Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

(dr) Virgin Galactic

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde.

A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver uma aeronave comercial supersónica. As viagens supersónicas são a próxima aposta da companhia, que revelou recentemente a cabine da SpaceShipTwo, a sua nave desenhada para turismo espacial.

Para já, o avião tem a designação provisória de Mach 3, numa referência à velocidade máxima que será capaz de atingir: a aeronave pode chegar aos 3.600 km/h, ou seja, é três vezes mais rápida do que a velocidade do som. Esta característica deixa para trás o máximo conseguido pelo Concorde: Mach 2,04, cerca de 2.500 km/h.

De acordo com o The Verge, a versão final do veículo vai transportar entre nove e 19 passageiros. Com uma capacidade tão limitada, será de esperar um transporte ao alcance de muito poucos.

No entanto, há ainda um longo caminho pela frente, já que a empresa tem ainda de resolver a questão do ruído típico de um avião supersónico e arranjar uma forma viável de o tornar rentável.

Com esta aeronave, viagens entre Nova York (Estados Unidos) e Londres (Reino Unido) seriam feitas em apenas hora e meia, sendo que, atualmente, com o Boeing 787 da United Airlines, a duração média do voo é de seis horas. Além disso, o Mach 3 tem uma particularidade: a aeronave deverá atingir uma altitude em que seja possível ver a curvatura da Terra (18,3 quilómetros acima do nível do mar).

“Temos feito grandes progressos até agora e estamos ansiosos para abrir uma nova fronteira nas viagens de alta velocidade”, afirmou o diretor espacial da Virgin Galactic, George Whitesides. Para já, este novo projeto não tem uma data para sair do papel.

A Virgin Galactic não é a única empresa a trabalhar na construção de um jato supersónico para passageiros. No ano passado, as agências espaciais da Austrália e do Reino Unido deram a conhecer o projeto de um avião supersónico – Overture – que promete fazer Sidney-Londres em apenas quatro horas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …