/

Em Bruxelas, usar máscaras depende do horário e do número da casa

Fernando Bizerra / Lusa

O regresso à normalidade não é uma questão que deva ser levada de ânimo leve. Exemplo disso é Bruxelas.

Depois de quase dois meses de confinamento, a capital não oficial da União Europeia (UE) está autorizada a sair à rua, ainda com alguns limites e condições.

De acordo com a Bloomberg, o uso de máscara é obrigatório em Etterbeek, mas só de segunda a sábado, entre as 08h00 e as 18h00, para maiores de 12 anos e em apenas algumas zonas do bairro. Na Rua Grey, por exemplo, o uso de máscara só é obrigatório em frente ao número 2 e entre os números 1 e 17.

Mas esta medida só se aplica se não estiver a menos de 15 metros de uma escola. Nesse caso, as máscaras são obrigatórias entre segunda e sexta-feira das 08h00 às 09h00, quartas-feiras das 11h30 às 12h30 e segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 15h30 às 16h30.

A agência de notícias adianta ainda que não é claro o que acontecerá a residentes de outros bairros ou a funcionários de outros países da União Europeia que se encontrem na cidade, caso sejam apanhados sem máscara no sítio errado.

No entanto, Bruxelas não é caso único. Na Bélgica, estas medidas invulgares estendem-se por todo o território.

Sophie Wilmès, primeira-ministra belga, anunciou na quarta-feira que a proibição de deslocações não essenciais, imposta a 18 de março, irá vigorar até 18 de maio, exceto se fôr fazer compras, que será permitido a partir desta segunda-feira, 11 de maio, ou se quiser convidar até quatro amigos para sua casa, o que será permitido a partir deste domingo. É recomendado, porém, que a reunião aconteça no jardim.

Depois de anunciar as regras, a governante admitiu que será quase impossível as autoridades aplicarem o cumprimentos destas normas e apelou ao belgas para que se comportem de forma responsável.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.