Novo coronavírus já circulava nos esgotos de Barcelona em março de 2019

Uma equipa de virologistas espanhóis encontrou vestígios do novo coronavírus numa amostra de águas residuais de Barcelona, nove meses antes de a covid-19 surgir na China.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Barcelona, em Espanha, descobriu que o novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já se encontrava presente nas águas residuais da cidade desde 12 de março de 2019, quase um ano antes de a pandemia ter atingido o país.

De acordo com o El Mundo, que avança a notícia neste sábado, a mesma equipa já tinha analisado as águas residuais de Barcelona, descobrindo que o vírus estava em circulação, pelo menos, desde 15 de janeiro, isto é, 41 dias antes do aparecimento do primeiro caso de covid-19 na cidade, ​​identificado a 25 de fevereiro.

A investigação, divulgada agora, é ainda mais surpreendente e baseia-se na análise de amostras recolhidas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Todas deram negativo, à exceção de uma, na qual os níveis de SARS-CoV-2 eram muito baixos, mas positivos.

Os resultados estão publicados provisoriamente no Medrxiv, não tendo ainda sido submetidos a uma revisão científica independente. No entanto, se foram confirmados, será a prova mais antiga da presença do novo coronavírus no mundo.

“Barcelona é um importante centro de negócios e serviços, geralmente é palco de grandes eventos, que atraem visitantes de muitas zonas do mundo. No entanto, é provável que situações semelhantes tenham ocorrido em outras regiões, onde a covid-19 tenha passado despercebida”, escreveram os autores.

Joan Ramon Villalbi, da Sociedade Espanhola para Saúde Pública e Administração Sanitária, disse à Reuters que ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas. “Quando se trata apenas de um resultado, queremos sempre mais dados, mais estudos, mais amostras para o confirmar e descartar um erro de laboratório ou problema metodológico.”

Apesar de haver potencial para um falso positivo devido às semelhanças do vírus com outras infeções respiratórias, Villalbi admite que este é um resultado “definitivamente interessante e sugestivo”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem, a malta que passou férias em Espanha no ano passado (grupo no qual me incluo) deve estar à rasca. Houve alguém que já me tinha dito que o dito Coronavirus já aí anda há mais tempo do que nos querem fazer crer… Na altura, não dei muito crédito. Mas, talvez ele tenha razão…

  2. Cortina de fumaça para encobrir a verdade de que o vírus é originário da China. Isso só faz reforçar a suspeita que o vírus foi gerado em laboratório chinês e propagado propositalmente.

  3. A negação de um facto é a prova de um facto. Há que inventar o nome para o virus que ataca o pensamento do sr. Ramos Neto e de outros como ele, que agora andam de garras assanhadas por tudo quanto é rede social.

RESPONDER

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …