Marcelo Rebelo de Sousa acredita que os portugueses já interiorizaram a importância das contas públicas equilibradas. Agora, é preciso que percebam aquilo que é necessário fazer para o país crescer.
O Presidente da República presidiu à sessão solene do Dia da Assembleia Legislativa da Madeira, e, à porta, inaugurou uma estátua de homenagem aos profissionais de saúde que enfrentaram a pandemia.
No discurso, Marcelo Rebelo de Sousa evidenciou a urgência de uma maior aposta do país no crescimento económico. Apesar de ter afirmado que tem consciência de que os portugueses interiorizaram a importância das contas públicas equilibradas, sublinhou a importância de se dar o passo seguinte: entender o que é preciso fazer para o país crescer.
“É esse o grande desafio para os próximos tempos“, vaticinou, citado pelo Público.
Na ótica do chefe de Estado, é preciso mais inovação, mais formação e mais investimento no capital humano. A economia portuguesa, indicou, tem de subir acima dos 3% para recuperar o terreno perdido para os outros parceiros europeus.
Na sua curta visita à Madeira, a primeira paragem de Marcelo Rebelo de Sousa foi no parlamento madeirense, onde presidiu à sessão solene do Dia da Assembleia Legislativa da Madeira.
À porta, no seguimento da inauguração da estátua de homenagem aos profissionais de saúde, o Presidente aproveitou para enaltecer esta classe: “Quando ainda não se sabia como era o contágio. Que riscos corriam. Não existiam máscaras, nem vacinas. Eles, os profissionais de saúde, estavam lá.”
“Este monumento celebra a esperança. Estarmos aqui, significa que estamos a vencer a pandemia”, rematou.