A câmara municipal de Vélez-Málaga está a desenhar quadrados no areal como medida de distanciamento social a aplicar aquando do regresso às praias.
A câmara municipal de Vélez-Málaga, no sul de Espanha, está a criar medidas de segurança para o regresso às praias. O município costeiro decidiu percorrer as praias da região com um trator equipado com um rolo compressor adaptado que cria quadrados com cerca de 2,5 metros de lado no areal.
De acordo com a autarquia, trata-se de um “mecanismo inovador que servirá para delimitar os espaços dos utilizadores no litoral” de modo a que as praias sejam adaptadas “à nova situação criada pela crise sanitária da covid-19”. Segundo o Observador, o equipamento foi comprado propositadamente para este efeito.
“Nos últimos dias, ouvimos por parte das administrações algumas propostas, sendo que a Junta de Andaluzia falava de umas quadrículas, ainda que sem especificar como, que serviriam para delimitar o espaço dos utilizadores nas praias. Pois bem, esta nova maquinaria, que há um ano gravava na nossa areia essa certificação tão importante e exigente, o ‘Q’ de qualidade, servirá agora para levar a cabo essa divisão das nossas praias e espaços de dois metros e meio ao longo dos 22 quilómetros do litoral de Vélez-Málaga”, disse Jesús Pérez Atencia, responsável autárquico pela gestão das praias.
Este ano, perante a pandemia, a autarquia pediu à empresa responsável pelo equipamento que produzisse um novo rolo compressor que, em vez do “Q”, tivesse um perímetro de 2,5 metros e marcasse uma divisão.
O objetivo é que uma família, com um número de pessoas ainda não definido, possa ficar num quadrado, sendo que os quadrados adjacentes terão de ficar livres.
Em Portugal, as praias vão ter lotação máxima de banhistas, calculada em função da área de cada praia, não sendo permitido o acesso às praias não vigiadas.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Se estiver nortada, será melhor não ficar a sul do vizinho. Ficar sempre a favor do vento. O melhor é levar o para-vento e a máscara e tubo de mergulho. Barbatanas para não pisar os coronavírus e um protetor solar com álcool. Mas que grande embrulhada!