/

Novo coronavírus já circulava nos esgotos de Barcelona em março de 2019

4

Uma equipa de virologistas espanhóis encontrou vestígios do novo coronavírus numa amostra de águas residuais de Barcelona, nove meses antes de a covid-19 surgir na China.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Barcelona, em Espanha, descobriu que o novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já se encontrava presente nas águas residuais da cidade desde 12 de março de 2019, quase um ano antes de a pandemia ter atingido o país.

De acordo com o El Mundo, que avança a notícia neste sábado, a mesma equipa já tinha analisado as águas residuais de Barcelona, descobrindo que o vírus estava em circulação, pelo menos, desde 15 de janeiro, isto é, 41 dias antes do aparecimento do primeiro caso de covid-19 na cidade, ​​identificado a 25 de fevereiro.

A investigação, divulgada agora, é ainda mais surpreendente e baseia-se na análise de amostras recolhidas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Todas deram negativo, à exceção de uma, na qual os níveis de SARS-CoV-2 eram muito baixos, mas positivos.

Os resultados estão publicados provisoriamente no Medrxiv, não tendo ainda sido submetidos a uma revisão científica independente. No entanto, se foram confirmados, será a prova mais antiga da presença do novo coronavírus no mundo.

“Barcelona é um importante centro de negócios e serviços, geralmente é palco de grandes eventos, que atraem visitantes de muitas zonas do mundo. No entanto, é provável que situações semelhantes tenham ocorrido em outras regiões, onde a covid-19 tenha passado despercebida”, escreveram os autores.

Joan Ramon Villalbi, da Sociedade Espanhola para Saúde Pública e Administração Sanitária, disse à Reuters que ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas. “Quando se trata apenas de um resultado, queremos sempre mais dados, mais estudos, mais amostras para o confirmar e descartar um erro de laboratório ou problema metodológico.”

Apesar de haver potencial para um falso positivo devido às semelhanças do vírus com outras infeções respiratórias, Villalbi admite que este é um resultado “definitivamente interessante e sugestivo”.

ZAP //

4 Comments

  1. Bem, a malta que passou férias em Espanha no ano passado (grupo no qual me incluo) deve estar à rasca. Houve alguém que já me tinha dito que o dito Coronavirus já aí anda há mais tempo do que nos querem fazer crer… Na altura, não dei muito crédito. Mas, talvez ele tenha razão…

  2. Cortina de fumaça para encobrir a verdade de que o vírus é originário da China. Isso só faz reforçar a suspeita que o vírus foi gerado em laboratório chinês e propagado propositalmente.

  3. A negação de um facto é a prova de um facto. Há que inventar o nome para o virus que ataca o pensamento do sr. Ramos Neto e de outros como ele, que agora andam de garras assanhadas por tudo quanto é rede social.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.