/

Adeptos do México provocaram sismo a festejar golo à Alemanha no Mundial

Jorge Nunez / EPA / EFE

Adeptos do México celebram golo à Alemanha no Mundial 2018.

O Instituto de Pesquisas Geológicas e Atmosféricas do México revela que os adeptos da sua Selecção provocaram um sismo aquando dos festejos do golo marcado à Alemanha, no Mundial 2018.

O golo marcado por Hirving Lozano aos 35 minutos do jogo garantiu ao México uma surpreendente vitória sobre a Alemanha, e originou um pequeno sismo no México, segundo aponta o Instituto de Pesquisas Geológicas e Atmosféricas do México (IIGEA).

No seu perfil no Twitter, a entidade revela que os milhões de adeptos mexicanos fizeram a terra tremer de tal forma que as movimentações dos festejos foram captadas por sensores de actividade sísmica.

O IIGEA refere que o terramoto registado na Cidade do México “começou de forma artificial”, “possivelmente devido a saltos massivos durante o golo da Selecção“. “Pelo menos dois sensores (sísmicos) da Cidade do México o detectaram às 11:32 horas”, aponta o Instituto.

O horário apontado pelo IIGEA corresponde exactamente a sete segundos depois do golo marcado por Lozano.

Todavia, esta constatação do IIGEA é encarada com cepticismo por alguns sismólogos.

“Eu já ouvi este tipo de alegação feita muitas vezes, sobre os mais diversos eventos desportivos, mas acho difícil de acreditar”, constata na BBC um sismólogo do Serviço Geológico dos EUA (USGS na sigla original em Inglês).

“Esse tipo de ocorrência é altamente improvável, mas é difícil confirmar ou negar sem ter todos os dados”, refere este elemento.

Este sismólogo lembra que o México “é uma região em que há muita actividade sísmica“, e admite que o facto de a terra ter tremido na altura do golo pode ter sido uma mera coincidência.

Cientistas do Serviço Geológico Britânico também afirmam à BBC que a possibilidade de os adeptos começarem um pequeno terramoto é “altamente improvável”.

Mas podemos estar aqui perante uma mera divergência de semântica, relativamente ao termo usado para descrever o que aconteceu na Cidade do México depois do golo.

O director da Agência Geológica do México, Carlos del Ángel, diz que houve “uma aceleração sísmica artificial“, o que não é o mesmo que um terramoto, que é causado pelo movimento das placas tectónicas.

Ángel não duvida de que houve “um tremor causado pela actividade humana”, mas que “foi imperceptível para o público em geral” e “apenas sentido pelo equipamento de medição”.

E como é que podem ter tanta certeza de que os mexicanos a saltarem activaram os sismógrafos, e de que não se trata de uma mera coincidência com alguma pequena actividade tectónica?

“Só dois aparelhos detectaram a movimentação”, explica Ángel citado pela BBC. “Um no sul da cidade e outro no centro”, ou seja, “perto das praças onde as pessoas estavam reunidas para assistir à partida”, conclui.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.