Madrid quer farmácias a testar toda a população para “salvar” o Natal

Rammn de la Rocha / EPA

O Governo regional de Madrid pediu ao Executivo espanhol que autorizasse testes de antigénio (os testes com resultados rápidos) nas farmácias da região, visando testar toda a população gratuitamente antes do Natal.

“Temos muito em jogo neste Natal. Estamos a entrar no Inverno. O compromisso deve ser o de baixar a curva e evitar a perda de postos de trabalho”, disse o vice-presidente da comunidade, Ignacio Aguado, em entrevista à televisão La Sexta.

Estamos a alcançar este objetivo pouco a pouco. Os testes de antigénios são uma das medidas que estão a funcionar. Queremos que o Governo nos autorize a fazer testes em farmácias”, continuou o governante, citado pelo jornal Público.

“Penso que é uma mensagem de tranquilidade para o povo de Madrid quando se trata de jantares de Natal”, disse, acrescentado que “a ideia está em cima da mesa” e que esperam a autorização do Governo nacional para a executar.

De acordo com o jornal El País, os testes seriam gratuitos para todos e teriam como objetivo testar a população em massa para que se possam reunir com a família no Natal.

 

“É fundamental que que nos próximos dias seja possível fazer testes nas farmácias. A estratégia de testar massivamente está a funcionar. Naqueles locais onde se fazem testes massivos está a controlar-se a curva. Madrid é uma dessas regiões”, continuou Aguado.

“O Governo também tinha receio em pedir PCR aos viajantes e acabou por concordar. Diziam que não se podia baixar o IVA das máscaras e acabou por se fazer. Não temos tempo a perder. Precisamos de mãos e acredito que este é o caminho correto. Quantos mais testes fizermos, mais poderemos incidir no objetivo final”.

Espanha com novo máximo diário de mortes

A Espanha registou esta terça-feira mais 435 mortes atribuídas à covid-19, o número diário mais elevado da segunda vaga da pandemia, passando o total de óbitos para 41.688, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram 13.159 novos casos de covid-19, elevando para 1.510.023 o total de infetados no país desde o início da pandemia.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.022 pessoas, das quais 342 na Andaluzia, 335 na Catalunha, 231 na Comunidade Valenciana, 201 em Madrid e 200 em Castela e Leão.

Em todo o país há 20.007 pessoas hospitalizadas com a covid-19, menos 400 do que na segunda-feira, o que corresponde a 16,13% das camas, das quais 3.156 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 32,31% das camas desse serviço, um número também a decrescer.

O nível de incidência acumulada em Espanha estabilizou nos 466 casos diagnosticados (menos quatro do que na segunda-feira) por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Ceuta (829), Castela e Leão (798), País Basco (749), Rioja (724), Aragão (714), Melilla (639), Navarra (544) e Catalunha (491).

O Conselho de Ministros espanhol aprovou também nesta terça-feira a redução do IVA sobre as máscaras cirúrgicas descartáveis dos atuais 21% (taxa normal) para 4% (reduzida) até 31 de Dezembro de 2021.

A esta medida junta-se uma outra, a da redução do preço máximo de venda destas máscaras, que a partir desta quarta-feira não podem custar mais de 0,72 euros, em comparação com os 0,96 euros que podiam custar até agora.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com duas mortes e 386 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 386 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.  De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Audição a Nuno Vasconcellos por confirmar. Advogado avisou que a rede não é boa

A audição de Nuno Vasconcellos na comissão de inquérito ao Novo Banco, agendada para a próxima quinta-feira, ainda está por confirmar. No site do Parlamento, o agendamento previsto para a audição de Nuno Vasconcellos, antigo presidente …

Portugal com maior queda do PIB na União Europeia no primeiro trimestre

A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%. De acordo com uma estimativa …

Corrida dos portugueses ao novo estatuto de imigrante entope consulados do Reino Unido

Mais de 380 mil portugueses já se candidataram ao novo estatuto de imigrante no Reino Unido, mas os postos consulares não estão a conseguir dar resposta a esta corrida. Segundo o jornal Público, os atrasos dos …

Autoridade Tributária demora, em média, 20,7 dias a pagar reembolso de IRS

Até ao momento, foram reembolsados 1.180.738 contribuintes, num valor total de 1.125 milhões de euros, de acordo com dados do Ministério das Finanças. O ECO avança que a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.125 milhões …

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …