/

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

António Cotrim / Lusa

O deputado do Partido Ecologista Os Verdes, José Luis Ferreira

O Partido Ecologista “Os Verdes” junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida.

De acordo com o deputado José Luís Ferreira, o PEV vai abster-se na votação na generalidade do Orçamento do Estado para o próximo ano. Ainda assim, a proposta que conta com os votos favoráveis do PS e a abstenção do PCP, PAN e do PEV, já tem a aprovação garantida, na votação que está marcada para o próximo dia 28 de outubro.

“Aquilo que interessa agora é que Os Verdes se vão abster na generalidade, esperando que o Governo e o PS manifestem uma postura de abertura para acolher outras preocupações”, revelou José Luís Ferreira, numa conferência de imprensa transmitida em direto.

Quando questionado sobre a votação final global do Orçamento do Estado, José Luís Ferreira indicou estar “tudo em aberto”, acrescentando que é “prematuro adiantar qualquer sentido de voto”, uma vez que o documento deverá sofrer diversas alterações durante a discussão na especialidade.

O Governo apresentou no Parlamento a 12 de outubro a proposta de Orçamento do Estado para 2021. Garantidos estão os votos favoráveis do PS e as abstenções do PCP, PAN e PEV. Do lado dos votos desfavoráveis, estará não só a direita (PSD, CDS-PP, IL E CH), mas também o Bloco de Esquerda. A posição dos bloquistas já levou a trocas de acusações e críticas entre as partes, e Executivo de António Costa diz-se “perplexo” com essa decisão.

O Orçamento do Estado para 2021, fica este ano marcado pela criação de um novo apoio social, pelo aumento do limite mínimo do subsídio de desemprego, pelo lançamento do IVAaucher, pela baixa das taxas de retenção na fonte e por uma subida extraordinária das pensões.

No entanto, algumas destas propostas deverão, ganhar novos contornos na negociação da especialidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.