A França é grande mas nós somos melhores. Muito melhores!

Etienne Laurent / EPA

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nas celebrações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Paris

“Estou orgulhoso dos meus concidadãos, o que é muito mais do que estar contente. Eu tenho orgulho em ser português”, disse Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, fez um discurso de exaltação nacional no lugar do antigo bairro de lata de Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, afirmando que “grande país só há um, Portugal”.

“Sendo a França um grande país, porque é um grande país, verdadeiramente grande país só há um: é Portugal. Os melhores somos nós”, afirmou o chefe de Estado, perante centenas de emigrantes portugueses e lusodescendentes, numa cerimónia de homenagem ao antigo autarca de Champigny-sur-Marne, Louis Talamoni.

“A França é excepcional, mas nós somos muito melhores, mas muito melhores”, realçou Marcelo Rebelo de Sousa.

O primeiro-ministro, António Costa, riu-se quando Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que Portugal é o melhor “no futebol, na ciência, nas artes, na cultura, nas empresas, no trabalho” e que os dois se batem contra o pessimismo e se complementam.

“Às vezes temos um ego um bocadinho pequenino, não temos um amor próprio suficiente, não temos a autoestima que é necessária”, disse o presidente.

“Eu sou um otimista, o senhor primeiro-ministro então esse é hiperoptimista”, considerou.

Nesta parte final do seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa citou um discurso do imperador francês Napoleão, em que este expressa contentamento com os seus soldados.

“Eu estou orgulhoso dos meus concidadãos, o que é muito mais do que estar contente. Eu tenho orgulho em ser português”, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois eu teria muito mais orgulho se tivesse um presidente que nao andasse com a geringonça ao colo e fosse mais comedido a “botar faladura”

    Com que entao Portugal é o melhor “no futebol, na ciência, nas artes, na cultura, nas empresas, no trabalho” ?
    Ah pois é, já nem me lembrava….Os portugueses são “os melhores dos melhores do mundo”
    https://zap.aeiou.pt/portugueses-sao-os-melhores-247684

    E nao é só “Em terra, no ar e no mar: Militares portugueses são “os melhores do mundo”
    https://zap.aeiou.pt/militares-portugueses-melhores-mundo-196892

    Para alguns ““Fica bem”. Marcelo agradeceu contributo de Sócrates
    https://zap.aeiou.pt/fica-bem-marcelo-agradeceu-contributo-de-socrates-119652

    Eu acrescento: Portugal tem o melhor presidente qua todas as geringonças do mundo podem desejar.

    Marcelo tem muita garganta mas a seita que manda neste pobre país já o amarfanhou sem dó nem piedade.

RESPONDER

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …

Republicação das caricaturas de Maomé foi o motivo do ataque junto ao Charlie Hebdo

A republicação das caricaturas de Maomé terá estado na origem do ataque junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, confessou o principal suspeito. Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas, duas das quais …

Segunda vaga pode matar menos (mesmo com novos casos a disparar)

Os especialistas acreditam que a segunda vaga de covid-19 em Portugal vai ser menos letal, embora o número de novos casos diários possa vir a ser "muito elevado". Isto porque temos a lição mais bem …

BCP disponível para fusão com o Montepio

Na eventualidade de ser necessária uma intervenção, o Millennium BCP mostrou-se disponível para uma fusão com o Banco Montepio. Esta hipótese foi apresentada pela instituição bancária numa reunião com o ministro das Finanças, João Leão. O …

Otamendi mais 55 milhões. O negócio que pode levar Rúben Dias para o City

Rúben Dias está muito próximo de reforçar o Manchester City. O clube inglês oferece 55 milhões de euros mais Nicolás Otamendi em troca. A oficialização do acordo deve estar para breve. O Manchester City está muito …

Líbano: Após um mês no cargo, primeiro-ministro demite-se perante impasse político

O primeiro-ministro designado do Líbano, Mustapha Adib, demitiu-se este sábado do cargo numa altura de impasse político sobre a formação de Governo, um mês depois de ter sido nomeado e da violenta explosão no porto …

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …