Adjunto de Costa declarou licenciatura falsa

O adjunto do primeiro-ministro para os Assuntos Regionais, Rui Roque, terá declarado ser licenciado sem ter completado de facto o curso. O governante já comentou a notícia salientando que não sabe se é realmente licenciado ou não.

Rui Roque é apresentado como “licenciado” no despacho de nomeação assinado pelo primeiro-ministro António Costa, surgindo no seu currículo a formação académica em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

No entanto de acordo com o que o Observador apurou, Rui Roque nunca acabou o curso, faltando-lhe “várias cadeiras” para o concluir.

O jornal online cita “várias fontes, incluindo académicas”, para concluir que o adjunto de Costa declarou erradamente ser licenciado.

Contactado pelo Observador, Rui Roque assume dúvidas quanto ao processo e diz que pediu “mais esclarecimentos” à Universidade.

“Os dados constantes na minha nota curricular de nomeação baseiam-se nas informações prestadas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra datadas de Outubro de 2009”, salienta o adjunto do primeiro-ministro, frisando que ainda aguarda os esclarecimentos que solicitou à instituição de ensino.

A Universidade de Coimbra não comenta o caso, salientando ao Observador que “não pode fornecer informações sobre os seus estudantes e antigos estudantes”.

Rui Roque tem um salário bruto de 3.512,42 euros, de acordo com dados do portal do governo consultados pelo Observador.

A publicação também atesta que o adjunto de Costa nunca exerceu a profissão de engenheiro, tendo trabalhado como gerente e consultor, e que na Universidade era conhecido como “farras”.

Este não é o primeiro caso de polémica com licenciaturas de governantes.

Em Junho deste ano, um Tribunal anulou a licenciatura de Miguel Relvas, ex-ministro do governo PSD-CDS, considerando válidas irregularidades na sua atribuição.

A licenciatura de José Sócrates em Engenharia Civil também foi considerada ilegal pelo Ministério Público.

No início do ano, durante a campanha eleitoral para as presidenciais, surgiram também dúvidas quanto à licenciatura de António Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, que acabou por conseguir desmentir.

ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Irónico..mais um Relvas….ando aqui com um curso superior suado e não consigo arranjar nada de jeito e estes vão para a política e para cargos públicos assim sem mais nem menos…e vem dizer que não sabe se tem ou não a licenciatura?!?!!?? Este quer enganar quem?!??!? Sim senhor….são todos competentes e honestos….oh pah…ponham-no na Caixa Geral de Depósitos…lá ninguém desconfia disso..rsrsrsr

  2. Não sabe se tem licenciatura! Vai pedir esclarecimento à universidade!
    É gente deste tipo, recrutada nos partidos políticos por razões de clientelismo, que minam a nossa democracia.
    De um modo geral são oportunistas, bem-falantes e obedientes ao seu dono.
    O primeiro-ministro no seu estilo peculiar vai dizer-nos que não há qualquer problema e assim, grão a grão, surge uma sociedade sem princípios, terreno fértil para os vígaros que pululam no nosso território.

  3. Eles ñ precisam de curso superior pois dominam o poder da oratória e assim já estão formados para aldrabar o povo. Depois os lobbies é que vão definir quem é quem e o cargo que vão ocupar. Aqui em Portugal há lobbies em todos os setores e o próprio povo contribui pra isso.

  4. Já são engenheiros e doutores demais no Governo. Que vergonha!!! Não haverá por lá um emprego para um meu amigo que é um excelente e altamente competente pintor da construção civil, muito bem educado e está sem trabalho?

  5. Mentiu? Omitiu? para as funções que lhe foram atribuídas e de que está incumbido será que precisa de ser engenheiro? não lhe bastará ter demonstrado em muitos sítios competências para o desempenho e capacidade para lidar com os dossiers inerentes ao seu cargo?
    O que se passa na sociedade portuguesa, caros concidadãos? Esqueçamos outros. O nomeado para esse cargo não precisa de apor após o seu nome o título académico, mas se tem valor que lhe terá sido reconhecido por quem o convidou para integrar o governo, que tudo o que “os caçadores de irregularidades” seja atirado para o lixo.
    A nossa Constituição não impede que os que não detenham “canudo” possam ocupar determinados lugares políticos…Ocupem o tempo e dediquem-se a problemas mais sérios e porventura mais … mais… ( e eu que não tenho canudo, mas sei do que escrevo…para todos nós……

  6. Será que o monhé tem? e o coelho? não se esqueçam que no nosso Pretogal só te 20 anos, porque todos os licenciados antes, foram pessoas que aproveitaram a legislação e com formações e trabalhos de mer… ficaram licenciados, basta ver os professores primários como eram nomeados (isto tudo à poucos anos atrás, não é antigamente). Somos uma sociedade a vários vapores (este sim é o problema.
    Força Pretogal!!

  7. Com esta ilegalidade toda, terá de se devolver as remunerações obtidas ilegalmente. Correto? Já para não falar na contribuição para as reformas douradas com praticamente sem descontos, acessos a concursos publicos internos, ADSE usufruida ilegalmente. PAÍS de CORRUPTOS.
    Caro “Jose não licenciado”, até posso estar de acordo consigo, no entanto a mentira não uma habilitação muito abonatória para governar os seus rendimentos, diga-se impostos. A não ser que comparti-lhe a mentira como uma mais valia para representar o país de que é natural, nomeadamente o nosso.
    “Quem mente em pouco, mente em muito.” – Sábias palavras dos antigos.

  8. Estamos desde o sec xix com as nossas doutourices, pensava eu, pobre português que depois do 25 de má memória estaríamos livres de tanto Penacho, Senhor Doutor, como está , Sr Engenheiro , como vai V. Exª e depois é só chegar ao governo , ou área de influencia,e quem tem curso ou não tem , só precisa de ter um conhecimento , abanar a cabeça e dizer que sim ao Chefe.

    Foge cão que te fazem Barão, mas para onde se me fazem Visconde

  9. Ò Paulo ainda não licenciado a palavra comparti-lhe deve escrever se compartilhe, depois de aescrever 100 xs já pode ter direito à licenciatura.
    Ò Paulo Cardoso não acredito que se conhecer um médico por exemplo e quando se lhe dirige não acredito que o trate por o Manuel ou o João e não diga doutor fulano tal ?
    Conheço pessoas que passam a vida a tratar licenciados pelos seus títulos académicos e nem o 1° nome juntam, apesar de serem constantemente aconselhados a fazê-lo, de tal maneira que é o Sr doutor, Sr engenheiro, etc. É assim estes hábitos ainda estão muito enraizados. Mas não há que levar a mal.

RESPONDER

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …

Meteorito atinge casa de homem indonésio e transforma-o em milionário

O caso insólito aconteceu em Kolang, na Sumatra do Norte, Indonésia. Um fabricante de caixões de 33 anos encontrou um meteorito no seu jardim, depois deste atingir o telhado da sua casa em agosto. O protagonista …

Há 20 anos que ninguém sabe do paradeiro de dois cadernos de Charles Darwin

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin, um dos quais com o rascunho da “Árvore da Vida” (1837), estão desaparecidos há cerca de 20 anos e terão sido muito provavelmente roubados, anunciou esta terça-feira a …

Cientistas reconstruiram explosão de Beirute através das redes sociais

Cientistas forenses recorreram a imagens partilhadas nas redes sociais para reconstruirem a explosão de Beirute, em agosto, que matou 191 pessoas. A 4 de agosto, uma série de explosões causadas por 2.750 toneladas de nitrato de …

Professor alemão do ensino básico é suspeito de canibalismo e homicídio

Depois de uma pilha de ossos ter sido encontrada por transeuntes no parque de Berlim, as autoridades alemãs descobriram que se tratava de uma vítima de canibalismo. As pistas conduziram-nas, mais tarde, à casa do …

Marselha 0-2 FC Porto | Dragão vence e abre porta dos "oitavos"

Basta apenas um ponto para que o FC Porto carimbe uma vaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na noite desta quarta-feira, os “dragões” venceram o Marseille por 2-0 – com os contributos de Zaidu …

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …