O Governo não vai dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, dia 16, por o país se encontrar em confinamento geral devido à covid-19, sem festividades públicas.
“A tolerância de ponto visa permitir às pessoas participar em festividades e celebrações que este ano não existirão tendo em conta o atual contexto do país”, referiu à agência Lusa fonte oficial do Executivo.
Na próxima semana deverá ser renovado o estado de emergência em Portugal por mais 15 dias, estendendo-se até 1 de março, e tudo indica que se manterá no país o dever geral de recolhimento e o encerramento de um amplo conjunto de atividades para conter a propagação do novo coronavírus.
Por outro lado, segundo o Governo, no próximo dia 16 de fevereiro, deverá estar em curso o ensino à distância num período que habitualmente é de interrupção letiva.
Desde que António Costa é primeiro-ministro, esta será a primeira vez que não haverá tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval. Em dezembro do ano passado, o Executivo também não deu tolerância de ponto no Ano Novo, justificando ser necessário “um período de contenção” para avaliar os efeitos do aligeirar das medidas no Natal.
O atual confinamento geral em Portugal vigora desde o passado dia 15 e o estado de emergência desde 9 de novembro.
Esta quinta-feira, Portugal registou 225 mortes relacionadas com a covid-19 e 7914 casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim da DGS indicou também que estavam internadas 6496 pessoas, menos 188 do que na véspera, das quais 863 em unidades de cuidados intensivos, menos 14.
Desde o início da pandemia de covid-19, morreram em Portugal 13.482 pessoas, num total de 748.858 casos de infeção confirmados.
ZAP // Lusa