/

Ministério Público já sabe de onde saiu o dinheiro transferido para José Sócrates

10

psalter2009 / Flickr

Ex-primeiro-Ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Um dos donos do Grupo Lena, Joaquim Barroca, foi identificado pelo Ministério Público (MP) como o autor das transferências de dinheiro que foram feitas para Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates.

A informação é avançada pelo Diário de Notícias, que sustenta que Rosário Teixeira, o procurador do Ministério Público responsável pela “Operação Marquês“, que implica José Sócrates em crimes de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais, terá chegado a esta conclusão após analisar os dados bancários que recebeu das autoridades suíças.

Rosário Teixeira terá deste modo “identificado, não só a origem do dinheiro, mas também o período no qual se verificaram transferências de muitos milhões de euros: de 2007 a 2009 – ou seja, durante os mandatos de José Sócrates como primeiro-ministro”, sustenta o Diário de Notícias.

Joaquim Barroca é, além de um dos donos, um dos administradores Grupo Lena que já tinha sido definido como o agente corruptor, neste caso, alegando o Ministério Público que o conglomerado beneficiou da adjudicação de obras avaliadas em 200 milhões de euros durante o mandato de José Sócrates.

De acordo com estes dados, Carlos Santos Silva surge no processo como um interveniente passivo, mero receptor e transmissor de dinheiro. Todavia, uma investigação da TVI, cujas revelações são citadas pelo Observador, constata que o amigo de José Sócrates “conseguiu 115 milhões de euros em contratos públicos” em apenas seis anos.

O Observador repara, citando a TVI, que Carlos Santos Silva “conseguiu 852 contratos públicos, a maioria por adjudicação e ajuste directo – 426 contratos por adjudicação, 281 por ajuste direto e 145 por concurso público”, entre Novembro de 2008 e Janeiro de 2015.

A publicação frisa ainda que “a grande maioria dos contratos assinados com o Estado e com autarquias foi celebrada no período entre 2009 e 2011, quando José Sócrates era ainda primeiro-ministro”.

Entretanto, os investigadores do MP estarão a tentar desenhar a rede financeira que envolve os crimes da Operação Marquês, de modo a conseguirem traçar exactamente o percurso do dinheiro. Para isso, estarão a analisar outros processos, nomeadamente os inquéritos às Parcerias Público Privadas Rodoviárias e à Parque Escolar, conforme adianta o jornal i.

ZAP

10 Comments

  1. É preciso ter azar!
    Grandes amigos que ele arranjou…
    Vejam lá o que os amigos lhe fizeram – encheram-lhe a conta com milhões de euros – se calhar à traição – e agora o desgraçado está preso e a ser comido pelas pulgas….

  2. Tudo isto só tem valor após pelo menos 2 démarches:
    1- visionamento de todos os documentos e audição das testemunhas dos factos.
    2- prisão preventiva de todos os responsáveis dos ministérios ou sectores onde ocorreram outros casos que até hoje estão por resolver.
    de resto é BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá BláBláBlá.

  3. Ja agora investiguem também os detergentes omo+tide branqueadores do pinosokratino, respectivamente ex-pgr (o pintaínho monta-nelas, primo da mãe do bandaalho que o devia ter abortado à nascença) e ex-stj (o m3rdonha mal-nascido). Por que razão tudo fizeram para mandar apagar as escutas??? Se ainda existem, e espero que ALGUM PATRIOTA AS TENHA GRAVADO, divulguem-se em qualquer PORTUGAL-leaks, para que todos os Portugueses (os efectivos patriotas, e os xuxa-vesgos e xuxa-cegos mentais) SAIBAM A VERDADE sobre o kanalha que tiveram como pm(1º mentiroso). O falsário vaidoso retórico ladrão vilão e pavão que, como cigarra despesista, DUPLICOU DIVIDA de 60%PIB para 115%PIB (de 90000 milhoes para 175000 milhoes euro), chamou TROIKA (pq já nao havia dinheiro para salarios e reformas do mês seguinte), deixou 750000 desempregados e fugiu pra PARIS à custa do dinheiro que XULOU A PORTUGAL. E cijas consequencias, pagaremos nos proximos 25-30 anos.

    • Bolas! Autêntica Sticada. Por pouco a bola ainda resvalava num monte alentejano, imagine, por fax que queria andar de avião e cortaram-lhe as asas… Ao FAX.

  4. E… Desde 2012 que vigora um acordo de troca de informação bancária (Portugal-Suissa) de teor fiscal dos depositantes nacionais. E…???
    Aquele enclave do capital, o maior receptador de depósitos não nacionais do mundo, há decadas que evocava dificuldades em encontrar legitimidade de potencias herdeiros – judeus… É lá que se encontra o acelerador de partículas (CERN)
    através do qual se chegou ao bosão de Higgs – Partícula de Deus.
    À entrada de ‘fluxos’ todos se benzem na pia de água benta e até de mão no peito.

    • se assim fosse não deviamos nada a ninguém, só os do bpn e derivados tipo ações a meia duzia de tostões e grandes mansões lá prós lados de boliqueime ainda nos sobrava pra umas gambas e uma imperial.

  5. os votantes no rui moreia não vão poder festejar (se a moreia conseguir o tacho) porque tem no seu seio CDS’s, PSD’s, PS’s, BE’s, PC’s, VERDES’s, PAN’s, e a festa é só para os bois without job’s do partido dos independentes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.