/

Registado um caso de reinfeção de covid-19 em Portugal

Mahmoud Khaled / EPA

Foi registado um caso de reinfeção de covid-19 em Portugal. Trata-se de uma mulher, residente na Grande Lisboa, que esteve infetada com o novo coronavírus em julho e voltou, em outubro, a manifestar sintomas da doença.

De acordo com o jornal Público, esta mulher, de 48 anos, residente na Grande Lisboa, é o primeiro caso de reinfecção de covid-19 conhecido em Portugal.

A portuguesa testou positivo ao novo coronavírus, no início de julho, e recuperou passado 15 dias, tendo feito testes que não detetaram novamente a presença do Sars-CoV-2. Em finais de outubro, a cidadã voltou a apresentar sintomas da doença, tendo sido feito novo teste de diagnóstico que confirmou estar de novo infetada.

O diário acrescenta que o caso está a ser estudado pelo médico Germano de Sousa, especializado em Patologia Clínica e fundador de uma rede de laboratórios com o seu nome.

O especialista explicou que a doente não esteve internada nenhuma das vezes, sentiu uma ligeira diminuição da intensidade dos sintomas na segunda infeção e já testou negativo há alguns dias.

O patologista declarou ao Público quer sequenciar o genoma do segundo coronavírus que infetou esta portuguesa, para perceber se é uma variante comum do Sars-CoV-2 ou uma estirpe rara.

No entanto, o médico tem dúvidas se será possível fazê-lo com o que resta da amostra utilizada em julho e explica que tal situação pode vir a impedir que o caso seja classificado como uma reinfeção.

A reinfeção é ainda uma situação rara a nível mundial, estando confirmados por estudos científicos pelo menos cinco casos que ocorreram na Bélgica, nos Países Baixos, na região de Hong Kong, nos Estados Unidos e no Equador.

Esta terça-feira, Portugal registou mais 4452 casos positivos e 81 mortes por covid-19, segundo o últimi boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.