/

Função pública sem tolerância de ponto no Ano Novo

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro afirmou, esta quarta-feira, que o Governo não vai dar tolerância de ponto no Ano Novo este ano por ser necessário “um período de contenção” para avaliar os efeitos que poderá ter tido o aligeirar das medidas no Natal.

Em declarações aos jornalistas no final da inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos nível II do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora (Lisboa), António Costa adiantou ainda que, também por esse motivo, “será seguramente prorrogado o atual estado de emergência“.

“A administração central não terá este ano tolerância de ponto. Como sabem, optámos por medidas muito restritivas na passagem de ano, já que no período de Natal felizmente pudemos aligeirar e agora precisamos de um período de contenção para avaliar os resultados”, afirmou.

António Costa considerou que só na segunda semana de janeiro será possível “avaliar o impacto que o Natal teve” no número de casos de covid-19. “Esperamos que não tenha tido o efeito nefasto que teve noutros países, estou confiante que não”, disse.

Questionado sobre o aumento do número de casos registado hoje – 6049 novos casos, o mais alto desde 5 de dezembro -, o primeiro-ministro disse que “muito provavelmente” são a compensação do menor número de testes realizados durante o período natalício.

“Os efeitos verdadeiros do Natal ainda é cedo para os termos presentes, se eles existirem seguramente chegarão entre a próxima semana e a semana seguinte, é só fazer as contas”, disse.

Por essa razão, António Costa manifestou a convicção de que o atual estado de emergência, que termina a 7 de janeiro, “será seguramente automaticamente prorrogado” para que se possam avaliar esses efeitos.

Vamos voltar a ter 15 dias de grande contenção para que tudo possa correr bem”, disse.

A agência Lusa já tinha avançado, esta manhã, que tudo indicava que este ano não haveria tolerância de ponto, uma vez que os sindicatos não tinham recebido ainda qualquer informação nesse sentido.

Para o Ano Novo o Governo decidiu aplicar medidas restritivas a todos os concelhos de Portugal continental, mais apertadas do que no Natal.

Assim, a circulação entre concelhos está proibida a partir das 00h00 de 31 de dezembro e até às 05h00 de 4 de janeiro e o recolher obrigatório no último dia do ano é as 23h00. Além disso, nos dias 1, 2 e 3 de janeiro está proibida a circulação na via pública a partir das 13h00.

No dia 31 de dezembro os restaurantes podem funcionar até às 22h30 e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro podem funcionar até as 13h00, exceto para entregas ao domicílio.

No Ano Novo, estão também proibidas as festas públicas ou abertas ao público, bem como os ajuntamentos na via pública com mais de seis pessoas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.