Entre “respostas ausentes” e cedências parcas, acordo escrito entre PCP e PS “não se coloca”

António Cotrim / Lusa

Em entrevista ao Telejornal da RTP, Jerónimo de Sousa diz que as respostas do Governo para o OE2021 ainda estão longe daquilo que o PCP considera ser o necessário.

Esta quinta-feira, numa breve entrevista ao Telejornal da RTP, o secretário-geral do PCP disse que há “respostas ausentes” neste Orçamento do Estado e afirmou que a questão de um acordo escrito entre o PCP e o PS “não se coloca“. Em relação ao sentido de voto dos seus dez deputados, o partido só tomará decisões “tendo em conta conteúdos concretos”.

“Tendo em conta os conteúdos concretos é que determinaremos a nossa posição”, garantiu Jerónimo de Sousa. O comunista repetiu ainda que “continua a haver em muitas matérias uma posição” em que o partido não acompanha o Governo.

Não há um processo fechado nessas conversas, nesse relacionamento institucional, bilateral, entre nós e o Governo”, sublinhou.

Ainda assim, Jerónimo admitiu que se nota “alguma evolução” e “acolhimento” de ideias por parte do Executivo de António Costa, mas ainda se está longe daquilo que o PCP entende como necessário para que o OE2021 responda às necessidades dos trabalhadores e do povo.

Há respostas ausentes neste Orçamento do Estado”, frisou, referindo-se ao aumento geral dos salários e do salário mínimo em particular, à valorização das reformas e pensões, às questões relacionadas com creches e infantários e à falta de assistentes operacionais na educação, elenca o Público.

Questionado sobre um eventual acordo escrito, o secretário-geral do PCP disse que a questão “não se coloca” e que o de 2015 existiu apenas porque resultou de “uma exigência do então Presidente da República que insistia que era preciso um papel”.

“Nós não entendemos que isso seja uma questão a colocar.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal vai seguir a "lógica da escada" no Euro 2020?

Há 25 anos, a seleção nacional iniciou uma sequência curiosa em fases finais de Europeus de futebol. Se prolongar essa sequência, não vai passar dos quartos-de-final neste torneio. Ou só chegará aos oitavos-de-final. Portugal participou até …

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407. Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais …

Sporting: equipa de futsal disputou 48 jogos e perdeu...zero

Turma de Alvalade recuperou o título nacional, na época em que foi campeão europeu e em que também venceu a Taça da Liga. Em 40 minutos, nunca perdeu. O Sporting é o novo campeão nacional de …

Produtos químicos presentes em alimentos e cosméticos reduzem fertilidade

As taxas de natalidade estão a diminuir no mundo inteiro. Em todos os países europeus, estão a cair os chamados "níveis de reposição populacional", ou seja, o número de filhos necessários por mulher para manter …

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …

Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas podem funcionar. Tendo …

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …