Em terra, no ar e no mar: Militares portugueses são “os melhores do mundo”

Alexandre Duclay / Lusa

Esta segunda-feira, na República Centro-Africana, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o orgulho nos militares portugueses. Já esta terça-feira, em Portugal, polícias e militares vão bater à porta do Presidente da República para entregar um ofício comum.

Os militares portugueses são “os melhores do mundo, em terra, no ar e no mar”, considerou Marcelo Rebelo de Sousa, esta segunda-feira, numa intervenção perante o contingente que se encontra em missão na República Centro-Africana, destacando o seu contributo para a paz.

O Presidente da República afirmou, na sua intervenção, que os militares portugueses vão para onde for necessários sempre com a mesma “capacidade de resolução, de decisão, de intervenção, todos os dias, 24 horas por dia”.

Depois de ter manifestado a honra que era estar em Bangui com o contingente português destacado na República Centro-Africana, Marcelo lembrou que ali se constrói a paz e uma África diferente. “Isso é importante para todos, é importante para África, é importante para a Europa, é importante para o mundo, é importante para Portugal“.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu também o orgulho que sentiu quando ouviu o Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, agradecer o que os portugueses estão a fazer naquele país e dizer que quer ir ainda mais longe no reforço dos laços de amizade com Portugal.

“Orgulho-me porque naquela hora e meia entre o aeroporto e o Palácio Presidencial, que podiam ser 15 minutos, mas foi uma hora e meia porque parámos o carro, porque falámos com as pessoas, porque andámos a pé no meio das pessoas, mostrando que era possível andar a pé no meio de Bangui, no meio das pessoas, aí eu vi uma criança com uma bandeira portuguesa que dizia em português ‘obrigado Presidente, queremos a paz'”, contou Marcelo.

“Outros disseram – que também é perfeitamente legítimo – ‘queremos a paz e gostamos do Cristiano Ronaldo‘, que é uma forma de dizer gostamos de Portugal”, brincou.

Sublinhou ainda que, desta forma, as pessoas estão a mostrar que percebem o que os portugueses estão a fazer em conjunto com mais 11 países, na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), mas também noutra missão de formação das Forças Armadas daquele país.

Sente-se que os portugueses têm “um papel especial”, disse. O facto de “haver confiança nos militares em geral e em especial nos militares portugueses é um contributo especial”, afirmou, confessando sair da República Centro-Africana “a amar ainda mais Portugal“.

“Somos os melhores, viva Portugal, mas viva também a República Centro-Africana”, foi assim que concluiu a visita que fez, acompanhado de José Azeredo Lopes, ministro da Defesa Nacional, à força portuguesa que integra a MINUSCA e aos militares que comandam a missão de treino na União Europeia na República Centro-Africana.

Polícias e militares batem à porta de Marcelo

Esta terça-feira de manhã, oito associações representativas de polícias e militares bateram à porta do Presidente da República, para entregar um ofício comum, assinado por todos.

De acordo com a TSF, polícias e militares exigem a vários membros do Governo e, depois, ao primeiro-ministro, desde fevereiro, uma resposta sobre o descongelamento das carreiras previsto no Orçamento do Estado.

António Mota, presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas disse à TSF que os profissionais estão cansados de esperar e que se as respostas não chegarem em poucos dias, vão avançar com protestos nas ruas. Também o presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) admite que não vão esperar muito mais tempo.

A única condição que as associações pedem ao Governo é que cumpra a lei do Orçamento de Estado e que comece a negociar o descongelamento das carreiras.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …