Há novos dados que indiciam que diversos clientes do BES foram enganados por um gestor bancário da instituição, na altura da compra de papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES).
O jornal Expresso teve acesso a documentos que provam que vários clientes foram enganados de forma deliberada.
Estes documentos, datados de 2012, mostrarão que “alguns clientes foram levados pelo banco a investir no produto Poupança Plus, séries comerciais de ações preferenciais do GES, sem o saberem”.
O mesmo jornal atesta ainda que o referido produto seria apresentado, nestes papéis, como “um depósito a prazo, especificando todas as condições habituais de um depósito, inclusive que o mesmo estaria coberto pelo Fundo de Garantia de Depósitos“.
O contrato de investimento em causa deveria terminar em 2014, mas “até ao momento o cliente burlado ainda não teve qualquer acesso ao seu dinheiro”.
O Novo Banco já reagiu a estes dados, notando que se tratou de “um caso isolado“, cita o semanário, acrescentando que o gestor bancário em causa, de uma agência de Chaves, estará suspenso desde Janeiro.
Uma fonte da mesma entidade bancária nota que “está em curso um inquérito, de modo a assegurar o necessário contraditório, do qual o Novo Banco vai extrair conclusões e articular com o Banco de Portugal a forma como actuar”.
O Expresso acrescenta que “não está claro se o gestor o fez para ficar com os fundos ou apenas para conseguir vender mais facilmente o produto que era disponibilizado a clientes, já que o Novo Banco não esclarece o que aconteceu ao dinheiro”.
“Da mesma forma não se sabe se o funcionário actuou sozinho ou se o fez pressionado pelas chefias para conseguir atingir metas comerciais”, acrescenta a dita publicação.
ZAP
Crise do BES
-
27 Dezembro, 2018 Ministério Público nega acesso a escutas do GES a Ricardo Salgado
-
28 Agosto, 2018 BES “mau” está sem dinheiro para pagar dívidas ao Grupo Amorim
Um caso isolado? É importante que todos os lesados apresentem queixas nos tribunais! As manifestações só servem para alimentar o espetáculo. É preciso apresentar queixas contra os gestores de conta que enganaram os clientes.