Acções da PT em mínimo histórico

tuvalkin / Flickr

-

As ações da PT SGPS registaram hoje um mínimo histórico, ao tocar nos 57 cêntimos, a três dias da assembleia-geral de acionistas, perante o aumento das incertezas sobre o futuro da empresa.

Cerca das 12:25, os títulos da PT SGPS lideravam as perdas do PSI20, principal índice da bolsa portuguesa, ao recuarem 9,69% para 0,578 euros, abaixo da barreira dos 60 cêntimos.

A assembleia-geral de acionistas da PT SGPS para votar a proposta de venda da PT Portugal aos franceses da Altice, que foi suspensa a 12 de janeiro, foi remarcada para quinta-feira, 22 de janeiro, antes da assembleia de obrigacionistas da brasileira Oi.

A suspensão da reunião magna serviu para a administração da PT SGPS divulgar informação que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) considerava relevante para os acionistas, entre os quais os pareceres jurídicos sobre o processo de fusão entre a empresa portuguesa e a brasileira Oi.

Apesar da informação já ter sido divulgada, há incertezas, tendo Henrique Granadeiro, ex-presidente da PT considerado, em declarações ao semanário Expresso que a venda da PT Portugal, que está nas mãos da operadora brasileira desde maio de 2014, visa apenas libertar “os acionistas da Oi das suas dívidas e a Oi da dívida dela”.

Henrique Granadeiro sublinha ainda que quando a PT SGPS renegociou o acordo com a Oi, no âmbito do processo de combinação de negócios, a empresa portuguesa não sabia que a Oi tinha a intenção de vender a PT Portugal, caso contrário não teria havido negociação.

As dúvidas sobre a concretização do processo de fusão foram contrariadas pela Oi, que veio na passada sexta-feira garantir que não estava em incumprimento e que a venda da PT Portugal, que tem a Meo, Sapo, entre outros serviços, é o melhor para todos os acionistas.

Recentemente, a PT SGPS viu-se a braços com o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) pela empresária angolana Isabel dos Santos, operação que caiu por terra em dezembro, e com as recentes buscas à sua sede e a divulgação do relatório da PriceWaterhousecoopers (PwC) sobre as aplicações financeiras da empresa na Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES).

A PT SGPS detém, actualmente, 39,73% da operadora brasileira Oi, dos quais 35,81% diretamente e o restante através de posições indirectas.

Paralelamente, a Oi, tem 10% da PT SGPS.

Após a concretização da prevista combinação de negócios entre a PT SGPS e a Oi, que dará origem a uma nova entidade, está previsto que os accionistas da empresa portuguesa fiquem com uma posição de 25,58% dessa nova entidade.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …