“Fica bem”. Marcelo agradeceu contributo de Sócrates

José Coelho / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimentado pelo antigo primeiro-ministro José Sócrates, durante uma visita ao Espaço Miguel Torga em Sabrosa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cumprimentado pelo antigo primeiro-ministro José Sócrates, durante uma visita ao Espaço Miguel Torga em Sabrosa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que “fica bem gratidão” para com os que contribuíram para obras no país, como o antigo primeiro-ministro José Sócrates, que acabou por cumprimentar, em Trás-os-Montes.

Os dois acabaram por se cruzar e cumprimentar depois dos discursos oficiais, durante os quais o Presidente da República começou por dizer ao autarca local que “fica-lhe muito bem ter gratidão em relação àqueles que, ao longo do tempo, contribuíram para” que o espaço em memória do escritor transmontano Miguel Torga fosse possível.

Marcelo Rebelo de Sousa já tinha dito antes aos jornalistas que se tivesse oportunidade de cumprimentar José Sócrates o faria, questionando a razão por que “não haveria de registar aquilo que foi o contributo do Governo a que ele presidiu para esta obra”.

“Eu acho que as pessoas não podem, nem devem, e o Presidente da República menos que todos, não podem ser facciosos.

Ao longo do tempo muita gente contribuiu para certas obras e o reconhecer que contribuíram para certas obras é uma questão de justiça”, defendeu.

Marcelo concluiu salientando que “não há que discriminar uns em relação aos outros”.

O antigo primeiro-ministro José Sócrates chegou quase em simultâneo com o Presidente da República, afirmando que se associou à inauguração pelo simbolismo da homenagem ao “grande poeta” e pelo reconhecimento da autarquia ao Governo que liderou e ajudou a concretizar o projeto.

A cerimónia oficial de inauguração do Espaço Torga, construído na terra natal do escritor, São Martinho de Anta, ocorreu alguns meses depois de já se encontrar em funcionamento.

O espaço mostra a vida do escritor transmontano que para o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “retratou Portugal como ninguém”.

O presidente lembrou que não foi por acaso que no discurso de posse escolheu o poeta que escreveu que “há dois ‘Portugais‘, o da cultura erudita e o da cultura popular, que é aquele a quem devemos mais”, na opinião do presidente.

O chefe de Estado realçou que o que o poeta transmontano escreveu “corresponde muito à visão que o presidente tem do país”.

Marcelo Rebelo de Sousa iniciou esta segunda-feira, no distrito de Vila Real, o segundo “Portugal Próximo”, que o vai levar durante dois dias e meio ainda aos distritos de Bragança e da Guarda.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fica bem??? Mas está TUDO DOIDO? Agora vamos agradecer a 1 pessoa que em vez de ter governando o n/ País o DESGORVERNOU por completo de forma a termos de ser sujeitados a resgate do FMI e aplicados c/ mais impostos, que nos ROUBOU indecentemente? Este PR só pode sofrer da cabeça… Coitados de nós estamos mesmo entregues á bicharada.

    • não queiras tratar esse atrazadismo que não é preciso. Ele foi o último, mas quando chegou já esses a quem tú rendes vassalagem tinham enchido o cesto ele devia era ter mandado fazer uma investigação. o teu atrazadismo está em consonancia com o do teu dono coelho, chuta pró tempo do sócrates tudo o que há de mau. QUEM NOS ROUBOU FOI ESSA QUADRUPULA COELHO DAS ONG’S, MARILU SWAP, PORTAS FACILITADOR DA MOTA ENGIL PRÓ PANAMÁ E FRAGANITA POEDEIRA.

  2. Lamentável a necessidade de Marcelo Rebelo de Sousa agradar a tudo e a o todos, até ao PM mais corrupto que a democracia portuguesa já conheceu. Obrigado por quê? Pela herança do resgate? Pelas PPPs desastrosas para o erário público que tresandam a podridão e corrupção? Este PR a mim não me diz nada, e estou à vontade para o dizer porque sou de direita e votei em branco. Não gosto de políticos que não se assumem e que são lambe-botas à esquerda, à direita e ao centro. É mesmo um catavento!

  3. Absolutamente incrível como ainda há gente que culpa o homem (Socrates) por tudo o que de mau acontece!
    Ainda não perceberam que esta crise Mundial foi criada propositadamente por alguns para enriquecerem ainda mais e ultrapassou por completo governos. Foram estes mafiosos da banca ( um pouco pelo Mundo inteiro ) que fomentaram e cozinharam ( bem cozinhado diga-se ) o descalabro das economias à escala do Globo.
    O objectivo final estava a ser conseguido pelo servilismo neoliberal de Passos, que se punha de cócoras perante todos na UE. Este sim é da pior trampa que alguma vez governou este País. Teve, nos seus 2 primeiros anos de governo, uma atitude de passa culpas de toda a borrada que ia fazendo, pra cima do anterior governo e nos restantes 2 foi aplicando austeridade cega que arrasou a classe média. Enquanto nos comia a carne até ao osso, ia enchendo os bancos, privatizou tudo e mais alguma coisa que pode e chamou a isto, ele e a pandilha da troyca, ” fazer reformas “. Feitas as contas de 4 anos de governo Passos, todos os esforços que fizemos foram duma inutilidade chocante. Mais dívida, mais pobres, e com níveis de defice fora do aceitável, que só não foram maiores porque foram adiando decisões que subiriam o defice, de que é exemplo o Banif.
    Gentalha asquerosa!

RESPONDER

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …