Alemanha vs México | “Aztecas” sacrificam campeã

Segunda surpresa no Mundial. Em jogo do Grupo F, o México impôs uma derrota por 1-0 à campeão do Mundo em título, a Alemanha.

Num jogo muito intenso e emotivo desde o primeiro minuto, os “aztecas” surpreenderam os germânicos com uma grande pressão sobre o portador da bola, transições rápidas e muitos elementos colocados no ataque, marcando um golo na primeira parte. Apesar da reacção alemã no segundo tempo, é legítimo afirmar que, caso os mexicanos tivessem definido melhor o último passe dos muitos contra-ataques, poderiam ter construído um resultado mais volumoso.

Espectacular a primeira metade da partida no Olimpiyskiy stadion Luzhniki, em especial por parte dos mexicanos. A Alemanha tentou implementar desde cedo o seu jogo, com posse de bola e autoridade, mas a velocidade estonteante das transições mexicanas deixaram os germânicos completamente atordoados.

Após diversos contra-ataque venenosos que podiam ter dado vantagem madrugadora aos “aztecas”, eis que, aos 35 minutos, estes marcaram mesmo. Muita intensidade na pressão sobre o portador da bola, recuperação, contra-golpe rápido, tocas de bola certeiras e “Chicharito” Hernández a assistir Hirving Lozano. Este, perante Manuel Neuer, rematou forte para o 1-0.

Um golo que conferiu uma vantagem justa para os mexicanos, apesar de terem muito menos bola que os teutónicos na etapa inicial. Aliás, o jogo chegou ao intervalo com a Alemanha a registar 64% de posse de bola, oito remates, cinco deles enquadrados, podendo lamentar-se da excelente exibição de Guillermo Ochoa na baliza contrária. O México, contudo, tinha já dez remates, quatro com boa direcção, e o melhor em campo nesta fase, Lozano, com um excelente rating de 8.7.

O segundo tempo não mudou o cariz de jogo, embora o México começasse a acusar alguma fadiga, fruto do ritmo estonteante que imprimiu no jogo no primeiro tempo. Ao longo da segunda metade, a Alemanha continuou a controlar, mas desta feita, por volta dos 70 minutos, só havia permitido um remate (desenquadrado) à formação mexicana desde o intervalo, somando, por seu turno, nove, um deles com boa direcção.

Porém, no ataque apenas Julien Draxler, com um rating de 6.8 nesta fase, conseguia imprimir uma certa criatividade, com quatro remates, dois passes para finalização, 91% de entregas eficazes, três dribles certos em cinco e uma grande capacidade de luta.

Mas a História estava do lado do México, que conseguiria segurar a vantagem, apesar de ter permitido 18 remates no segundo tempo, num total de 26 (nove enquadrados). É que na sua baliza estava um guarda-redes que costuma brilhar intensamente em fases finais de Mundiais, Ochoa. O guardião terminou como o segundo melhor em campo, com um rating de 7.8. O melhor foi mesmo Lozano, apesar de ter saído aos 64 minutos, completamente exausto. Por esta altura já havia registado um GoalPoint Rating de 8.8, fruto do golo que marcou, dos três passes para finalização que realizou e dos quatro dribles eficazes em seis tentativas.

PARTILHAR

RESPONDER

Antes do pedido de insolvência, Groundforce pediu dinheiro à TAP para pagar salários

A Groundforce alertou a TAP de que não tinha dinheiro para os salários e precisava de receber pagamentos da companhia aérea imediatamente antes de o pedido de insolvência ter sido feito. Segundo o ECO, numa carta …

Sporting quer aumentar salário para segurar Pote em Alvalade

O Sporting quer renovar o contrato de Pedro Gonçalves para segurar o médio, pelo menos, mais uma época em Alvalade. Pote pode passar a receber 1,4 milhões de euros brutos por ano. Pedro Gonçalves é um …

Bloco de Esquerda. Moção da atual liderança elege 68,4% dos delegados à Convenção Nacional

A Moção A - "Sair da Crise, Lutar contra a Desigualdade", conseguiu eleger 232 dos 339 delegados totais à XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda. Os apoiantes do Bloco de Esquerda elegeram, entre sexta-feira e …

Ordens do médico. A Peste Negra mudou os hábitos de beber álcool

O projeto Intoxicating Spaces tem explorado a forma como as pandemias influenciaram o uso de intoxicantes, incluindo padrões de consumo de álcool, no passado. As mortes por álcool na Inglaterra e no País de Gales em …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Leão domável e jackpot para o dragão

A primeira derrota do campeão Sporting. Dragão enche o cofre. As frases e números da semana. Visto da Linha de Fundo. Salvar a honra SL Benfica (Seferovic 12' e 49' g.p., Pizzi 29', Lucas Veríssimo 37') …

Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano. João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai …

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …

Romanos tinham um sistema para manter o seu maior aqueduto limpo

Cientistas conseguiram perceber qual foi o sistema usado pelos Romanos no Aqueduto de Valente, situado na atual Turquia, para manter esta poderosa infraestrutura tão limpa. O Aqueduto de Valente, em Istambul, na Turquia, já foi uma …

PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer). Segundo o Correio da Manhã, o fosso …