//

O robô Robin conforta crianças nos hospitais (e pode ajudar com a covid-19)

Um robô chamado Robin foi testado numa clínica pediátrica na Arménia, onde interagiu com crianças doentes. Os investigadores relataram um aumento de apetite e na alegria dos jovens pacientes.

Robin é um robô com cerca de 1,20 metros de altura e é feito de bioplástico reciclável que pode ser facilmente esterilizado com luz ultravioleta ou outros desinfetantes para minimizar o risco de propagação de vírus.

“O nosso objetivo é mudar a perceção infantil dos tratamentos médicos, onde já não se sentirão isolados, solitários e assustados”, disse Karen Khachikyan, CEO e fundadora da Expper Technologies, citada pela revista Forbes. “É o primeiro do seu tipo que usa a interação entre pares para ajudar as crianças a superar o stresse e a ansiedade. Robin utilizou a nossa tecnologia de patente pendente baseada em Inteligência Artificial (IA) para criar interações emocionais com crianças”.

A tecnologia analisa expressões faciais e o contexto das conversas. O robô move-se com um sistema de roda omnidirecional e usa a sua “cara” para mostrar emoção com uma variedade de expressões. Robin consegue reagir naturalmente a situações e interações com crianças.

Um estudo-piloto de dois meses que envolveu mais de 100 crianças da Clínica Wigmore, Hospital Nork Marash e Clínica Avanta, colheu dados comportamentais, observacionais e de procedimentos, além de informações sobre os níveis de stresse e dor em pacientes jovens. Um questionário, usado para medir as emoções das crianças, mostrou um aumento na “alegria” em mais de 26%, bem como uma redução de 34% no stresse.

“As crianças que ficam em hospitais e precisam de tratamento prolongado e, às vezes, doloroso geralmente têm falta de apetite. Alguns tendem a ser silenciosos e apáticos”, disse Khachikyan. “No entanto, todas as crianças que já interagiram com Robin demonstraram interesse em estar com ele novamente. Houve casos de melhoria do apetite e aumento da alegria após interações com Robin”.

Os médicos também disseram que Robin conseguiu envolver as crianças num ambiente cooperativo e torná-las mais comunicativas, permitindo que a equipa do hospital e da clínica realizasse as suas tarefas com mais facilidade e com menos frustração.

No meio da pandemia de coronavírus, as crianças estão muito mais isoladas nos hospitais. As visitas e as as interações com a equipa médica são limitadas. “Os hospitais estão à procura soluções para ajudar as crianças a lidar com o isolamento, a solidão e o stresse”, disse Khachikyan.

“Como Robin já provou a sua eficácia na redução do stresse e da ansiedade e no apoio às crianças, os hospitais agora podem oferecer um melhor suporte emocional às crianças sem nenhum contacto humano direto. Além disso, Robin está disponível para crianças 24/7 a qualquer momento”.

A tecnologia permite que Robin se comporte como um amigo: consegue fazer jogos interativos, contar histórias engraçadas e piadas e explicar procedimentos médicos complicados e assustadores de formas simples.

“Durante a internação infantil, Robin visita continuamente as crianças e ajuda-as a sentirem-se menos isoladas e solitárias e aumenta os resultados de recuperação”, disse Khachikyan. “Robin é um tipo de amigo adorável que está sempre lá para apoiar e ajudar durante os tempos difíceis”.

A equipa por trás do Robin foi fundada em 2017 e começou a desenvolver o Robin no início de 2018, depois de angariar 200 mil dólares em financiamento inicial. A Expper planeia começar a angariar fundos em breve “para avançar na tecnologia de inteligência emocional e para as implantações na Califórnia”.

Em breve, Robin estará disponível no ABC Kids Dental Group em Los Angeles, Califórnia, seguido pelo Hospital Infantil UCLA Mattel.

“O tratamento dentário frequentemente envolve tratamento invasivo, múltiplas injeções e o uso de instrumentos de corte afiados de alta velocidade, muitas vezes estendidos por várias visitas”, explicou Khachikyan. “As crianças geralmente experimentam medo, ansiedade e stresse, o que pode afetar a qualidade do tratamento e causar experiências traumáticas, impedindo visitas posteriores. Considerando isso, é importante que o tratamento odontológico também se concentre nos aspectos psicológicos da visita de uma criança, evitando assim experiências dolorosas e traumáticas”.

A Expper quer implantar Robin nos principais hospitais e clínicas odontológicas da Califórnia este ano, permitindo que os locais usem Robin por uma taxa de assinatura mensal. A empresa espera alugar até 10 robôs por hospital. Khachikyan disse que a taxa exata ainda não foi finalizada.

Expper fazia parte do ImpactAim Venture Accelerator do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e continua o seu trabalho na Arménia, ajudando crianças com cancro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.