Alemanha vs México | “Aztecas” sacrificam campeã

Segunda surpresa no Mundial. Em jogo do Grupo F, o México impôs uma derrota por 1-0 à campeão do Mundo em título, a Alemanha.

Num jogo muito intenso e emotivo desde o primeiro minuto, os “aztecas” surpreenderam os germânicos com uma grande pressão sobre o portador da bola, transições rápidas e muitos elementos colocados no ataque, marcando um golo na primeira parte. Apesar da reacção alemã no segundo tempo, é legítimo afirmar que, caso os mexicanos tivessem definido melhor o último passe dos muitos contra-ataques, poderiam ter construído um resultado mais volumoso.

Espectacular a primeira metade da partida no Olimpiyskiy stadion Luzhniki, em especial por parte dos mexicanos. A Alemanha tentou implementar desde cedo o seu jogo, com posse de bola e autoridade, mas a velocidade estonteante das transições mexicanas deixaram os germânicos completamente atordoados.

Após diversos contra-ataque venenosos que podiam ter dado vantagem madrugadora aos “aztecas”, eis que, aos 35 minutos, estes marcaram mesmo. Muita intensidade na pressão sobre o portador da bola, recuperação, contra-golpe rápido, tocas de bola certeiras e “Chicharito” Hernández a assistir Hirving Lozano. Este, perante Manuel Neuer, rematou forte para o 1-0.

Um golo que conferiu uma vantagem justa para os mexicanos, apesar de terem muito menos bola que os teutónicos na etapa inicial. Aliás, o jogo chegou ao intervalo com a Alemanha a registar 64% de posse de bola, oito remates, cinco deles enquadrados, podendo lamentar-se da excelente exibição de Guillermo Ochoa na baliza contrária. O México, contudo, tinha já dez remates, quatro com boa direcção, e o melhor em campo nesta fase, Lozano, com um excelente rating de 8.7.

O segundo tempo não mudou o cariz de jogo, embora o México começasse a acusar alguma fadiga, fruto do ritmo estonteante que imprimiu no jogo no primeiro tempo. Ao longo da segunda metade, a Alemanha continuou a controlar, mas desta feita, por volta dos 70 minutos, só havia permitido um remate (desenquadrado) à formação mexicana desde o intervalo, somando, por seu turno, nove, um deles com boa direcção.

Porém, no ataque apenas Julien Draxler, com um rating de 6.8 nesta fase, conseguia imprimir uma certa criatividade, com quatro remates, dois passes para finalização, 91% de entregas eficazes, três dribles certos em cinco e uma grande capacidade de luta.

Mas a História estava do lado do México, que conseguiria segurar a vantagem, apesar de ter permitido 18 remates no segundo tempo, num total de 26 (nove enquadrados). É que na sua baliza estava um guarda-redes que costuma brilhar intensamente em fases finais de Mundiais, Ochoa. O guardião terminou como o segundo melhor em campo, com um rating de 7.8. O melhor foi mesmo Lozano, apesar de ter saído aos 64 minutos, completamente exausto. Por esta altura já havia registado um GoalPoint Rating de 8.8, fruto do golo que marcou, dos três passes para finalização que realizou e dos quatro dribles eficazes em seis tentativas.

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …