“Fica bem”. Marcelo agradeceu contributo de Sócrates

José Coelho / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimentado pelo antigo primeiro-ministro José Sócrates, durante uma visita ao Espaço Miguel Torga em Sabrosa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimentado pelo antigo primeiro-ministro José Sócrates, durante uma visita ao Espaço Miguel Torga em Sabrosa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que “fica bem gratidão” para com os que contribuíram para obras no país, como o antigo primeiro-ministro José Sócrates, que acabou por cumprimentar, em Trás-os-Montes.

Os dois acabaram por se cruzar e cumprimentar depois dos discursos oficiais, durante os quais o Presidente da República começou por dizer ao autarca local que “fica-lhe muito bem ter gratidão em relação àqueles que, ao longo do tempo, contribuíram para” que o espaço em memória do escritor transmontano Miguel Torga fosse possível.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito antes aos jornalistas que se tivesse oportunidade de cumprimentar José Sócrates o faria, questionando a razão por que “não haveria de registar aquilo que foi o contributo do Governo a que ele presidiu para esta obra”.

“Eu acho que as pessoas não podem, nem devem, e o Presidente da República menos que todos, não podem ser facciosos.

Ao longo do tempo muita gente contribuiu para certas obras e o reconhecer que contribuíram para certas obras é uma questão de justiça”, defendeu.

Marcelo concluiu salientando que “não há que discriminar uns em relação aos outros”.

O antigo primeiro-ministro José Sócrates chegou quase em simultâneo com o Presidente da República, afirmando que se associou à inauguração pelo simbolismo da homenagem ao “grande poeta” e pelo reconhecimento da autarquia ao Governo que liderou e ajudou a concretizar o projeto.

A cerimónia oficial de inauguração do Espaço Torga, construído na terra natal do escritor, São Martinho de Anta, ocorreu alguns meses depois de já se encontrar em funcionamento.

O espaço mostra a vida do escritor transmontano que para o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “retratou Portugal como ninguém”.

O presidente lembrou que não foi por acaso que no discurso de posse escolheu o poeta que escreveu que “há dois ‘Portugais‘, o da cultura erudita e o da cultura popular, que é aquele a quem devemos mais”, na opinião do presidente.

O chefe de Estado realçou que o que o poeta transmontano escreveu “corresponde muito à visão que o presidente tem do país”.

Marcelo Rebelo de Sousa iniciou esta segunda-feira, no distrito de Vila Real, o segundo “Portugal Próximo”, que o vai levar durante dois dias e meio ainda aos distritos de Bragança e da Guarda.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fica bem??? Mas está TUDO DOIDO? Agora vamos agradecer a 1 pessoa que em vez de ter governando o n/ País o DESGORVERNOU por completo de forma a termos de ser sujeitados a resgate do FMI e aplicados c/ mais impostos, que nos ROUBOU indecentemente? Este PR só pode sofrer da cabeça… Coitados de nós estamos mesmo entregues á bicharada.

    • não queiras tratar esse atrazadismo que não é preciso. Ele foi o último, mas quando chegou já esses a quem tú rendes vassalagem tinham enchido o cesto ele devia era ter mandado fazer uma investigação. o teu atrazadismo está em consonancia com o do teu dono coelho, chuta pró tempo do sócrates tudo o que há de mau. QUEM NOS ROUBOU FOI ESSA QUADRUPULA COELHO DAS ONG’S, MARILU SWAP, PORTAS FACILITADOR DA MOTA ENGIL PRÓ PANAMÁ E FRAGANITA POEDEIRA.

  2. Lamentável a necessidade de Marcelo Rebelo de Sousa agradar a tudo e a o todos, até ao PM mais corrupto que a democracia portuguesa já conheceu. Obrigado por quê? Pela herança do resgate? Pelas PPPs desastrosas para o erário público que tresandam a podridão e corrupção? Este PR a mim não me diz nada, e estou à vontade para o dizer porque sou de direita e votei em branco. Não gosto de políticos que não se assumem e que são lambe-botas à esquerda, à direita e ao centro. É mesmo um catavento!

  3. Absolutamente incrível como ainda há gente que culpa o homem (Socrates) por tudo o que de mau acontece!
    Ainda não perceberam que esta crise Mundial foi criada propositadamente por alguns para enriquecerem ainda mais e ultrapassou por completo governos. Foram estes mafiosos da banca ( um pouco pelo Mundo inteiro ) que fomentaram e cozinharam ( bem cozinhado diga-se ) o descalabro das economias à escala do Globo.
    O objectivo final estava a ser conseguido pelo servilismo neoliberal de Passos, que se punha de cócoras perante todos na UE. Este sim é da pior trampa que alguma vez governou este País. Teve, nos seus 2 primeiros anos de governo, uma atitude de passa culpas de toda a borrada que ia fazendo, pra cima do anterior governo e nos restantes 2 foi aplicando austeridade cega que arrasou a classe média. Enquanto nos comia a carne até ao osso, ia enchendo os bancos, privatizou tudo e mais alguma coisa que pode e chamou a isto, ele e a pandilha da troyca, ” fazer reformas “. Feitas as contas de 4 anos de governo Passos, todos os esforços que fizemos foram duma inutilidade chocante. Mais dívida, mais pobres, e com níveis de defice fora do aceitável, que só não foram maiores porque foram adiando decisões que subiriam o defice, de que é exemplo o Banif.
    Gentalha asquerosa!

RESPONDER

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …

Desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou esta sexta-feira que a desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável" e enumerou ainda cinco áreas que necessitam de igualdade de género para "mudar o …