/

Ex-adjunta da ministra da Justiça vai investigar corrupção no Governo

2

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

A magistrada Carolina Costa, que foi adjunta da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi escolhida para integrar o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Ora, este órgão, está a investigar vários elementos do Governo por suspeitas de corrupção.

A escolha é apontada pela revista Sábado que nota que Carolina Costa, de 36 anos, é magistrada do Ministério Público (MP). Mas, nos últimos meses, foi adjunta da ministra da Justiça.

Assim, a sua nomeação para o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) pode levantar questões relacionadas com conflitos de interesses, uma vez que este órgão tem em mãos vários processos relacionados com elementos do Governo, nomeadamente por suspeitas de crimes de corrupção.

Mas esta não é a primeira nomeação polémica a envolver Francisca Van Dunem.

Em Junho de 2020, foi notícia o facto de a ministra da Justiça ter escolhido o juiz conselheiro José Luís Lopes da Mota como seu novo adjunto de gabinete. Isto porque o magistrado foi condenado a uma pena disciplinar por ter pressionado dois procuradores a arquivarem suspeitas contra José Sócrates.

Antes disso, Van Dunem esteve no olho do furacão por causa do marido, Eduardo Paz Ferreira, conceituado jurista e advogado que facturou mais de 500 mil euros a trabalhar para o Governo.

Mais recentemente, Francisca Van Dunem esteve envolvida na polémica relacionada com os erros relativamente ao currículo do procurador europeu José Guerra, reconhecendo falhas, mas afastando um cenário de demissão do cargo de ministra.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.