Adeptos do México provocaram sismo a festejar golo à Alemanha no Mundial

Jorge Nunez / EPA / EFE

Adeptos do México celebram golo à Alemanha no Mundial 2018.

O Instituto de Pesquisas Geológicas e Atmosféricas do México revela que os adeptos da sua Selecção provocaram um sismo aquando dos festejos do golo marcado à Alemanha, no Mundial 2018.

O golo marcado por Hirving Lozano aos 35 minutos do jogo garantiu ao México uma surpreendente vitória sobre a Alemanha, e originou um pequeno sismo no México, segundo aponta o Instituto de Pesquisas Geológicas e Atmosféricas do México (IIGEA).

No seu perfil no Twitter, a entidade revela que os milhões de adeptos mexicanos fizeram a terra tremer de tal forma que as movimentações dos festejos foram captadas por sensores de actividade sísmica.

O IIGEA refere que o terramoto registado na Cidade do México “começou de forma artificial”, “possivelmente devido a saltos massivos durante o golo da Selecção“. “Pelo menos dois sensores (sísmicos) da Cidade do México o detectaram às 11:32 horas”, aponta o Instituto.

O horário apontado pelo IIGEA corresponde exactamente a sete segundos depois do golo marcado por Lozano.

Todavia, esta constatação do IIGEA é encarada com cepticismo por alguns sismólogos.

“Eu já ouvi este tipo de alegação feita muitas vezes, sobre os mais diversos eventos desportivos, mas acho difícil de acreditar”, constata na BBC um sismólogo do Serviço Geológico dos EUA (USGS na sigla original em Inglês).

“Esse tipo de ocorrência é altamente improvável, mas é difícil confirmar ou negar sem ter todos os dados”, refere este elemento.

Este sismólogo lembra que o México “é uma região em que há muita actividade sísmica“, e admite que o facto de a terra ter tremido na altura do golo pode ter sido uma mera coincidência.

Cientistas do Serviço Geológico Britânico também afirmam à BBC que a possibilidade de os adeptos começarem um pequeno terramoto é “altamente improvável”.

Mas podemos estar aqui perante uma mera divergência de semântica, relativamente ao termo usado para descrever o que aconteceu na Cidade do México depois do golo.

O director da Agência Geológica do México, Carlos del Ángel, diz que houve “uma aceleração sísmica artificial“, o que não é o mesmo que um terramoto, que é causado pelo movimento das placas tectónicas.

Ángel não duvida de que houve “um tremor causado pela actividade humana”, mas que “foi imperceptível para o público em geral” e “apenas sentido pelo equipamento de medição”.

E como é que podem ter tanta certeza de que os mexicanos a saltarem activaram os sismógrafos, e de que não se trata de uma mera coincidência com alguma pequena actividade tectónica?

“Só dois aparelhos detectaram a movimentação”, explica Ángel citado pela BBC. “Um no sul da cidade e outro no centro”, ou seja, “perto das praças onde as pessoas estavam reunidas para assistir à partida”, conclui.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Israel. Netanyahu propõe ao partido da oposição criar um "governo de unidade"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, desafiou nesta quinta-feira Benny Gantz, líder do partido rival, para formar um "governo de unidade". As eleições em Israel, na terça-feira, determinaram um cenário em que nem o partido Likud …

Dez anos depois, Naide Gomes vai receber medalha de bronze dos Mundiais

A antiga atleta portuguesa Naide Gomes vai receber, nos Mundiais de atletismo, em Doha, a medalha de bronze referente à prova de salto em comprimento dos Mundiais de 2009, que se disputaram em Berlim. A antiga …

Filho de José Eduardo dos Santos começa a ser julgado a 25 de setembro

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu" é acusado de branqueamento de capitais e peculato. José Filomeno dos Santos, antigo presidente do …

Opções de Bruno Lage criticadas. "Não faz sentido estrear jovens"

Na sequência da derrota caseira com o RB Leipzig, em jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões, o empresário Bruno Costa Carvalho criticou as opções do treinador benfiquista. "Não faz sentido o Lage, a quem …

Associações querem maior acesso a medicamentos inovadores para esclerose múltipla

Associações representativas dos cidadãos com esclerose múltipla divulgaram esta quinta-feira uma carta aberta em que defendem um maior acesso a medicamentos inovadores e que cada doente tenha um plano integrado de gestão da doença. Na carta …

Conceição sobre Nakajima: "Não basta ter contrato com o FC Porto, é preciso senti-lo"

Na antevisão ao jogo com o Young Boys para a Liga Europa, que acontece esta quinta-feira no Estádio do Dragão, o treinador tentou pôr um ponto final na polémica com o jogador japonês. Depois da vitória …

Arábia Saudita diz que ataque foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão"

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita defende que o ataque a duas instalações petrolíferas no sábado foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão". As tensões começam a escalar no Médio Oriente, principalmente após o ataque de sábado …

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …