Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

(dr) Virgin Galactic

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde.

A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver uma aeronave comercial supersónica. As viagens supersónicas são a próxima aposta da companhia, que revelou recentemente a cabine da SpaceShipTwo, a sua nave desenhada para turismo espacial.

Para já, o avião tem a designação provisória de Mach 3, numa referência à velocidade máxima que será capaz de atingir: a aeronave pode chegar aos 3.600 km/h, ou seja, é três vezes mais rápida do que a velocidade do som. Esta característica deixa para trás o máximo conseguido pelo Concorde: Mach 2,04, cerca de 2.500 km/h.

De acordo com o The Verge, a versão final do veículo vai transportar entre nove e 19 passageiros. Com uma capacidade tão limitada, será de esperar um transporte ao alcance de muito poucos.

No entanto, há ainda um longo caminho pela frente, já que a empresa tem ainda de resolver a questão do ruído típico de um avião supersónico e arranjar uma forma viável de o tornar rentável.

Com esta aeronave, viagens entre Nova York (Estados Unidos) e Londres (Reino Unido) seriam feitas em apenas hora e meia, sendo que, atualmente, com o Boeing 787 da United Airlines, a duração média do voo é de seis horas. Além disso, o Mach 3 tem uma particularidade: a aeronave deverá atingir uma altitude em que seja possível ver a curvatura da Terra (18,3 quilómetros acima do nível do mar).

“Temos feito grandes progressos até agora e estamos ansiosos para abrir uma nova fronteira nas viagens de alta velocidade”, afirmou o diretor espacial da Virgin Galactic, George Whitesides. Para já, este novo projeto não tem uma data para sair do papel.

A Virgin Galactic não é a única empresa a trabalhar na construção de um jato supersónico para passageiros. No ano passado, as agências espaciais da Austrália e do Reino Unido deram a conhecer o projeto de um avião supersónico – Overture – que promete fazer Sidney-Londres em apenas quatro horas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …