Ucrânia destrói helicóptero de 12 toneladas com um drone de 900 gramas

1

Igor Dvurekov / Wikipedia

Helicóptero Mil Mi-8 da Força Aérea da Rússia

As forças ucranianas terão derrubado um helicóptero russo de 12 toneladas com um pequeno drone de menos de um quilograma carregado de explosivos. O aparelho levava a bordo três tripulantes.

Um helicóptero russo de 12 toneladas foi aparentemente obliterado por um drone de apenas 900 gramas.

Imagens que circulam na Internet mostram o helicóptero, um Mil Mi-8, a arder num campo perto de Donetsk, próximo da linha da frente do conflito, mas o incidente ainda não tenha sido verificado de forma independente.

Habitualmente usado para transporte de tropas,  o Mil Mi-8 é um helicóptero de dupla turbina, de porte médio, com uma tripulação de três homens. Foi criado originalmente pela União Soviética na década de 1960 e comissionado em 1968.

Há já algum tempo que a Ucrânia tem vindo a usar drones de baixo custo, produzidos internamente, para ataques de longo alcance. De acordo com oficiais militares, a Ucrânia produziu cerca de 200 mil drones nos primeiros meses deste ano, em comparação com apenas 60 mil no ano passado.

Segundo a revista Forbes, os problemas levantados por estes ataques ucranianos com drones de baixo custo tornou-se tão grave, que a Rússia está a enviar helicópteros secundários para escoltar outros helicópteros.

O ataque bem sucedido terá surgido após várias tentativas falhadas, reportou na terça-feira o canal de Telegram pró-Moscovo Voivode Broadcasts, citado pelo The War Zone.

“Ontem, escrevemos sobre as tentativas do inimigo de operar drones contra a aviação do nosso exército. Infelizmente… hoje eles conseguiram“, lê-se na publicação, segundo a qual o helicóptero foi atingido logo após a descolagem.

Os drones são “assustadores para veículos blindados, infantaria e helicópteros”, lê-se num outro post do Voivode.

Para além de derrubar helicópteros, as forças ucranianas têm também usado drones para atacar tropas e embarcações navais. No início deste ano, surgiram imagens de um drone naval kamikaze a destruir uma lancha militar russa na Crimeia.

O alegado alcance destes drones é espantoso. De acordo com as autoridades ucranianas, as suas forças atingiram um bombardeiro supersónico russo a uma distância recorde de 1800 km da fronteira ucraniana.

Mas não é só a Ucrânia que está a recorrer fortemente aos drones. No início desta semana, a Rússia lançou um dos maiores ataques de sempre com drones na Ucrânia. Segundo as forças ucranianas, foram abatidos todos os 89 drones, cujo alvo principal seria Kiev.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.