Novo coronavírus já circulava nos esgotos de Barcelona em março de 2019

Uma equipa de virologistas espanhóis encontrou vestígios do novo coronavírus numa amostra de águas residuais de Barcelona, nove meses antes de a covid-19 surgir na China.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Barcelona, em Espanha, descobriu que o novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já se encontrava presente nas águas residuais da cidade desde 12 de março de 2019, quase um ano antes de a pandemia ter atingido o país.

De acordo com o El Mundo, que avança a notícia neste sábado, a mesma equipa já tinha analisado as águas residuais de Barcelona, descobrindo que o vírus estava em circulação, pelo menos, desde 15 de janeiro, isto é, 41 dias antes do aparecimento do primeiro caso de covid-19 na cidade, ​​identificado a 25 de fevereiro.

A investigação, divulgada agora, é ainda mais surpreendente e baseia-se na análise de amostras recolhidas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Todas deram negativo, à exceção de uma, na qual os níveis de SARS-CoV-2 eram muito baixos, mas positivos.

Os resultados estão publicados provisoriamente no Medrxiv, não tendo ainda sido submetidos a uma revisão científica independente. No entanto, se foram confirmados, será a prova mais antiga da presença do novo coronavírus no mundo.

“Barcelona é um importante centro de negócios e serviços, geralmente é palco de grandes eventos, que atraem visitantes de muitas zonas do mundo. No entanto, é provável que situações semelhantes tenham ocorrido em outras regiões, onde a covid-19 tenha passado despercebida”, escreveram os autores.

Joan Ramon Villalbi, da Sociedade Espanhola para Saúde Pública e Administração Sanitária, disse à Reuters que ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas. “Quando se trata apenas de um resultado, queremos sempre mais dados, mais estudos, mais amostras para o confirmar e descartar um erro de laboratório ou problema metodológico.”

Apesar de haver potencial para um falso positivo devido às semelhanças do vírus com outras infeções respiratórias, Villalbi admite que este é um resultado “definitivamente interessante e sugestivo”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem, a malta que passou férias em Espanha no ano passado (grupo no qual me incluo) deve estar à rasca. Houve alguém que já me tinha dito que o dito Coronavirus já aí anda há mais tempo do que nos querem fazer crer… Na altura, não dei muito crédito. Mas, talvez ele tenha razão…

  2. Cortina de fumaça para encobrir a verdade de que o vírus é originário da China. Isso só faz reforçar a suspeita que o vírus foi gerado em laboratório chinês e propagado propositalmente.

  3. A negação de um facto é a prova de um facto. Há que inventar o nome para o virus que ataca o pensamento do sr. Ramos Neto e de outros como ele, que agora andam de garras assanhadas por tudo quanto é rede social.

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …