/

Único caso semelhante a doença de Kawasaki em Portugal já recuperou

1

Tiago Petinga / Lusa

O único caso de síndrome inflamatória associado à covid-19 em Portugal foi uma criança que já recuperou, afirmou, esta sexta-feira, a diretora-geral da Saúde.

Portugal contabiliza 1190 mortos e 28.583 casos confirmados de covid-19, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Relativamente ao dia anterior, há mais seis mortos (+0,5%) e mais 264 casos de infeção (+0,9%).

Na habitual conferência de imprensa para a atualização dos números da pandemia em Portugal, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, declarou que já foram feitos 600 mil testes de diagnóstico, logo, “o desconfinamento não significou uma desaceleração na contagem”.

Relativamente ao números de doentes internados, o governante confirma que, desde 4 de maio, se assistiu a “uma redução de mais de 17% do número de doentes em internamento hospitalar e de 16% nos internamentos nos cuidados intensivos”, porém, “isto não significa que vamos relaxar as medidas de distanciamento e de higiene”.

Sobre o índice de transmissão (RT), a diretora-geral da DGS, Graça Freitas, diz que se encontra atualmente em 0,97, com “diferenças muito pouco significativas entre regiões”.

No que toca aos óbitos, a responsável declara que 86,6% foi acima dos 70 anos e 14,4% abaixo dos 70, destacando que a grande maioria  tinha “doenças prévias associadas ao óbito”. A pessoa mais nova estava no grupo etário dos 20 aos 29 anos e, pela primeira vez, não se registou qualquer óbito entre os homens.

Questionado sobre o estudo da Fundação Champalimaud, que indica que pode haver dez vezes mais profissionais de saúdes infetados em Lisboa e no Porto, Lacerda Sales disse não querer comentar, por desconhecer os métodos usados na investigação, mas explica que “sempre que um doente testou positivo, todos os contactos profissionais próximos foram testados exaustivamente“.

Único caso parecido a doença de Kawasaki já recuperou

Graça Freitas indicou ainda que o único caso em Portugal de síndrome semelhante à doença de Kawasaki, caracterizada por uma inflamação dos vasos sanguíneos, num caso de covid-19 foi comunicada ao Centro Europeu de Controlo de Doenças e já apareceu nas suas estatísticas internacionais.

“Tivemos um caso. Felizmente, é uma criança que evoluiu bem e já teve alta. Estamos alerta nos serviços de pediatria e estamos prontos para diagnosticar e tratar qualquer situação”, garantiu.

Esta sexta-feira, uma criança de nove anos morreu em França após registar sintomas semelhantes aos desta doença, descritos em jovens que tiveram contacto com o coronavírus, sendo a primeira morte deste tipo no país.

Nas últimas três semanas, vários países assinalaram casos de crianças com uma doença inflamatória com sintomas semelhantes aos da rara doença de Kawasaki, provavelmente relacionados com a covid-19.

Os sintomas são febre alta, dores abdominais e problemas digestivos, erupção cutânea, conjuntivite e língua avermelhada, que incha e que fica com o aspeto de framboesa.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.