/

Lacerda Sales admite que confinamento vai durar “seguramente mais do que duas semanas”

1

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O secretário de Estado-adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu, em entrevista à TVI na quinta-feira à noite, que as medidas de confinamento geral vão prolongar-se “seguramente mais do que duas semanas”. 

Numa entrevista à TVI na noite desta quinta-feira, António Lacerda Sales, secretário de Estado-adjunto e da Saúde, disse que as próximas semanas serão “difíceis” e que será praticamente impossível abrandar o ritmo da pandemia de covid-19 com apenas duas semanas de confinamento apertado.

“Não me quero antecipar nem tenho uma bola de cristal para poder dizer qual será o limite ou o horizonte temporal”, admitiu o governante, reconhecendo, ao mesmo tempo, que “vamos ter semanas difíceis pela frente”.

Apesar disso, Lacerda Sales garantiu que o confinamento vai durar “seguramente mais de duas” semanas.

O secretário de Estado lembrou que 10% dos infetados por covid-19 em Portugal estão internados e 1% destes vão para as unidades de cuidados intensivos.

Lacerda Sales disse que a lotação em hospitais neste momento é de 91% em enfermaria e 85% em cuidados intensivos — números estes que estão acima da “linha vermelha” estipulada pelo Governo.

Neste momento, Portugal tem 19.169 camas disponíveis: 18.050 em enfermaria e 199 em UCI. Tem ainda “1961 ventiladores”

Questionado sobre a relação entre o atual quadro epidemiológico e o alívio das restrições por altura do Natal e do Ano Novo, Lacerda Sales disse que o Goveno tomou as decisões “em função de informação rigorosa e consolidada”.

Além disso, deu exemplos de outros países europeus, como a Irlanda ou a República Checa, que “até com medidas mais restritivas que as nossas no Natal, tiveram e estão a ter estes picos como nós. As medidas, por vezes, funcionam integradamente”, acrescentou.

Em relação à mudança de opinião sobre o encerramento das escolas, o governante apontou diferenças entre os dados que o Governo tinha no início da semana e os que tinha esta quinta-feira. Um deles é o aumento exponencial “que a nova variante pode provocar”, que pode chegar a 60% dos contágios, e o facto de atacar “essencialmente idades mais jovens”.

Sobre as previsões sobre a variante inglesa, Lacerda Sales disse esperar “que as projeções falhem”, garantindo que o Governo está a tentar aumentar a capacidade de resposta dos hospitais. “A nossa capacidade expandir-se-á até ao limite, mas em nenhum lugar do mundo o sistema é ilimitado”.

Questionado sobre as críticas de Rui Rio, que acusou o Executivo de “desgoverno”, Lacerda Sales defendeu que “todos precisamos de estar unidos numa altura destas”.

O governante sublinhou que “o Governo não hesitará em tomar decisões diferentes que sejam proporcionais à situação epidemiológica”. “Garanto que estamos ao lado dos portugueses, dos que sofrem com a pandemia, até ao limite”, rematou.

Maria Campos, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.