Em terra, no ar e no mar: Militares portugueses são “os melhores do mundo”

Alexandre Duclay / Lusa

Esta segunda-feira, na República Centro-Africana, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o orgulho nos militares portugueses. Já esta terça-feira, em Portugal, polícias e militares vão bater à porta do Presidente da República para entregar um ofício comum.

Os militares portugueses são “os melhores do mundo, em terra, no ar e no mar”, considerou Marcelo Rebelo de Sousa, esta segunda-feira, numa intervenção perante o contingente que se encontra em missão na República Centro-Africana, destacando o seu contributo para a paz.

O Presidente da República afirmou, na sua intervenção, que os militares portugueses vão para onde for necessários sempre com a mesma “capacidade de resolução, de decisão, de intervenção, todos os dias, 24 horas por dia”.

Depois de ter manifestado a honra que era estar em Bangui com o contingente português destacado na República Centro-Africana, Marcelo lembrou que ali se constrói a paz e uma África diferente. “Isso é importante para todos, é importante para África, é importante para a Europa, é importante para o mundo, é importante para Portugal“.

Marcelo Rebelo de Sousa descreveu também o orgulho que sentiu quando ouviu o Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, agradecer o que os portugueses estão a fazer naquele país e dizer que quer ir ainda mais longe no reforço dos laços de amizade com Portugal.

“Orgulho-me porque naquela hora e meia entre o aeroporto e o Palácio Presidencial, que podiam ser 15 minutos, mas foi uma hora e meia porque parámos o carro, porque falámos com as pessoas, porque andámos a pé no meio das pessoas, mostrando que era possível andar a pé no meio de Bangui, no meio das pessoas, aí eu vi uma criança com uma bandeira portuguesa que dizia em português ‘obrigado Presidente, queremos a paz'”, contou Marcelo.

“Outros disseram – que também é perfeitamente legítimo – ‘queremos a paz e gostamos do Cristiano Ronaldo‘, que é uma forma de dizer gostamos de Portugal”, brincou.

Sublinhou ainda que, desta forma, as pessoas estão a mostrar que percebem o que os portugueses estão a fazer em conjunto com mais 11 países, na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), mas também noutra missão de formação das Forças Armadas daquele país.

Sente-se que os portugueses têm “um papel especial”, disse. O facto de “haver confiança nos militares em geral e em especial nos militares portugueses é um contributo especial”, afirmou, confessando sair da República Centro-Africana “a amar ainda mais Portugal“.

“Somos os melhores, viva Portugal, mas viva também a República Centro-Africana”, foi assim que concluiu a visita que fez, acompanhado de José Azeredo Lopes, ministro da Defesa Nacional, à força portuguesa que integra a MINUSCA e aos militares que comandam a missão de treino na União Europeia na República Centro-Africana.

Polícias e militares batem à porta de Marcelo

Esta terça-feira de manhã, oito associações representativas de polícias e militares bateram à porta do Presidente da República, para entregar um ofício comum, assinado por todos.

De acordo com a TSF, polícias e militares exigem a vários membros do Governo e, depois, ao primeiro-ministro, desde fevereiro, uma resposta sobre o descongelamento das carreiras previsto no Orçamento do Estado.

António Mota, presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas disse à TSF que os profissionais estão cansados de esperar e que se as respostas não chegarem em poucos dias, vão avançar com protestos nas ruas. Também o presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP) admite que não vão esperar muito mais tempo.

A única condição que as associações pedem ao Governo é que cumpra a lei do Orçamento de Estado e que comece a negociar o descongelamento das carreiras.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …