Marcelo dá como “provável” posse do Governo a 29 de março

Eduardo Costa / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O novo Governo pode vir a tomar posse a 29 de março, antecipou Marcelo Rebelo de Sousa, ainda sem certezas. Quanto à composição do novo Executivo, deixa nas mãos de António Costa.

Esta terça-feira, à margem do lançamento da autobiografia do cirurgião José Roquette, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa disse ser “provável” que o novo Governo venha a tomar posse no dia 29 de março.

Quanto à composição do Executivo, o Presidente da República nada tem a dizer. “Quem forma o Governo é o senhor primeiro-ministro em tempo devido”, afirmou, numa altura em que é dada como certa a saída de Augusto Santos Silva para ser candidato ao cargo de Presidente da Assembleia da República.

O Observador lembra que, durante a formação do Governo de Pedro Santana Lopes, o então chefe de Estado, Jorge Sampaio, terá vetado informalmente a escolha de Paulo Portas como ministro dos Negócios Estrangeiros.

No caso de Santos Silva, não seria um veto mas antes uma eventual pressão de Marcelo para que Costa não abdicasse de Santos Silva, uma peça fundamental enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, reconhecido por homólogos, com experiência e peso políticos num momento sensível da vida europeia.

Em relação à tomada de posse, Marcelo salientou que “o ideal era fazer o Conselho de Estado depois de haver Governo e estar instalada a nova Assembleia. [Mas] a evolução rápida dos acontecimentos e o facto de ter de se esperar muito, muito, muito [fez-me] considerar que não fazia sentido esperar pelo dia 29 de março”.

O Presidente da República convocou uma reunião do Conselho de Estado para dia 14, às 15h00, no Palácio da Cidadela, em Cascais, “com um único ponto da ordem de trabalhos: a situação na Ucrânia”.

Esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa completa seis anos no cargo de Presidente da República.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.