/

Cidadãos dos EUA, Brasil e Rússia sem autorização para entrar na UE na reabertura das fronteiras

Álvaro Millán / Flickr

Cidadãos norte-americanos, russos e brasileiros não poderão entrar na União Europeia (UE) quando as fronteiras externas do continente reabrirem, o que vai acontecer a partir do dia 01 de julho.

Segundo noticiou esta quinta-feira o Observador, citando o La Vanguardia, embora esta ainda não seja uma decisão final, muito provavelmente esses países serão deixados de fora da lista de nações que poderão entrar quando reabrirem as fronteiras, que fecharam a 16 de março devido à pandemia.

O La Vanguardia esclareceu que existem diferentes listas – desde uma maior com cerca de 40 países com acesso permitido, a uma menor, com apenas 16 – e que os países da UE estão em negociações sobre esta matéria. A decisão deverá ser conhecida na sexta-feira.

De acordo com os dados da Agência Europeia para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), um país tem de ter no máximo 16 infeções por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias para conseguir entrar. Serão também avaliados a capacidade de testagem, rastreio e controlo de surtos. Outro dos critérios é a reciprocidade das permissões de viagem.

Tendo esses critérios em consideração, o veto à entrada de cidadãos dos Estados Unidos,  Brasil e Rússia deverá ser mantido. Nações como o Irão, a Arábia Saudita, o Afeganistão, a África do Sul, o México e grande parte da América do Sul provavelmente também estarão fora da lista de permissões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.