/

Madrid quer farmácias a testar toda a população para “salvar” o Natal

Rammn de la Rocha / EPA

O Governo regional de Madrid pediu ao Executivo espanhol que autorizasse testes de antigénio (os testes com resultados rápidos) nas farmácias da região, visando testar toda a população gratuitamente antes do Natal.

“Temos muito em jogo neste Natal. Estamos a entrar no Inverno. O compromisso deve ser o de baixar a curva e evitar a perda de postos de trabalho”, disse o vice-presidente da comunidade, Ignacio Aguado, em entrevista à televisão La Sexta.

Estamos a alcançar este objetivo pouco a pouco. Os testes de antigénios são uma das medidas que estão a funcionar. Queremos que o Governo nos autorize a fazer testes em farmácias”, continuou o governante, citado pelo jornal Público.

“Penso que é uma mensagem de tranquilidade para o povo de Madrid quando se trata de jantares de Natal”, disse, acrescentado que “a ideia está em cima da mesa” e que esperam a autorização do Governo nacional para a executar.

De acordo com o jornal El País, os testes seriam gratuitos para todos e teriam como objetivo testar a população em massa para que se possam reunir com a família no Natal.

 

“É fundamental que que nos próximos dias seja possível fazer testes nas farmácias. A estratégia de testar massivamente está a funcionar. Naqueles locais onde se fazem testes massivos está a controlar-se a curva. Madrid é uma dessas regiões”, continuou Aguado.

“O Governo também tinha receio em pedir PCR aos viajantes e acabou por concordar. Diziam que não se podia baixar o IVA das máscaras e acabou por se fazer. Não temos tempo a perder. Precisamos de mãos e acredito que este é o caminho correto. Quantos mais testes fizermos, mais poderemos incidir no objetivo final”.

Espanha com novo máximo diário de mortes

A Espanha registou esta terça-feira mais 435 mortes atribuídas à covid-19, o número diário mais elevado da segunda vaga da pandemia, passando o total de óbitos para 41.688, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram 13.159 novos casos de covid-19, elevando para 1.510.023 o total de infetados no país desde o início da pandemia.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.022 pessoas, das quais 342 na Andaluzia, 335 na Catalunha, 231 na Comunidade Valenciana, 201 em Madrid e 200 em Castela e Leão.

Em todo o país há 20.007 pessoas hospitalizadas com a covid-19, menos 400 do que na segunda-feira, o que corresponde a 16,13% das camas, das quais 3.156 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 32,31% das camas desse serviço, um número também a decrescer.

O nível de incidência acumulada em Espanha estabilizou nos 466 casos diagnosticados (menos quatro do que na segunda-feira) por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Ceuta (829), Castela e Leão (798), País Basco (749), Rioja (724), Aragão (714), Melilla (639), Navarra (544) e Catalunha (491).

O Conselho de Ministros espanhol aprovou também nesta terça-feira a redução do IVA sobre as máscaras cirúrgicas descartáveis dos atuais 21% (taxa normal) para 4% (reduzida) até 31 de Dezembro de 2021.

A esta medida junta-se uma outra, a da redução do preço máximo de venda destas máscaras, que a partir desta quarta-feira não podem custar mais de 0,72 euros, em comparação com os 0,96 euros que podiam custar até agora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.