/

Menos de dois terços dos pedidos de lay-off foram aprovados pelo Governo

Milhares de empresas pediram acesso ao regime de ‘lay-off’ simplificado, mas menos de dois terços dos pedidos foram aprovados pelo Governo. Agora, a taxa de aprovação está a subir comparativamente a maio, ao passo que o recurso das empresas à suspensão parcial dos contratos de trabalho está a abrandar.

Segundo noticiou o Diário de Notícias esta quinta-feira, dados oficiais do Ministério do Trabalho e da Segurança Social mostram que 113,5 mil empresas pediram o ‘lay-off’ simplificado, abrangendo 1.351.414 trabalhadores.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, indicou que o regime foi aplicado a 849.715 pessoas de 105.404 empresas. Números recolhidos pelo Diário de Notícias apontam, assim, para uma aprovação de 67%.

O acesso ao ‘lay-off’ permite às empresas reduzir o ordenado e o tempo de trabalho dos funcionários e beneficiar do apoio do Estado, que paga 70% do salário reduzido. Dos pedidos aprovados, o Estado pagou 580 milhões de euros aos trabalhadores.

Os pedidos que ainda não foram aceites podem estar nessa situação por diferentes razões, como indeferimentos, processos ainda em análise ou parados por falta de informação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.