/

Mais 152 infetados em Portugal. Há mais de 17 mil recuperados

António Cotrim / Lusa

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 152 casos confirmados de infeção por covid-19, o que faz elevar para 30.623 o número total de contágios em Portugal, 

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS), nas últimas 24 horas, foram registados mais 152 casos de covid-19 em Portugal num total de 30.632 infetados – aumento percentual de 0,5%.

536 pessoas internadas (menos 14 do que a véspera) e, dessas, 78 em cuidados intensivos (menos duas).

O número de óbitos subiu para 1.316 – um aumento de 14 mortes nas últimas 24 horas.

Na habitual conferência de imprensa diária, Marta Temido referiu que a média do RT para a semana entre 17 e 21 de maio é agora de 1,01. Nesse período, o índice que indica o número médio de casos secundários a que cada caso dá origem variou entre 0,97, na região norte, e 1,02, nas regiões centro e de Lisboa e Vale do Tejo. Desde o início da pandemia que este indicador já variou entre 0,81 e 2,33.

Como a ministra da Saúde já tinha sinalizado no sábado, houve um “salto” do número de recuperados de 7.705 para 17.549 pessoas que estão recuperadas de covid-19.

Marta Temido explicou que o relatório dos recuperados foi sempre feito por notificação direta dos hospitais. Os 7.705 do boletim de sábado refletiam essa realidade, mas “a partir de [domingo] vai haver uma alteração da forma como são calculados esses casos – o que levará a um grande aumento do número de recuperados no relatório de domingo”, indicou.

Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 24 de maio, que pode ser consultado integralmente em…

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Domingo, 24 de maio de 2020

O TraceCovid foi concebido para apoiar as equipas de saúde no controlo dos doentes, foi um programa concebido para acompanhar os doentes — mas foi atualizado e “passou a incorporar um campo de registo para os clínicos que tem também o rótulo de doente recuperado, que não existia antes”, disse a ministra.

Segundo a ministra da Saúde, chegaram 60 novos ventiladores, resultado de uma encomenda feita pelo SNS. “Vão agora ser submetidos a processos de verificação e testagem, tal como equipamentos anteriores já o foram”, indica Marta Temido.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.