/

Laboratório de Wuhan “esconde” vírus semelhante ao novo coronavírus desde 2012

3

O laboratório de virologia de Wuhan armazena há quase oito anos um vírus “muito parecido” com aquele que originou a pandemia de covid-19. Esse vírus foi descoberto em 2012 numa antiga mina de cobre em Tongguan, região de Mojiang, no sudoeste da China.

De acordo com a investigação do jornal britânico Sunday Times, uma pequena equipa de cientistas viajou até ao sudoeste da China para investigar uma mina de cobre abandonada em Tongguan, na região de Mojiang. Equipados com fatos de proteção e respiradores, foram investigar a mina onde tinham entrado seis homens que viriam a adoecer com uma pneumonia grave. Três morreram.

Desses seis homens, quatro foram sujeitos a testes que confirmaram infeção por algum tipo de coronavírus. Os outros dois morreram antes de poderem ser sujeitos ao teste.

Os cientistas recolheram amostras de fezes no chão e viajaram mais de 1.500 quilómetros até ao laboratório de Wuhan, um dos mais avançados da China. Aí, foi encontrado um patógeno cujo código genético é 96% idêntico ao do novo coronavírus.

Apesar das semelhanças, o governo chinês não está a divulgar detalhes sobre esse vírus trazido para Wuhan em 2012, que foi batizado como RaBtCoV/4991.

Fontes do laboratório, ouvidas pelo jornal, falam num “blackout” de informações, mas falaram sobre uma tese de mestrado de um jovem médico cujo orientador tinha trabalhado nas urgências do hospital onde foram tratados os homens infetados na mina de cobre. Nesse trabalho, é possível encontrar alguns dados sobre o caso.

A investigação é revelada numa altura em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está prestes a entrar na China para identificar a fonte da pandemia, uma investigação que foi solicitada por vários países. Uma das questões que vão investigar é se o vírus poderia ter escapado do Instituto de Virologia de Wuhan.

Em declarações ao jornal britânico Sky News, Sir Richard Dearlove, antigo alto dirigente dos serviços de espionagem britânicos, defende essa mesmo a teoria. “Estou simplesmente a dizer que a pandemia é o resultado de um acidente com o vírus que estava a ser estudado em Wuhan, algo que não acho particularmente sinistro”, apontou. “Existem várias provas e isso é algo que deve ser discutido abertamente na comunidade científica”.

Apesar da opinião do especialista, a visão amplamente difundida entre os cientistas é que o novo coronavírus ocorreu naturalmente, fruto de mutações genéticas que ocorreram em animais.

A fácil transmissão do vírus entre humanos é um dos motivos que leva Sir Richard Dearlove a acreditar que possa ter sido modificado geneticamente e, depois, libertado acidentalmente. A existência em Wuhan de dois laboratórios que realizaram pesquisas sobre coronavírus em morcegos também é vista como uma prova essencial.

Por outro lado, a China, que vai ser agora alvo de investigações por parte da OMS, aponta o dedo a Espanha. “A China é apenas um elo na cadeia de transmissão do vírus e a OMS tem que ir a mais países, como Espanha que relatou a existência do coronavírus em amostras de águas residuais recolhida em março de 2019, para uma investigação mais abrangente da origem do vírus”, escreveu o jornal chinês Global Times.

A pandemia de covid-19 já infetou mais de 11 milhões de pessoas e matou mais de 530 mil em todo o mundo.

ZAP //

3 Comments

  1. Escondem e depois chega-se a um ponto que já o mundo está infectado e ninguém é culpado! Desta forma difícil será o combate.

  2. É uma vergonha, e direi até criminoso, a cobertura que os “Grande Média” estão a fazer à campanha de contra-informação da China (aplicam à risca os truques de manipulação e maquilhagem da opinião pública) para tirar o foco da verdade, ou seja da verdadeira origem do Sars-Cov-2, que foi criado num laboratório em Whuan (WIV) e deresponsabilisar a China pelos danos colaterais desta pandemia.
    O prémio Nobel da Medicina Lucas Montagnier já o provou com dois artigos científicos que têm vindo a ser marginalizados (porquê?), bem como um estudo de uma equipa liderada pelo responsável pela vacina Australiana, entre outros cientistas que sabem e trabalham realmente do assunto!

    Veja-se, a cacofonia do governo chinês, na voz do Ministro dos negócios estrangeiros, começou por afirmar que o Sars-Cov-2 veio de um mercado de Whuan, a seguir já disse que tinham sido os US os criadores do bicho, depois mais recentemente introduzem a diversão da “gripe suína”, como não pegou vem agora com a historieta da peste bubónica (vulgo peste negra), e agora surge este estudo sem qualquer credibilidade do grupo Espanhol (certamente com financiamento chinês?).

    Alguém tem que parar com esta brincadeira, já morreram demasiadas pessoas para que os nossos governantes encarem tão levianamente a identificação dos responsáveis pela Pandemia do Covid-9!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.