mello Saúde, os beneficiários da ADSE – cerca de 1,2 milhões que integram este subsistema dos funcionários públicos – perdem 69 pontos de apoio médico em todo o território.

Os detentores de cartão da ADSE não deixarão de ser atendidos nas referidas unidades de saúde, mas a partir de abril (CUF e Luz) poderão ter outros preços. Tanto os hospitais Cuf como os da Luz já anunciaram que irão ter preços “especiais” para os beneficiários da ADSE.

O Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE vai reunir-se com a ministra da Saúde nesta terça-feira, dia 19.

A regularização de faturas referentes a 2015 e 2016, em que a ADSE pede aos privados o pagamento de 38 milhões de euros, tem estado na base da contestação dos hospitais privados, havendo já quatro grandes grupos a ponderar cancelar convenções com o subsistema de saúde dos funcionários públicos.

A presidente do conselho diretivo da ADSE, Sofia Portela, disse há dias que está a trabalhar para estabelecer uma tabela de preço fixo para os casos em que atualmente os prestadores ainda têm preços abertos e que são depois sujeitos a regularização.

ZAP //

 

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vão, vão… até agora, ZERO romperam com a ADSE!…
    Cobraram a mais do que o que estava convencionado e agora ainda se fazem de vitimas!…

    • EU! tu deves de ser caloteiro como o estado que defendes que paga a 9 meses de maneira ilegal e que ainda resolve impor os preços que lhe apetece a seu bel prazer e com direito a retroactivos, se tiveres um negócio dá-me a morada para eu ir aí comprar-te a loja inteira mas pago como o estado, ou seja pago o que quero e quando quiser

      • Tu és apenas um palerma ignorante que não sabes nada do que se passa e só escreves disparates!
        A ADSE não é o Estado e, quem esta em dívida não é a ADSE mas sim as unidades de saúde que devem 38 milhões à ADSE!!
        E, o Estado é tão mau, tão mau, que esses grupos económicos privados gostam de andar sempre pendurados no Estado!…

  2. A ignorância é uma arma terrível! Por favor, antes de emitir uma opinião ou juízo de valor, procure a informação de fontes fidedignas com factos e evidências!
    Por exemplo:
    A ADSE é um privilégio dos funcionários públicos que dá prejuízo e é financiado por todos os contribuintes? (COM VÍDEO) – Polígrafo
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/a-adse-e-um-privilegio-dos-funcionarios-publicos-que-da-prejuizo-e-e-financiado-por-todos-os-contribuintes?fbclid=IwAR3iDT8g7L8Ms4JnBrkUpTfBefHVKJpotKBeFjptUIXy2E9KL2ylZKlmE5g#_swa_cname=poligrafo_share&_swa_cmedium=web&_swa_csource=facebook&utm_source=facebook&utm_medium=web&utm_campaign=poligrafo_share
    e
    https://observador.pt/opiniao/adse-ou-ai-do-ze/

  3. António Cardoso, o link leva para uma abordagem do assunto que é esclarecedora e cala uma série de enegumenos que não sabem do que se fala. Os FPs estão, neste momento, a financiar dívidas do estado que nada têm a ver com a sua saúde.A grande maioria começa a fazer contas e apercebe-se que alguns seguros de saúde são mais baratos do que ADSE e quase garantem o mesmo. Muitos não abandonam já a ADSE porque fizeram durante muitos anos descontos e nunca usufruíram de nada e recusam perder tanto dinheiro que descontaram. Não fora isto e … adeus ADSE, já não serve para nada, principalmente no interior do país!

    • Gostava que me informasses qual é o seguro privado onde o utente paga 4€ de consulta e a seguradora 18€ de tabela como é o caso da ADSE. Obrigado se ajudares para mudar já.

  4. A solução está num bom SNS a funcionar, quem está no governo e quem o apoia dizem-se ser os mais ferrenhos defensores do SNS, no entanto na prática tem-no arruinado ainda mais dando a oportunidade a privados de se expandirem a seu belo prazer.

RESPONDER

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …