/

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

1

Dgcampos / wikimedia

Universidade Católica Portuguesa

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar mais de 17 mil euros por ano e as candidaturas estão abertas até ao final do mês.

De acordo com o jornal Público, o curso de Medicina da Universidade Católica vai custar 17 mil euros por ano, o que significa que os estudantes terão de pagar um total de 100 mil euros pelos seis anos de formação.

A propina mensal será de 1.625 euros e corresponde, segundo a instituição, ao custo real da formação. Ao longo do ano letivo, os alunos pagarão dez mensalidades (16.250 euros por ano) e, tendo em conta que o curso de Medicina é um mestrado integrado, esse valor multiplicar-se-á por seis anos de formação: com o custo total das propinas a elevar-se para os 97.500 euros. A este valor acresce uma taxa de inscrição anual de 1.500 euros.

Para termo de comparação, fazer o curso de Medicina numa das sete faculdades públicas custa cerca de 4.200 euros – um valor que corresponde a menos de três meses de propinas no novo curso da Universidade Católica.

O valor da propina “reflete o custo de formação de um aluno de Medicina, que não é diferente na Universidade Católica de uma universidade pública”, explicou fonte da reitoria da universidade, liderada por Isabel Capeloa Gil, ao Público.

“Nas universidades públicas este valor é coberto pelo Orçamento do Estado, sustentado no valor pago pelos contribuintes, ao contrário da Universidade Católica, onde a propina é suportada pelas famílias”, acrescentou.

As candidaturas ao novo curso de Medicina estão neste momento a decorrer – abriram a 19 de Abril e prolongam-se até ao último dia deste mês. A taxa de candidatura é de 350 euros, não reembolsáveis no caso de não ser garantida vaga.

Aos alunos nacionais são exigidas três provas de ingresso (Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática), além de um certificado de proficiência em Inglês. Os estudantes candidatos também passam por uma entrevista de seleção, que será realizada entre Junho e Julho. Os resultados das candidaturas são conhecidos a 10 de Agosto.

Os primeiros 50 alunos começam as aulas a 13 de Setembro e as candidaturas estão abertas até ao final deste mês, escreve o diário. O curso será lecionado em parceira com a Universidade de Maastricht, na Holanda, e o Grupo Luz Saúde.

Quando a Universidade Católica anunciou o curso de Medicina, a Ordem dos Médicos mostrou-se preocupada com problemas que “colocam em causa a qualidade do curso”, considerando que a “esfera política prevaleceu sobre a esfera técnica”.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.