/

No Japão, os carros voadores podem ser uma realidade já em 2023

O governo japonês está a investir desenvolvimento de carros voadores com o objetivo de comercializar este futurista modo de transporte já em 2023.

Vários conceitos de carros voadores estão a ser desenvolvidos em todo o mundo, com empresas como Airbus, Boeing e Uber a liderar a corrida. O sonho de fazer distâncias menores em veículos capazes de descolagem e aterragem vertical está muito vivo, especialmente no Japão, de acordo com o jornal local Japan Times.

Os projetos de carros voadores estão a receber a ajuda do governo do Japão, que pretende que iniciar a sua comercialização em 2023. O objetivo final do governo é usar o espaço aéreo para transportar pessoas nas grandes cidades, para evitar engarrafamentos e fornecer um novo meio de transporte em áreas montanhosas e ilhas remotas, ou para uso em caso de desastres naturais e outras emergências.

A empresa SkyDrive, do Japão, uma das mais novas start-ups de carros voadores do país, revelou recentemente o SD-XX, uma elegante aeronave para duas pessoas, do tamanho de um carro, com alcance de várias dezenas de quilómetros a 100 quilómetros por hora.

“Estamos a considerar lançar um serviço de táxi aéreo em grandes cidades, seja Osaka ou Tóquio, com voos iniciais sobre o mar, uma vez que seria muito arriscado sobrevoar muitas pessoas de repente”, disse Tomohiro Fukuzaw, CEO do SkyDrive e ex-engenheiro na Toyota, em declarações ao mesmo jornal.

Fukuzaw observou que o desenvolvimento está “a acelerar rapidamente com o aumento do número de funcionários no empreendimento”.

A start-up está a planear começar com viagens de ida e volta em vários resorts, incluindo o Universal Studios Japan. “O modelo inicial voará basicamente em piloto automático, mas não é 100% autónomo porque um piloto precisaria de manobrá-lo em caso de emergência, por exemplo”, explicou.

A meta da startup é vender pelo menos 100 veículos até 2028. Cada um teria o custo de um “carro caro”, segundo o CEO.

Fukuzaw está convencido que, em 2050, qualquer pessoa poderá voar para qualquer destino dentro dos 23 distritos da capital em 10 minutos.

A empresa espera concluir o seu primeiro teste de voo ainda este verão.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.