Mais 152 infetados em Portugal. Há mais de 17 mil recuperados

António Cotrim / Lusa

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 152 casos confirmados de infeção por covid-19, o que faz elevar para 30.623 o número total de contágios em Portugal, 

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS), nas últimas 24 horas, foram registados mais 152 casos de covid-19 em Portugal num total de 30.632 infetados – aumento percentual de 0,5%.

536 pessoas internadas (menos 14 do que a véspera) e, dessas, 78 em cuidados intensivos (menos duas).

O número de óbitos subiu para 1.316 – um aumento de 14 mortes nas últimas 24 horas.

Na habitual conferência de imprensa diária, Marta Temido referiu que a média do RT para a semana entre 17 e 21 de maio é agora de 1,01. Nesse período, o índice que indica o número médio de casos secundários a que cada caso dá origem variou entre 0,97, na região norte, e 1,02, nas regiões centro e de Lisboa e Vale do Tejo. Desde o início da pandemia que este indicador já variou entre 0,81 e 2,33.

Como a ministra da Saúde já tinha sinalizado no sábado, houve um “salto” do número de recuperados de 7.705 para 17.549 pessoas que estão recuperadas de covid-19.

Marta Temido explicou que o relatório dos recuperados foi sempre feito por notificação direta dos hospitais. Os 7.705 do boletim de sábado refletiam essa realidade, mas “a partir de [domingo] vai haver uma alteração da forma como são calculados esses casos – o que levará a um grande aumento do número de recuperados no relatório de domingo”, indicou.

Já se encontra disponível o Relatório de situação de hoje, 24 de maio, que pode ser consultado integralmente em…

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Domingo, 24 de maio de 2020

O TraceCovid foi concebido para apoiar as equipas de saúde no controlo dos doentes, foi um programa concebido para acompanhar os doentes — mas foi atualizado e “passou a incorporar um campo de registo para os clínicos que tem também o rótulo de doente recuperado, que não existia antes”, disse a ministra.

Segundo a ministra da Saúde, chegaram 60 novos ventiladores, resultado de uma encomenda feita pelo SNS. “Vão agora ser submetidos a processos de verificação e testagem, tal como equipamentos anteriores já o foram”, indica Marta Temido.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Advogados podem ter de processar os próprios familiares para conseguirem subsídio

Os advogados terão de provar a quebra de rendimentos - poderão ter de desencadear ações judiciais contra os próprios familiares que se recusarem a sustentá-los - para acederem a um subsídio destinado a compensá-los pela …

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …