/

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

(dr) Virgin Galactic

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde.

A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver uma aeronave comercial supersónica. As viagens supersónicas são a próxima aposta da companhia, que revelou recentemente a cabine da SpaceShipTwo, a sua nave desenhada para turismo espacial.

Para já, o avião tem a designação provisória de Mach 3, numa referência à velocidade máxima que será capaz de atingir: a aeronave pode chegar aos 3.600 km/h, ou seja, é três vezes mais rápida do que a velocidade do som. Esta característica deixa para trás o máximo conseguido pelo Concorde: Mach 2,04, cerca de 2.500 km/h.

De acordo com o The Verge, a versão final do veículo vai transportar entre nove e 19 passageiros. Com uma capacidade tão limitada, será de esperar um transporte ao alcance de muito poucos.

No entanto, há ainda um longo caminho pela frente, já que a empresa tem ainda de resolver a questão do ruído típico de um avião supersónico e arranjar uma forma viável de o tornar rentável.

Com esta aeronave, viagens entre Nova York (Estados Unidos) e Londres (Reino Unido) seriam feitas em apenas hora e meia, sendo que, atualmente, com o Boeing 787 da United Airlines, a duração média do voo é de seis horas. Além disso, o Mach 3 tem uma particularidade: a aeronave deverá atingir uma altitude em que seja possível ver a curvatura da Terra (18,3 quilómetros acima do nível do mar).

“Temos feito grandes progressos até agora e estamos ansiosos para abrir uma nova fronteira nas viagens de alta velocidade”, afirmou o diretor espacial da Virgin Galactic, George Whitesides. Para já, este novo projeto não tem uma data para sair do papel.

A Virgin Galactic não é a única empresa a trabalhar na construção de um jato supersónico para passageiros. No ano passado, as agências espaciais da Austrália e do Reino Unido deram a conhecer o projeto de um avião supersónico – Overture – que promete fazer Sidney-Londres em apenas quatro horas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.