Grande Lisboa domina a lista dos 50 municípios mais procurados em Portugal, no segundo trimestre de 2025.
Moita, no distrito Setúbal, foi o concelho mais procurado para comprar casa em Portugal, ao longo do segundo trimestre deste ano.
Na análise mais recente do Idealista, a Grande Lisboa volta a destacar-se: os 10 primeiros lugares são todos ocupados por concelhos à volta da capital ou de Setúbal – igualmente perto de Lisboa. Amadora, Alenquer, Vila Franca de Xira, Sintra, Odivelas, Oeiras, Barreiro, Loures e Palmela aparecem atrás de Moita.
Logo a seguir mais dois concelhos daquela zona: Almada no 11.º lugar e no 12.º posto está precisamente Lisboa.
Só no 13.º lugar surge um concelho que não fica em Lisboa ou Setúbal: Paredes, no distrito do Porto, seguida por outro município portuense, Valongo. Santarém fecha a lista dos 15 concelhos mais procurados.
Na lista dos 50 concelhos mais procurados para comprar casa, há seis do distrito Porto: Paredes, Valongo, Maia, Gondomar, Matosinhos e Vila do Conde.
Lisboa é o distrito com mais concelhos na lista, com 12. Seguem-se Setúbal (8) e Leiria (7). Caldas da Rainha, Peniche, Marinha Grande, Leiria, Pombal, Alcobaça e Óbidos são os concelhos de Leiria.
Em comunicado enviado ao ZAP, o Idealista salienta que está a acentuar-se a tendência de procurar casa nos concelhos periféricos das áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Faro.