São já 69 as unidades de saúde que vão romper com a ADSE

O Grupo Hospital Particular do Algarve (HPA Saúde) confirmou que pretende denunciar convenção, juntando-se aos grupos Lusíadas, Luz Saúde e José de Mello Saúde (hospitais CUF).

“O grupo HPA confirma que comunicou à ADSE a intenção de efetivar a denúncia do acordo de convenção, nos termos e prazos previstos no mesmo”, refere fonte do grupo que detém 17 hospitais ou clínicas a Sul de Lisboa e ainda uma unidade na Madeira, de acordo com o Jornal de Notícias.

Somando às denúncias dos grupos Lusíadas, Luz Saúde e José de Mello Saúde, os beneficiários da ADSE – cerca de 1,2 milhões que integram este subsistema dos funcionários públicos – perdem 69 pontos de apoio médico em todo o território.

Os detentores de cartão da ADSE não deixarão de ser atendidos nas referidas unidades de saúde, mas a partir de abril (CUF e Luz) poderão ter outros preços. Tanto os hospitais Cuf como os da Luz já anunciaram que irão ter preços “especiais” para os beneficiários da ADSE.

O Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE vai reunir-se com a ministra da Saúde nesta terça-feira, dia 19.

A regularização de faturas referentes a 2015 e 2016, em que a ADSE pede aos privados o pagamento de 38 milhões de euros, tem estado na base da contestação dos hospitais privados, havendo já quatro grandes grupos a ponderar cancelar convenções com o subsistema de saúde dos funcionários públicos.

A presidente do conselho diretivo da ADSE, Sofia Portela, disse há dias que está a trabalhar para estabelecer uma tabela de preço fixo para os casos em que atualmente os prestadores ainda têm preços abertos e que são depois sujeitos a regularização.

ZAP //

 

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vão, vão… até agora, ZERO romperam com a ADSE!…
    Cobraram a mais do que o que estava convencionado e agora ainda se fazem de vitimas!…

    • EU! tu deves de ser caloteiro como o estado que defendes que paga a 9 meses de maneira ilegal e que ainda resolve impor os preços que lhe apetece a seu bel prazer e com direito a retroactivos, se tiveres um negócio dá-me a morada para eu ir aí comprar-te a loja inteira mas pago como o estado, ou seja pago o que quero e quando quiser

      • Tu és apenas um palerma ignorante que não sabes nada do que se passa e só escreves disparates!
        A ADSE não é o Estado e, quem esta em dívida não é a ADSE mas sim as unidades de saúde que devem 38 milhões à ADSE!!
        E, o Estado é tão mau, tão mau, que esses grupos económicos privados gostam de andar sempre pendurados no Estado!…

  2. A ignorância é uma arma terrível! Por favor, antes de emitir uma opinião ou juízo de valor, procure a informação de fontes fidedignas com factos e evidências!
    Por exemplo:
    A ADSE é um privilégio dos funcionários públicos que dá prejuízo e é financiado por todos os contribuintes? (COM VÍDEO) – Polígrafo
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/a-adse-e-um-privilegio-dos-funcionarios-publicos-que-da-prejuizo-e-e-financiado-por-todos-os-contribuintes?fbclid=IwAR3iDT8g7L8Ms4JnBrkUpTfBefHVKJpotKBeFjptUIXy2E9KL2ylZKlmE5g#_swa_cname=poligrafo_share&_swa_cmedium=web&_swa_csource=facebook&utm_source=facebook&utm_medium=web&utm_campaign=poligrafo_share
    e
    https://observador.pt/opiniao/adse-ou-ai-do-ze/

  3. António Cardoso, o link leva para uma abordagem do assunto que é esclarecedora e cala uma série de enegumenos que não sabem do que se fala. Os FPs estão, neste momento, a financiar dívidas do estado que nada têm a ver com a sua saúde.A grande maioria começa a fazer contas e apercebe-se que alguns seguros de saúde são mais baratos do que ADSE e quase garantem o mesmo. Muitos não abandonam já a ADSE porque fizeram durante muitos anos descontos e nunca usufruíram de nada e recusam perder tanto dinheiro que descontaram. Não fora isto e … adeus ADSE, já não serve para nada, principalmente no interior do país!

    • Gostava que me informasses qual é o seguro privado onde o utente paga 4€ de consulta e a seguradora 18€ de tabela como é o caso da ADSE. Obrigado se ajudares para mudar já.

  4. A solução está num bom SNS a funcionar, quem está no governo e quem o apoia dizem-se ser os mais ferrenhos defensores do SNS, no entanto na prática tem-no arruinado ainda mais dando a oportunidade a privados de se expandirem a seu belo prazer.

RESPONDER

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …