Comer um abacate por dia pode acrescentar anos à sua vida

Uma equipa de cientistas descobriu uma relação impressionante entre comer um abacate todos os dias e a melhoria da qualidade da dieta.

A investigação, levada a cabo na Penn State University, analisou como a incorporação de um único abacate na dieta diária pode levar a benefícios nutricionais significativos.

Segundo o portal Earth, foram analisados cerca de mil indivíduos divididos em dois grupos: um manteve a sua dieta habitual e limitou a ingestão de abacate durante o estudo de 26 semanas, enquanto o outro grupo incorporou um abacate por dia na sua dieta.

A conclusão foi clara: os participantes que comeram um abacate por dia “aumentaram significativamente a sua adesão às diretrizes alimentares“, referiu a líder da investigação, Kristina Petersen.

Estes resultados sugerem que “estratégias, como comer um abacate por dia, podem ajudar as pessoas a seguir as diretrizes alimentares e melhorar a qualidade das suas dietas”.

“Ao melhorar a adesão das pessoas às orientações dietéticas, podemos ajudar a reduzir o risco de desenvolverem doenças crónicas e a prolongar a esperança de vida saudável”, acrescentou a responsável.

O que ficou percetível no estudo é que os participantes tendiam a utilizar o abacate como substituto de alguns alimentos mais ricos em cereais refinados e sódio, ou seja, menos saudáveis.

Uma vez que a má qualidade da dieta é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de várias doenças evitáveis – como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doenças renais –, é fundamental melhorar a adesão alimentar às diretrizes.

Este estudo espelha o poder de intervenções simples baseadas em alimentos na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, além de evidenciar a necessidade de exploração contínua de estratégias dietéticas que possam melhorar a saúde e o bem-estar a longo prazo.

O artigo científico foi publicado na Current Developments in Nutrition.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.