Fernando Araújo deixa aviso sério: todos vamos “pagar caro” uma política que, alega, aposta mais na economia do que na saúde.
O antigo director-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deixa críticas duras ao Plano de Emergência e Transformação da Saúde.
Fernando Araújo acha que o Governo liderado por Luís Montenegro não está a cuidar da saúde – está sobretudo a pensar na economia.
É um “mercado da doença”, lê-se no artigo de opinião publicado nesta sexta-feira no Expresso.
O gestor alerta que o plano do Ministério da Saúde não apresenta qualquer estratégia para apostar na prevenção da doença.
Entre as 54 medidas anunciadas nesse documento, em Maio, Fernando Araújo só vê uma positiva: contratar psicólogos para o SNS. No entanto, mesmo esse elogio traz um “mas”: é “estranho” que essa medida, que tinha sido anunciada como concluída, afinal agora está em curso.
Fernando Araújo acrescenta que o Governo da AD olha para o SNS com alguma “arrogância”, como se este serviço fosse “uma galinha dos ovos de ouro“.
Para o antigo director do SNS, o Governo está a dar prioridade à economia do país, não à saúde dos cidadãos.
E deixa um aviso: “Tenho a certeza de que todos vamos pagar caro esta política”.
Recorde-se que Fernando Araújo demitiu-se, em Abril deste ano,do cargo de director executivo do SNS (em conjunto com a sua equipa) porque não queria ser obstáculo ao Governo nas políticas e nas medidas que considere necessárias. Dispensou a indemnização a que tinha direito.
Vai acabar bem para uma minoria abastada , e muito mal para a maioria dos Doentes com modestos rendimentos ! ….Vergonhoso .
“todos vamos pagar caro esta política” diz o ministro B da Saúde, do anterior governo. Ele está-se a ver ao espelho. Deve estar-se a referir aos 8 anos de miséria no SNS e do (des)governo do seu partido.
Vamos ver quem tem razão.
Infelizmente, já está bem claro que a política de saúde deste governo não tem nada mais do que a promoção dos negócios que giram à volta da doença. Não é surpresa alguma, porque esta estratégia é comandada pelo atual deputado do PSD e antigo bastonário da Ordem dos Médicos (Miguel Guimarães), qcujo objetivo durante a pandemia foi abrir os telejornais com declaraçõe a arrasar as medidas tomadas no SNS (que afinal funcionaram bem contra a pandemia), enquanto os portugueses sofriam e tinham medo. Primeiro os negócios (a que ele está ligado). Pelo meio, usou os cidadãos desprotegidos como manta hipócrita para justificar as suas afirmações incompetentes. Luís Montenegro não deve ser capaz de perceber o que se passa e deixa-se levar na onda interesseira de gente deste tipo.