/

Miguel Frasquilho vai ser substituído por Manuel Beja como chairman da TAP

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Conselho de Administração do Grupo TAP, Miguel Frasquilho

Miguel Frasquilho vai deixar a presidência do conselho de administração da TAP para dar lugar a Manuel Beja, um matemático do ISEG com experiência de gestão.

De acordo com o jornal online ECO, o Governo deixou cair Miguel Frasquilho da presidência do conselho de administração da TAP, depois de o gestor ter feito a transição entre a administração privada e pública da companhia aérea, ter conduzido o plano de reestruturação apresentado à Comissão Europeia e ter negociado os acordos de emergência com os sindicatos.

Apesar de o Executivo não confirmar esta mudança, o ECO apurou junto de duas fontes que o novo chairman vai ser Manuel Beja, um matemático licenciado pelo ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa) com experiência de gestão, sobretudo na área das tecnologias de informação.

O gestor, que esteve mais de nove anos nos quadros da Novabase, foi diretor de recursos humanos da tecnológica e conhece o mercado brasileiro, o principal mercado de exportação da transportadora portuguesa. Foi managing director da empresa no Brasil entre março de 2002 e março de 2005.

O jornal digital acrescenta que o chairman cessante só terá sido informado da decisão do Governo esta terça-feira.

Por sua vez, a francesa Christine Ourmières-Widener, com experiência de liderança no setor da aviação, vai liderar a comissão executiva da TAP.

A gestora foi até há pouco tempo presidente da Flybe Group, uma das mais importantes companhias aéreas regionais da Europa, já foi presidente executiva de uma sociedade de leasing especializada no setor e também já passou pela Air France/KLM.

Segundo o semanário Expresso, o cargo de administrador financeiro será ocupado por João Weber Gameiro. Alexandra Reis vai deixar o cargo e fica com a direção de negócios. Já Sílvia Mosqueira fica com a área comercial, em substituição de Arik De.

Além de Frasquilho, avança o mesmo jornal, estão também de saída os administradores não executivos Bernardo Trindade e António Gomes Menezes. Mantém-se José Manuel Silva Rodrigues e estão a ser apontados Ana Teresa Lehmann, Gonçalo Pires e João Duarte.

A 24 de junho, os acionistas da TAP (Estado, Humberto Pedrosa e os trabalhadores) vão reunir em assembleia geral para a eleição dos novos órgãos sociais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.