Adeptos do México provocaram sismo a festejar golo à Alemanha no Mundial

Jorge Nunez / EPA / EFE

Adeptos do México celebram golo à Alemanha no Mundial 2018.

O Instituto de Pesquisas Geológicas e Atmosféricas do México revela que os adeptos da sua Selecção provocaram um sismo aquando dos festejos do golo marcado à Alemanha, no Mundial 2018.

O golo marcado por Hirving Lozano aos 35 minutos do jogo garantiu ao México uma surpreendente vitória sobre a Alemanha, e originou um pequeno sismo no México, segundo aponta o Instituto de Pesquisas Geológicas e Atmosféricas do México (IIGEA).

No seu perfil no Twitter, a entidade revela que os milhões de adeptos mexicanos fizeram a terra tremer de tal forma que as movimentações dos festejos foram captadas por sensores de actividade sísmica.

O IIGEA refere que o terramoto registado na Cidade do México “começou de forma artificial”, “possivelmente devido a saltos massivos durante o golo da Selecção“. “Pelo menos dois sensores (sísmicos) da Cidade do México o detectaram às 11:32 horas”, aponta o Instituto.

O horário apontado pelo IIGEA corresponde exactamente a sete segundos depois do golo marcado por Lozano.

Todavia, esta constatação do IIGEA é encarada com cepticismo por alguns sismólogos.

“Eu já ouvi este tipo de alegação feita muitas vezes, sobre os mais diversos eventos desportivos, mas acho difícil de acreditar”, constata na BBC um sismólogo do Serviço Geológico dos EUA (USGS na sigla original em Inglês).

“Esse tipo de ocorrência é altamente improvável, mas é difícil confirmar ou negar sem ter todos os dados”, refere este elemento.

Este sismólogo lembra que o México “é uma região em que há muita actividade sísmica“, e admite que o facto de a terra ter tremido na altura do golo pode ter sido uma mera coincidência.

Cientistas do Serviço Geológico Britânico também afirmam à BBC que a possibilidade de os adeptos começarem um pequeno terramoto é “altamente improvável”.

Mas podemos estar aqui perante uma mera divergência de semântica, relativamente ao termo usado para descrever o que aconteceu na Cidade do México depois do golo.

O director da Agência Geológica do México, Carlos del Ángel, diz que houve “uma aceleração sísmica artificial“, o que não é o mesmo que um terramoto, que é causado pelo movimento das placas tectónicas.

Ángel não duvida de que houve “um tremor causado pela actividade humana”, mas que “foi imperceptível para o público em geral” e “apenas sentido pelo equipamento de medição”.

E como é que podem ter tanta certeza de que os mexicanos a saltarem activaram os sismógrafos, e de que não se trata de uma mera coincidência com alguma pequena actividade tectónica?

“Só dois aparelhos detectaram a movimentação”, explica Ángel citado pela BBC. “Um no sul da cidade e outro no centro”, ou seja, “perto das praças onde as pessoas estavam reunidas para assistir à partida”, conclui.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …