Novo coronavírus já circulava nos esgotos de Barcelona em março de 2019

Uma equipa de virologistas espanhóis encontrou vestígios do novo coronavírus numa amostra de águas residuais de Barcelona, nove meses antes de a covid-19 surgir na China.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Barcelona, em Espanha, descobriu que o novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já se encontrava presente nas águas residuais da cidade desde 12 de março de 2019, quase um ano antes de a pandemia ter atingido o país.

De acordo com o El Mundo, que avança a notícia neste sábado, a mesma equipa já tinha analisado as águas residuais de Barcelona, descobrindo que o vírus estava em circulação, pelo menos, desde 15 de janeiro, isto é, 41 dias antes do aparecimento do primeiro caso de covid-19 na cidade, ​​identificado a 25 de fevereiro.

A investigação, divulgada agora, é ainda mais surpreendente e baseia-se na análise de amostras recolhidas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Todas deram negativo, à exceção de uma, na qual os níveis de SARS-CoV-2 eram muito baixos, mas positivos.

Os resultados estão publicados provisoriamente no Medrxiv, não tendo ainda sido submetidos a uma revisão científica independente. No entanto, se foram confirmados, será a prova mais antiga da presença do novo coronavírus no mundo.

“Barcelona é um importante centro de negócios e serviços, geralmente é palco de grandes eventos, que atraem visitantes de muitas zonas do mundo. No entanto, é provável que situações semelhantes tenham ocorrido em outras regiões, onde a covid-19 tenha passado despercebida”, escreveram os autores.

Joan Ramon Villalbi, da Sociedade Espanhola para Saúde Pública e Administração Sanitária, disse à Reuters que ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas. “Quando se trata apenas de um resultado, queremos sempre mais dados, mais estudos, mais amostras para o confirmar e descartar um erro de laboratório ou problema metodológico.”

Apesar de haver potencial para um falso positivo devido às semelhanças do vírus com outras infeções respiratórias, Villalbi admite que este é um resultado “definitivamente interessante e sugestivo”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem, a malta que passou férias em Espanha no ano passado (grupo no qual me incluo) deve estar à rasca. Houve alguém que já me tinha dito que o dito Coronavirus já aí anda há mais tempo do que nos querem fazer crer… Na altura, não dei muito crédito. Mas, talvez ele tenha razão…

  2. Cortina de fumaça para encobrir a verdade de que o vírus é originário da China. Isso só faz reforçar a suspeita que o vírus foi gerado em laboratório chinês e propagado propositalmente.

  3. A negação de um facto é a prova de um facto. Há que inventar o nome para o virus que ataca o pensamento do sr. Ramos Neto e de outros como ele, que agora andam de garras assanhadas por tudo quanto é rede social.

RESPONDER

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …