/

Nova Deli registou 123 mil casos. Afinal, podem ser 6,6 milhões

1

Jagadeesh Nv / EPA

O Centro Nacional para o Controlo de Doenças da Índia revelou, esta terça-feira, que cerca de 23% da população do estado de Nova Deli já esteve infetada com covid-19.

De acordo com a Associated Press, foram testadas 21.387 pessoas, escolhidas de forma aleatória de entre os 29 milhões de habitantes do estado, onde fica Nova Deli, a capital da Índia.

Até ao momento, foram registados oficialmente 123.747 casos de infeção na região e 3.633 óbitos. A principal conclusão deste estudo, de acordo com Sujeet Kumar Singh, responsável pelo Centro Nacional para o Controlo de Doenças da Índia, é a de que os números reais na pandemia serão, afinal, muito mais elevados.

O estudo revelou que 23,48% das pessoas testadas tinham anticorpos para o novo coronavírus. A estimativa final do Centro Nacional para o Controlo de Doenças fixou-se nos 22,86%.

Assim, o estudo, que apenas se refere à capital indiana, que tem 29 milhões de habitantes, aponta para um valor muito mais elevado do que foi registado oficialmente: 6,6 milhões de casos de infeção, sendo que a maior parte deles não foram detetados nem identificados.

De acordo com Jayaprakash Muliyil, epidemiologista que faz parte da equipa de conselheiros do governo indiano para a gestão da pandemia, o estudo pode pecar por defeito. “É preciso olhar para os vários grupos diferentes”, alertou, explicando que os resultados representam uma média, pelo que a percentagem real de infeções deverá ser bastante mais elevada em algumas zonas, nomeadamente nos bairros de lata.

Especialistas suspeitam que muitas mortes, especialmente entre os idosos, não estão a ser registadas nos números oficiais. Os testes são ainda mais limitados fora da capital.

Os valores são superiores aos detetados no início do mês em Espanha, onde um estudo publicado na revista científica Lancet fixou nos 5,2 a percentagem da população com imunidade para a covid-19 e apontou para a possibilidade de os anticorpos desenvolvidos para lutar contra a doença desaparecerem ao fim de algumas semanas.

A Índia, que é o segundo país mais populoso do mundo, é o terceiro mais afetado pela covid-19, a seguir aos Estados Unidos e ao Brasil. O país tem mais de um milhão de casos de infeção (1.194.888) e 28.771 óbitos.

No início da pandemia, o vírus estava amplamente restrito às cidades do país, onde as populações tendem a ser mais jovens e onde há mais hospitais. Porém, surtos preocupantes foram detetados em áreas rurais com sistemas de saúde mais frágeis e em estados com populações mais velhas.

ZAP //

1 Comment

  1. Cada qual conta consoante lhe convêm, um país destes o segundo mais habitado do planeta com condições de vida miseráveis, que pensar de tudo isto?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.